por
Lingopass
20.8.2021

Inglês e Tecnologia: a porta de entrada para o sucesso

O meio empresarial está em busca de um grande contingente de profissionais da área de Tecnologia da Informação para suprir diversas demandas. Porém, essa necessidade vem acompanhada de fortes exigências, em outras palavras, a busca pela mão de obra mais qualificada. 

Portanto, o atuante no setor de tecnologia precisa estar em constante capacitação para acompanhar as tendências mercadológicas e assim ocupar as vagas de destaque que estão sendo ofertadas. A revista especializada Computer World, colabora com esse fato, afirmando que “ao mesmo tempo em que cresce o número de vagas disponíveis, faltam profissionais qualificados na área”. 

Por um lado, é preciso o aprimoramento na própria área da Tecnologia da Informação, buscando a melhora de habilidades relacionadas à profissão, como o domínio de novas ferramentas e métodos ágeis. Por outro lado, também é preciso focar em áreas complementares, como o aprendizado e domínio de idiomas, em especial, o inglês.

A capacitação em idiomas, antes vista como simples, agora torna-se um requisito básico. Isso é confirmado ao analisar os dados divulgados pela revista Exame, que apontam que, 5% da população brasileira domina minimamente o idioma inglês, e desses, menos de 3% alcançaram a fluência. Em contrapartida, estima-se que em menos de dez anos todas as empresas deverão exigir um grau de proficiência no idioma, conforme divulgou o portal Infomoney.

É importante ressaltar que, a fluência no idioma sempre será benéfica ao profissional, porém o nível exigido pelas empresas pode variar. Esses, normalmente estão em torno do nível intermediário ao avançado.

Dessa forma, aqui estão de maneira aprofundada alguns dos motivos e vantagens, que trouxemos em nosso último artigo, a respeito dos profissionais de Tecnologia de Informação capacitados em inglês:


Entendimento de materiais e ferramentas

Não é novidade que o meio da tecnologia está repleto do idioma. Em outras palavras, materiais de referência, artigos, e até mesmo as ferramentas mais utilizadas estão todas redigidas utilizando o inglês.

Um profissional que busca crescimento e desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação tem como requisito básico o domínio do idioma. Somente assim é possível entender completamente os materiais e as ferramentas. Além disso, o inglês também auxilia durante o processo de atualização, permitindo que o atuante na área possa participar de cursos internacionais e ter contato com tecnologias de ponta. Aumentando ainda a oportunidade de certificações de reconhecimento internacional.


Carreiras internacionais

O cenário da necessidade do idioma se aplica para diversas profissões, e ainda mais para o setor de Tecnologia da Informação. Uma vez que, os profissionais são fortemente procurados por empresas nacionais, mas também existe um grande fluxo de demanda internacional. Grandes pólos tecnológicos como Canadá, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos também estão em busca desses profissionais. 

Além de ter contato com uma cultura diferente, é possível se consolidar na profissão devido a forte tendência de crescimento profissional que a área propícia. Outro ponto fundamental são os altos salários oferecidos pelas multinacionais.

É importante ressaltar também que, mesmo se você não tiver como objetivo pessoal trabalhar em multinacionais ou sair do Brasil, o inglês continua sendo um pré-requisito. Diversas empresas especializadas na área da tecnologia ou ramos similares realizam seus processos de seleção, ou ao menos parte deles em inglês. Portanto, ao não dominar o idioma você terá uma barreira linguística a ser superada.


Portfólio completo

Além de trabalhos profissionais, os atuantes na área de Tecnologia da Informação sempre realizam projetos paralelos e pessoais. Tanto como forma de aprimoramento, quanto para servir como portfólio, esses trabalhos podem ser a chave de entrada para diversas oportunidades.

Ao reunir todos esses trabalhos em um portfólio completo, ou em um currículo, é possível “colocar no papel” sua carreira como profissional e assim mostrá-la a recrutadores. Uma vez que você tem o domínio do idioma, o diferencial é ainda maior. Além de possibilitar a tradução de todos os materiais e do portfólio para o inglês, é possível entrar em contato com pessoas de todo o mundo para a divulgação, uma vez que o inglês é um idioma universal.


Participação em eventos e networking

  Assim como existem congressos de medicina, jornalismo e outras áreas, os profissionais de Tecnologia da Informação também se reúnem em eventos exclusivos. Nesses, são tratados assuntos diversos como novas tecnologias, avanços de processos e palestrantes que se destacam no mercado de trabalho.

O domínio do inglês, permite que além de participar de eventos nacionais, você possa marcar sua presença em eventos internacionais. Mesmo que em alguns desses ocorram traduções simultâneas, ao dominar o idioma você pode ter uma experiência muito mais imersiva. Em outras palavras, você pode assistir as palestras, ter contato com pessoas de outros países e até mesmo explorar o local que está sediando o evento. 

Além disso, o idioma permite criar uma rede de networking internacional. Uma vez que agora você está presente ativamente nos eventos, presenciais ou não, é possível interagir com maior frequência com os demais participantes.


TECH ENGLISH: curso EAD especializado

Uma alternativa para capacitar-se no idioma é através de cursos de inglês EAD. A modalidade a distância permite conciliar o estudo com outras demandas, sejam elas de trabalho ou familiares. Outro ponto positivo é a flexibilidade de local e horário. Dessa forma, opte por um curso que permita seu acesso de qualquer dispositivo e ao momento que quiser, assim, você será o responsável por seu próprio ritmo de estudo.

O curso Tech English do Lingopass tem como proposta o ensino de inglês voltado exclusivamente às necessidades dos profissionais de Tecnologia da Informação. Em outras palavras, o curso é destinado aqueles que desejam se destacar nos novos cenários da tecnologia. Embora exista uma grande variedade de ofertas de programas voltados a esses objetivos, o grande diferencial do Tech English se concentra na ênfase para áreas específicas, se tornando um curso especializado.

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Ver também:
6.10.21
Retornos presenciais: modelos e soft skills necessárias
15.10.21
Apresentações: boas práticas e impacto nos resultados
20.8.21
Tecnologia da Informação: aumento de vagas e deficiência em inglês
LingoNews
Receba novidades e conteúdos exclusivos.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
© 2021 Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade