por
Lingopass
20.3.2023

Planejamento de carreira: como estruturar e aplicar para os seus colaboradores.

Plano de carreira: a importância como fazer o planejamento de sua carreira

Muitas pessoas não sabem, mas fazer um planejamento de carreira é fundamental, principalmente quando estamos em busca de um crescimento profissional ou pessoal. É através desse procedimento que podemos definir nossos objetivos e traçar metas que gostaríamos de seguir para que possamos alcançar o sucesso esperado.

E um dos fatores que o profissional busca em relação ao plano de carreira é sempre a questão de melhorias de cargos, salários e aperfeiçoamento na carreira. Por isso, no texto iremos tirar suas dúvidas sobre como é importante fazer o planejamento de carreira, quais são as etapas desse planejamento e como estabelecer planos de ação.

A importância de um bom planejamento de carreira

É muito importante que você faça um planejamento de carreira, pois é através dele que você saberá quais rumos poderá tomar, estratégias que irá elaborar, seja para agora ou para o futuro. Afinal, ninguém consegue chegar nos resultados de uma hora para outra, este é um processo que muitas vezes precisa de dedicação total, e isso pode levar tempo. Por isso, é necessário que você trace um plano de ação para que você não tenha dúvidas do que vai precisar fazer e os seus objetivos sejam realizados com total ascensão.

Por exemplo, se você tem planos de alcançar um determinado cargo na empresa em que você trabalha, e ele demanda alguns tipos de exigências, não deixe de fazer um planejamento em que sempre sejam incluídos cursos, projetos ou treinamentos, porque é através deles que você poderá fazer a diferença na hora da contratação. Sendo assim, planejar o que tem que ser feito para que você obtenha o resultado desejado é fundamental, caso contrário irá demorar mais tempo para conseguir. Além disso, você fica motivado quando tem metas a cumprir, já que para obter aquela tão sonhada carreira de sucesso, você precisa passar por algumas etapas, e isso te fortalece. 

Já no caso das empresas, o planejamento é essencial para que nada saia do controle, organização no momento de projetar uma estratégia, como ter uma fiscalização sobre os colaboradores e saber quem está tendo bons resultados, para que dessa forma, a empresa tenha inúmeras vantagens entre os seus concorrentes. Quando você não tem um plano determinado, muitas vezes as coisas podem acabar saindo do controle, o que prejudica a organização da instituição.

As etapas do planejamento de carreira

Existem algumas etapas no processo de planejamento de carreira, para isso fique atento ao que vamos falar logo abaixo:

Definindo objetivos de carreira

O que muitos não conseguem entender sobre como definir seus objetivos de carreira é que ele é um processo, envolve muito seu lado pessoal, quais são seus interesses sobre algo, suas habilidades, o que você sabe fazer de melhor e quais são os seus valores sobre determinadas circunstâncias. Por isso, é importante que você pense no que te motiva, o que você mais gosta de fazer no seu trabalho, no que você realmente é bom, e que lhe dá satisfação. Avalie suas habilidades e seus conhecimentos, avalie se você está no caminho certo ou se precisa de se desenvolver mais na sua área de trabalho, avalie em quais áreas você é mais forte e em quais precisa melhorar. 

Pense a longo prazo sobre que tipo de cargo você quer alcançar na empresa, e o que você poderá fazer para que tenha essa resposta no tempo desejado. Estabeleça metas, sejam elas de curto ou longo prazo – o importante é que você fique certo de que são reais e alcançáveis, não pense em objetivos que você não saberá como realizar e que não cabem no seu processo de crescimento. 

E outro fator importante é que você tem que entender que mesmo com planejamento, tudo pode mudar ao longo do percurso, e está tudo bem, é normal isso acontecer. O que mais vale é que você faça um plano e tente segui-lo para que tudo que deseja seja alcançado e que seu lado profissional tenha o retorno desejado. 

Por fim, um dos pontos principais de crescimento é que você nunca deixe de investir no seu lado profissional, e isso tem que ser um dos seus grandes objetivos, pois todo processo que você fizer será avaliado, então colocar isso como um dos objetivos de carreira é fundamental.

