por
Lingopass
26.10.2022

6 dicas para cultivar um bom relacionamento com sua equipe e impulsionar resultados

Quando pensamos em um ambiente corporativo, é evidente que a imagem que se forma na cabeça de todos nós é um ambiente com várias pessoas que trabalham em prol de uma causa ou objetivo. As atividades podem ser desenvolvidas de diversas maneiras, sejam elas individuais, em grupos de trabalho, ou através de dinâmicas. Mas um fato que nunca vai mudar é a necessidade de cultivar um bom relacionamento no trabalho entre os colaboradores, para que a empresa prospere.

Um ponto bastante importante é que ao tocar na temática “cultivar bons relacionamentos no trabalho”, a questão não é necessariamente ser amigo dos seus colegas de trabalho. A amizade entre companheiros de equipe é consequência de um bom relacionamento e também do grande período em que passam juntos na mesma empresa. 

O relacionamento entre companheiros de equipe precisa ser bom e eficaz, mas não é necessário que todos sejam amigos, até mesmo porque isso é praticamente impossível. Bons relacionamentos têm mais a ver com ter respeito pelos companheiros e à instituição do que diretamente com a relação de afeto entre os companheiros de equipe. 

Com o intuito de potencializar os resultados de sua empresa, é necessário entender quais práticas podem ser implementadas no dia a dia da empresa para que se consiga estabelecer um bom relacionamento entre os companheiros de equipe. Por isso, confira abaixo, 6 dicas que poderão te auxiliar nesse processo. 

6 dicas para impulsionar os resultados da sua equipe através do bom relacionamento

Dentre as 6 dicas reunidas aqui com o objetivo de criar uma equipe mais harmoniosa e, consequentemente, melhores resultados, estão o estímulo à interação, a compreensão das diferenças entre indivíduos, a disposição a cooperar, evitar fofocas, entender a necessidade de agir de maneira madura, e a importância das críticas construtivas. Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo: 

1.Estimule interação

A grande realidade é que mesmo que as atividades corporativas possam ser realizadas de maneira individual, todos os colaboradores caminham em prol de um objetivo comum, o sucesso individual e da própria empresa. Normalmente, esses dois fatores estão interligados, mas apesar disso, é muito benéfico para o desenvolvimento profissional e da própria instituição que os colaboradores sejam estimulados a trabalhar em grupo. 

Desse modo, são estimuladas interações e a carga de trabalho acaba sendo diluída pelos demais, diminuindo consideravelmente o peso que a realização dessas tarefas teria se fossem cumpridas de maneira individual. Por isso, estimule dinâmicas em grupo, trabalhos em grupo, e até mesmo a divisão de espaços de trabalho, pois isso é fundamental no desenvolvimento humano e corporativo. 

2. Entenda e aceite as diferenças

É bastante comum, principalmente na hora de recrutar novos membros para a equipe, que tracem um perfil para ser buscado entre os candidatos, e na hora de recrutar alguém, obviamente não será como foi pensado anteriormente, já que ali esperava-se o candidato ideal e todos apresentam diferenças e semelhanças que normalmente não são consideradas na busca de um candidato. 

Isso serve também para aqueles que já são membros da equipe, uma vez que a interação entre os colegas de trabalho precisa ser respeitosa e só será dessa forma quando pensarem nas suas diferenças e semelhanças e aceitá-las da melhor maneira, entendendo que uma ótima equipe não se faz a partir de pessoas iguais, mas sim através de uma pluralidade. 

3. Disponha-se a ajudar e tenha iniciativa

Nesse caso, é algo bastante ligado a interação, quando se usa a expressão “tomar iniciativa de algo” o principal pensamento por trás é ser o responsável pelo desenvolvimento de coisas novas, mas ela também abrange a ideia de ter o tato para que você consiga então tomar a iniciativa de ir ajudar a quem precisa na realização de um tarefa específica que precisa ser concluída. Isso é bastante necessário, afinal duas ou mais cabeças, normalmente pensam melhor do que uma só. 

4. Evite fofocas

O espaço de trabalho deve ser conservado da melhor maneira possível, e não é exclusivamente algo relacionado ao espaço físico, mas sim na questão do ambiente propício para trabalho. É óbvio que, em qualquer corporação, existem grupos mais próximos, e pessoas das quais você não irá gostar, ou ao menos se relacionar. Normalmente, esses casos são os principais pontos para que existam rumores e fofocas entre os colaboradores. 

Não existe problema algum em fazer fofoca sobre companheiros de trabalho, afinal em algum momento da vida todos nós já fomos pegos reclamando do trabalho, de chefes ou colegas de equipe, isso é normal. O que não pode ser normal é trazer essas desavenças e os burburinhos para dentro da empresa. Falar mal dos companheiros de trabalho e do trabalho em si, é totalmente normal, desde que seja feito fora do ambiente de trabalho, para não cultivar um clima ruim.

5. Entenda que é necessário maturidade

O mundo através da estrutura capitalista funciona da seguinte maneira, uma empresa precisa obter lucro para que continue existindo, e para isso é necessário que sejam desenvolvidas as tarefas x, y e z durante a semana. Caso essas tarefas não sejam bem executadas, a empresa perde parte do seu lucro ao final da semana, e isso não é positivo para ela e nem para os colaboradores. Portanto, é bastante comum que você tenha que lidar com decepções, críticas, e stress em momentos de pressão, por isso é necessário ter maturidade para lidar com tais situações. 

6. Saiba fazer e receber críticas construtivas

Quando pensamos em uma empresa com postos hierárquicos bem definidos, é bastante importante que esses canais estejam sempre abertos para que exista, de maneira respeitosa, uma troca entre esses grupos. Isso é, a partir do momento em que se realiza uma tarefa proposta pela chefia, é de suma importância que a chefia esteja aberta a ouvir como foi desenvolvida tal prática, mas que ao final consiga levar o feedback aos demais funcionários a respeito de quais são os pontos positivos e negativos naquilo que foi realizado. 

Ter uma troca respeitosa e com feedbacks assertivos, mesmo que esses sejam algumas vezes negativos, é o primeiro passo para a evolução individual e especialmente para a construção de um bom relacionamento entre os colaboradores. 

Agora que você já conhece as melhores dicas para cultivar um bom relacionamento no trabalho, é muito mais fácil sua empresa prosperar. Pensando nisso, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass. Uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que acabam se moldando ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, que é a grande dor do segmento. Para saber mais clique aqui.

6 dicas para cultivar um bom relacionamento com sua equipe e impulsionar resultados

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Lingopass
26.10.2022
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Quando pensamos em um ambiente corporativo, é evidente que a imagem que se forma na cabeça de todos nós é um ambiente com várias pessoas que trabalham em prol de uma causa ou objetivo. As atividades podem ser desenvolvidas de diversas maneiras, sejam elas individuais, em grupos de trabalho, ou através de dinâmicas. Mas um fato que nunca vai mudar é a necessidade de cultivar um bom relacionamento no trabalho entre os colaboradores, para que a empresa prospere.

Um ponto bastante importante é que ao tocar na temática “cultivar bons relacionamentos no trabalho”, a questão não é necessariamente ser amigo dos seus colegas de trabalho. A amizade entre companheiros de equipe é consequência de um bom relacionamento e também do grande período em que passam juntos na mesma empresa. 

O relacionamento entre companheiros de equipe precisa ser bom e eficaz, mas não é necessário que todos sejam amigos, até mesmo porque isso é praticamente impossível. Bons relacionamentos têm mais a ver com ter respeito pelos companheiros e à instituição do que diretamente com a relação de afeto entre os companheiros de equipe. 

Com o intuito de potencializar os resultados de sua empresa, é necessário entender quais práticas podem ser implementadas no dia a dia da empresa para que se consiga estabelecer um bom relacionamento entre os companheiros de equipe. Por isso, confira abaixo, 6 dicas que poderão te auxiliar nesse processo. 

6 dicas para impulsionar os resultados da sua equipe através do bom relacionamento

Dentre as 6 dicas reunidas aqui com o objetivo de criar uma equipe mais harmoniosa e, consequentemente, melhores resultados, estão o estímulo à interação, a compreensão das diferenças entre indivíduos, a disposição a cooperar, evitar fofocas, entender a necessidade de agir de maneira madura, e a importância das críticas construtivas. Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo: 

1.Estimule interação

A grande realidade é que mesmo que as atividades corporativas possam ser realizadas de maneira individual, todos os colaboradores caminham em prol de um objetivo comum, o sucesso individual e da própria empresa. Normalmente, esses dois fatores estão interligados, mas apesar disso, é muito benéfico para o desenvolvimento profissional e da própria instituição que os colaboradores sejam estimulados a trabalhar em grupo. 