Avaliando as habilidades e experiências

Esses pontos são bem específicos, pois esta é uma etapa muito importante para o colaborador, na qual seus objetivos de carreira e como você irá alcançá-los é definido. Sendo assim, nunca deixe de fazer uma autoavaliação e saiba quais são os seus pontos fortes, caso tenha pontos fracos, veja onde está errando e como poderá melhorar, peça para as pessoas que estão na direção do seu cargo feedbacks sobre o seu trabalho, procure se informar em que ponto você está errando, para que você possa saber em que direção seguir, analise suas experiências anteriores a essa que você está vivendo no momento, incluindo projetos ou habilidades que desenvolveu.

Essas avaliações de habilidades e experiências ajudam você a manter o foco e se sentir motivado no que está fazendo, porque através disso, saberá se o caminho que está seguindo é o certo ou errado, se precisa melhorar em algo e em quê.

Estabelecendo metas de curto e longo prazo

Quando você estabelece metas, sejam elas a curto ou longo prazo, você está criando um plano ideal para que você possa alcançar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Levando isso em consideração, seja sempre objetivo nas suas metas, coloque-as de uma maneira que seja alcançável, real e que faça você conseguir o que tanto deseja. 

Leve sempre em consideração suas experiências e habilidades, pois é através delas que você irá conseguir montar suas metas, defina qual o prazo que irá realizar, separe as mais importantes para começar, mas sempre pensando em como elas poderão ser concluídas. Um dos fatores importantes, como falamos mais acima, é que as metas podem mudar, e é normal isso acontecer, não se preocupe, porque nossa vida está em constante mudança, e nunca esqueça de sempre verificar se há necessidade de alterá-las.

Quando você estabelece essas metas de curto e longo prazo, você pode até mesmo criar um plano para que sejam realizadas e de qual forma irá desenvolvê-las. Isso é muito importante para o processo profissional, para que você consiga chegar nos seus objetivos finais.

Identificando oportunidades de desenvolvimento profissional

Você saber identificar quais são as suas habilidades e quais são os pontos fortes é uma maneira de alavancar sua carreira, ou até mesmo a empresa. Por conta disso, é interessante que você converse com seu gerente ou seu chefe se a empresa está disponibilizando treinamentos, cursos e projetos que poderão tanto ajudar a você colaborador, como até mesmo a instituição, sempre tendo em mente a melhoria de ambas as partes. Caso ela não disponibilize, procure você mesmo, alguns cursos online que tenham relação ao que você faz ou que tem interesse em aprender e que poderão ajudar no seu desenvolvimento interno na empresa. 

Tudo isso vai te auxiliar a aprimorar seu desenvolvimento, suas habilidades, vai te oferecer mais confiança no que faz, e assim, dará um destaque na sua carreira, fazendo com que você tenha oportunidades de crescimento naquele ambiente de trabalho.

Estabelecendo planos de ação

Estabelecer um plano de ação é fundamental, principalmente quando você começa a definir determinadas metas que pretende alcançar, então liste as etapas que você precisa cumprir, o limite de tempo, se você irá investir financeiramente em algo. Nesse período, procure prever quais seriam os possíveis obstáculos, para que você possa criar um plano de emergência caso algo dê errado e você precise mudar a rota.

Observe o seu progresso, veja se está indo para o lado correto, se é isso mesmo que você gostaria de fazer, se alguma coisa vai precisar ser modificada ou avaliada, tudo isso é bastante necessário para que você progrida. Se, no meio do caminho, acontecer uma mudança de carreira ou surgir uma grande oportunidade que não esteja nos seus planos, saiba adaptá-los, e comece a refletir por onde poderia encaixar essa mudança.

Monitorando o progresso e ajustando o planejamento

Monitorar o seu progresso é fundamental para que você consiga chegar aonde planeja, então observe quais foram os pontos alcançados e quais precisam de ajustes. Por isso, é muito importante que você sempre monitore suas metas, para que se precisar de ajustes que sejam feitos no momento certo, eles estejam alinhados com o seu objetivo. Isso serve para as empresas também, onde o progresso de seus colaboradores precisa ser monitorado para observar em qual ponto eles precisam de treinamento, de cursos e assim ir ajustando o que realmente for uma necessidade.

Tendo esclarecido tudo sobre o planejamento de carreira, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Planejamento de carreira: como estruturar e aplicar para os seus colaboradores.

por
Lingopass
20.3.2023
Tempo de leitura:

Plano de carreira: a importância como fazer o planejamento de sua carreira

Muitas pessoas não sabem, mas fazer um planejamento de carreira é fundamental, principalmente quando estamos em busca de um crescimento profissional ou pessoal. É através desse procedimento que podemos definir nossos objetivos e traçar metas que gostaríamos de seguir para que possamos alcançar o sucesso esperado.

E um dos fatores que o profissional busca em relação ao plano de carreira é sempre a questão de melhorias de cargos, salários e aperfeiçoamento na carreira. Por isso, no texto iremos tirar suas dúvidas sobre como é importante fazer o planejamento de carreira, quais são as etapas desse planejamento e como estabelecer planos de ação.

A importância de um bom planejamento de carreira

É muito importante que você faça um planejamento de carreira, pois é através dele que você saberá quais rumos poderá tomar, estratégias que irá elaborar, seja para agora ou para o futuro. Afinal, ninguém consegue chegar nos resultados de uma hora para outra, este é um processo que muitas vezes precisa de dedicação total, e isso pode levar tempo. Por isso, é necessário que você trace um plano de ação para que você não tenha dúvidas do que vai precisar fazer e os seus objetivos sejam realizados com total ascensão.

Por exemplo, se você tem planos de alcançar um determinado cargo na empresa em que você trabalha, e ele demanda alguns tipos de exigências, não deixe de fazer um planejamento em que sempre sejam incluídos cursos, projetos ou treinamentos, porque é através deles que você poderá fazer a diferença na hora da contratação. Sendo assim, planejar o que tem que ser feito para que você obtenha o resultado desejado é fundamental, caso contrário irá demorar mais tempo para conseguir. Além disso, você fica motivado quando tem metas a cumprir, já que para obter aquela tão sonhada carreira de sucesso, você precisa passar por algumas etapas, e isso te fortalece. 

Já no caso das empresas, o planejamento é essencial para que nada saia do controle, organização no momento de projetar uma estratégia, como ter uma fiscalização sobre os colaboradores e saber quem está tendo bons resultados, para que dessa forma, a empresa tenha inúmeras vantagens entre os seus concorrentes. Quando você não tem um plano determinado, muitas vezes as coisas podem acabar saindo do controle, o que prejudica a organização da instituição.

As etapas do planejamento de carreira

Existem algumas etapas no processo de planejamento de carreira, para isso fique atento ao que vamos falar logo abaixo:

Definindo objetivos de carreira

O que muitos não conseguem entender sobre como definir seus objetivos de carreira é que ele é um processo, envolve muito seu lado pessoal, quais são seus interesses sobre algo, suas habilidades, o que você sabe fazer de melhor e quais são os seus valores sobre determinadas circunstâncias. Por isso, é importante que você pense no que te motiva, o que você mais gosta de fazer no seu trabalho, no que você realmente é bom, e que lhe dá satisfação. Avalie suas habilidades e seus conhecimentos, avalie se você está no caminho certo ou se precisa de se desenvolver mais na sua área de trabalho, avalie em quais áreas você é mais forte e em quais precisa melhorar. 

Pense a longo prazo sobre que tipo de cargo você quer alcançar na empresa, e o que você poderá fazer para que tenha essa resposta no tempo desejado. Estabeleça metas, sejam elas de curto ou longo prazo – o importante é que você fique certo de que são reais e alcançáveis, não pense em objetivos que você não saberá como realizar e que não cabem no seu processo de crescimento. 

E outro fator importante é que você tem que entender que mesmo com planejamento, tudo pode mudar ao longo do percurso, e está tudo bem, é normal isso acontecer. O que mais vale é que você faça um plano e tente segui-lo para que tudo que deseja seja alcançado e que seu lado profissional tenha o retorno desejado. 

Por fim, um dos pontos principais de crescimento é que você nunca deixe de investir no seu lado profissional, e isso tem que ser um dos seus grandes objetivos, pois todo processo que você fizer será avaliado, então colocar isso como um dos objetivos de carreira é fundamental.

Avaliando as habilidades e experiências

Esses pontos são bem específicos, pois esta é uma etapa muito importante para o colaborador, na qual seus objetivos de carreira e como você irá alcançá-los é definido. Sendo assim, nunca deixe de fazer uma autoavaliação e saiba quais são os seus pontos fortes, caso tenha pontos fracos, veja onde está errando e como poderá melhorar, peça para as pessoas que estão na direção do seu cargo feedbacks sobre o seu trabalho, procure se informar em que ponto você está errando, para que você possa saber em que direção seguir, analise suas experiências anteriores a essa que você está vivendo no momento, incluindo projetos ou habilidades que desenvolveu.