Desse modo, são estimuladas interações e a carga de trabalho acaba sendo diluída pelos demais, diminuindo consideravelmente o peso que a realização dessas tarefas teria se fossem cumpridas de maneira individual. Por isso, estimule dinâmicas em grupo, trabalhos em grupo, e até mesmo a divisão de espaços de trabalho, pois isso é fundamental no desenvolvimento humano e corporativo. 

2. Entenda e aceite as diferenças

É bastante comum, principalmente na hora de recrutar novos membros para a equipe, que tracem um perfil para ser buscado entre os candidatos, e na hora de recrutar alguém, obviamente não será como foi pensado anteriormente, já que ali esperava-se o candidato ideal e todos apresentam diferenças e semelhanças que normalmente não são consideradas na busca de um candidato. 

Isso serve também para aqueles que já são membros da equipe, uma vez que a interação entre os colegas de trabalho precisa ser respeitosa e só será dessa forma quando pensarem nas suas diferenças e semelhanças e aceitá-las da melhor maneira, entendendo que uma ótima equipe não se faz a partir de pessoas iguais, mas sim através de uma pluralidade. 

3. Disponha-se a ajudar e tenha iniciativa

Nesse caso, é algo bastante ligado a interação, quando se usa a expressão “tomar iniciativa de algo” o principal pensamento por trás é ser o responsável pelo desenvolvimento de coisas novas, mas ela também abrange a ideia de ter o tato para que você consiga então tomar a iniciativa de ir ajudar a quem precisa na realização de um tarefa específica que precisa ser concluída. Isso é bastante necessário, afinal duas ou mais cabeças, normalmente pensam melhor do que uma só. 

4. Evite fofocas

O espaço de trabalho deve ser conservado da melhor maneira possível, e não é exclusivamente algo relacionado ao espaço físico, mas sim na questão do ambiente propício para trabalho. É óbvio que, em qualquer corporação, existem grupos mais próximos, e pessoas das quais você não irá gostar, ou ao menos se relacionar. Normalmente, esses casos são os principais pontos para que existam rumores e fofocas entre os colaboradores. 

Não existe problema algum em fazer fofoca sobre companheiros de trabalho, afinal em algum momento da vida todos nós já fomos pegos reclamando do trabalho, de chefes ou colegas de equipe, isso é normal. O que não pode ser normal é trazer essas desavenças e os burburinhos para dentro da empresa. Falar mal dos companheiros de trabalho e do trabalho em si, é totalmente normal, desde que seja feito fora do ambiente de trabalho, para não cultivar um clima ruim.

5. Entenda que é necessário maturidade

O mundo através da estrutura capitalista funciona da seguinte maneira, uma empresa precisa obter lucro para que continue existindo, e para isso é necessário que sejam desenvolvidas as tarefas x, y e z durante a semana. Caso essas tarefas não sejam bem executadas, a empresa perde parte do seu lucro ao final da semana, e isso não é positivo para ela e nem para os colaboradores. Portanto, é bastante comum que você tenha que lidar com decepções, críticas, e stress em momentos de pressão, por isso é necessário ter maturidade para lidar com tais situações. 

6. Saiba fazer e receber críticas construtivas

Quando pensamos em uma empresa com postos hierárquicos bem definidos, é bastante importante que esses canais estejam sempre abertos para que exista, de maneira respeitosa, uma troca entre esses grupos. Isso é, a partir do momento em que se realiza uma tarefa proposta pela chefia, é de suma importância que a chefia esteja aberta a ouvir como foi desenvolvida tal prática, mas que ao final consiga levar o feedback aos demais funcionários a respeito de quais são os pontos positivos e negativos naquilo que foi realizado. 

Ter uma troca respeitosa e com feedbacks assertivos, mesmo que esses sejam algumas vezes negativos, é o primeiro passo para a evolução individual e especialmente para a construção de um bom relacionamento entre os colaboradores. 

Agora que você já conhece as melhores dicas para cultivar um bom relacionamento no trabalho, é muito mais fácil sua empresa prosperar. Pensando nisso, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass. Uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que acabam se moldando ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, que é a grande dor do segmento. Para saber mais clique aqui.

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