Essas avaliações de habilidades e experiências ajudam você a manter o foco e se sentir motivado no que está fazendo, porque através disso, saberá se o caminho que está seguindo é o certo ou errado, se precisa melhorar em algo e em quê.

Estabelecendo metas de curto e longo prazo

Quando você estabelece metas, sejam elas a curto ou longo prazo, você está criando um plano ideal para que você possa alcançar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Levando isso em consideração, seja sempre objetivo nas suas metas, coloque-as de uma maneira que seja alcançável, real e que faça você conseguir o que tanto deseja. 

Leve sempre em consideração suas experiências e habilidades, pois é através delas que você irá conseguir montar suas metas, defina qual o prazo que irá realizar, separe as mais importantes para começar, mas sempre pensando em como elas poderão ser concluídas. Um dos fatores importantes, como falamos mais acima, é que as metas podem mudar, e é normal isso acontecer, não se preocupe, porque nossa vida está em constante mudança, e nunca esqueça de sempre verificar se há necessidade de alterá-las.

Quando você estabelece essas metas de curto e longo prazo, você pode até mesmo criar um plano para que sejam realizadas e de qual forma irá desenvolvê-las. Isso é muito importante para o processo profissional, para que você consiga chegar nos seus objetivos finais.

Identificando oportunidades de desenvolvimento profissional

Você saber identificar quais são as suas habilidades e quais são os pontos fortes é uma maneira de alavancar sua carreira, ou até mesmo a empresa. Por conta disso, é interessante que você converse com seu gerente ou seu chefe se a empresa está disponibilizando treinamentos, cursos e projetos que poderão tanto ajudar a você colaborador, como até mesmo a instituição, sempre tendo em mente a melhoria de ambas as partes. Caso ela não disponibilize, procure você mesmo, alguns cursos online que tenham relação ao que você faz ou que tem interesse em aprender e que poderão ajudar no seu desenvolvimento interno na empresa. 

Tudo isso vai te auxiliar a aprimorar seu desenvolvimento, suas habilidades, vai te oferecer mais confiança no que faz, e assim, dará um destaque na sua carreira, fazendo com que você tenha oportunidades de crescimento naquele ambiente de trabalho.

Estabelecendo planos de ação

Estabelecer um plano de ação é fundamental, principalmente quando você começa a definir determinadas metas que pretende alcançar, então liste as etapas que você precisa cumprir, o limite de tempo, se você irá investir financeiramente em algo. Nesse período, procure prever quais seriam os possíveis obstáculos, para que você possa criar um plano de emergência caso algo dê errado e você precise mudar a rota.

Observe o seu progresso, veja se está indo para o lado correto, se é isso mesmo que você gostaria de fazer, se alguma coisa vai precisar ser modificada ou avaliada, tudo isso é bastante necessário para que você progrida. Se, no meio do caminho, acontecer uma mudança de carreira ou surgir uma grande oportunidade que não esteja nos seus planos, saiba adaptá-los, e comece a refletir por onde poderia encaixar essa mudança.

Monitorando o progresso e ajustando o planejamento

Monitorar o seu progresso é fundamental para que você consiga chegar aonde planeja, então observe quais foram os pontos alcançados e quais precisam de ajustes. Por isso, é muito importante que você sempre monitore suas metas, para que se precisar de ajustes que sejam feitos no momento certo, eles estejam alinhados com o seu objetivo. Isso serve para as empresas também, onde o progresso de seus colaboradores precisa ser monitorado para observar em qual ponto eles precisam de treinamento, de cursos e assim ir ajustando o que realmente for uma necessidade.

Tendo esclarecido tudo sobre o planejamento de carreira, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Ver também:
8.4.24
Lingopass se destaca durante a visita do MEDEF acompanhando o Presidente Macron em sua viagem oficial ao Brasil
17.1.22
Tecnologia no RH: Conheça o conceito de Big Data
30.10.23
Tendências digitais na cadeia de suprimentos para 2024: Rumo à eficiência e resiliência!
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade