por
Lingopass
12.4.2023

Modelo organizacional ágil: conheça o conceito, benefícios e métodos para aplicação

O que é o modelo organizacional ágil?

O modelo organizacional ágil aborda a gestão de uma maneira mais flexível e adaptável a algum tipo de mudança no setor, principalmente onde ele passa sempre por constante evolução, ainda mais com o grande avanço tecnológico que estamos tendo no mercado de desenvolvimento de software. 

Esse tipo de modelo ágil valoriza o trabalho que a equipe está realizando e a forma que eles se comunicam para que haja uma linguagem mais fácil de compreender e aberta, fazendo com que todos sintam-se interessados no projeto. 

Conheça os pilares da organização ágil

Qualquer empresa que tenha uma grande organização ágil está adaptada ao surgimento de novos concorrentes, isso é muito comum e esperado de acontecer, principalmente quando falamos sobre os avanços tecnológicos que o modelo de mercado vem se submetendo todos os dias.

Iremos apresentar a você os 5 pilares das organizações ágeis, fique atento:

  1. Nortes comuns incorporados em toda a organização;
  2. Uma rede de equipe capacitada e eficiente;
  3. Tomar decisões rápidas e com ciclos de aprendizagem;
  4. Ter líderes que estimulam seus colaboradores ser o figurante principal;
  5. Tecnologia integrada e essencial para todos os aspectos da organização.

Objetivos e metas comuns na organização

Quando falamos de organização ágil, estamos nos referindo ao fato de que os os objetivos e as metas da empresa são definidos de forma colaborativa, ou seja, com a participação das equipes que estão responsáveis e interessadas naquele projeto específico. Dessa forma, alguns pontos aos quais a empresa deve se atentar são:

  • A forma de entrega ao cliente deve ser feita de uma maneira rápida e sem interrupções, com ciclos curtos de desenvolvimento para que o cliente fique satisfeito com o resultado. Assim, ele sabe o que está sendo desenvolvido, recebendo um feedback do contratante;
  • Relação a adaptação de forma rápida as mudanças que ocorrem no mercado tecnológico, como também a mudança de quais necessidades o cliente tem hoje;
  • Sempre colocar a qualidade do produto em primeiro lugar, quando necessário melhorar o que ainda não está tão bom assim, revisar constantemente o trabalho que está sendo feito;
  • Evitar o desperdício, fazendo com que a empresa seja sempre eficiente;
  • Ter uma comunicação clara e objetiva com todas as equipes e as partes que estão interessadas no resultado, para que haja sempre transparência e eficácia;
  • Promover para os seus colaboradores uma forma de aprendizado, para que eles possam estar sempre em desenvolvimento, seja no lado profissional ou pessoal.

Resumindo, os objetivos e as metas servem para que a organização ágil esteja focada em entregar para o cliente um resultado contínuo, adaptável a qualquer situação de mudança no mercado, um produto de alta qualidade, um trabalho de equipe com eficiência, e também que a comunicação entre os colaboradores e o contratante ocorra de forma mais clara possível.

Equipes treinadas

Cada empresa tem o seu modelo de organização, para que haja um adequamento da forma como é estabelecida as mudanças que poderão surgir. A empresa tem que reconhecer as oportunidades que surgirão e quais recursos estarão disponíveis. Assim como obter a sua equipe altamente capacitada, para que eles não necessitem ser direcionados ao que for para fazer, eles já saberão quais caminhos irão seguir, e como ter soluções criativas para caso haja uma mudança repentina, oferecendo assim resultados positivos. Com decisões rápidas e certeiras, minimizando os erros e riscos que poderiam surgir.

Uma boa liderança é fundamental para que a equipe por inteiro seja capacitada, e tenha um desenvolvimento ao nível esperado pela instituição, principalmente considerando que a tecnologia vem se aperfeiçoando cada vez mais rápido.

Rapidez na tomada de decisões

A rapidez em tomar decisões é um ponto crucial em determinadas situações, principalmente quando estamos falando sobre negócios, tecnologia e situações que são emergenciais. Abaixo, mostraremos algumas formas de tomar decisões com mais agilidade:

  • A primeira coisa que você precisa é saber quais são os seus objetivos. Estabelecê-los irá ajudar a equipe e a instituição para que possam tomar decisões rápidas, e dessa forma obter os resultados esperados.
  • O segundo passo é coletar informações, pesquisar e coletar dados e ter o retorno do cliente, assim você saberá como está sendo o processo do projeto da equipe, se está sendo entregue de forma clara, se será necessário fazer alguma modificação repentina, etc.
  • Uma das coisas importantes é sempre confiar em você, na sua intuição e se você está certo daquela informação. Seja confiante e desse jeito você tomará decisões rápidas e, muitas vezes, mais precisas.
  • Considere os prós e contras, faça uma lista do que você acha que vai ter retorno positivo e o que não terá. Caso precise fazer modificações, você será rápido na hora de tomar alguma decisão.

Liderança que estimule a equipe

Para ser um grande líder e que seja um exemplo para a equipe na organização ágil, é necessário adotar algumas medidas específicas, mantendo sempre uma comunicação objetiva, passando confiança para todos. Desse modo, eles não se sentirão amedrontados com a presença de um líder. Também é importante dar sempre feedbacks para todos, assim eles saberão qual o nível de satisfação com resultado do trabalho de cada um. Como uma figura de autoridade, o líder precisa manter a equipe com visão clara sobre os objetivos.

Tecnologia

Todos nós sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental na organização ágil de uma empresa, pois ela possui ferramentas que podem colaborar para que o time consiga trabalhar junto obtendo resultados satisfatórios e eficazes. A tecnologia oferece ferramentas que possam compartilhar informações com mais rapidez e ainda pode fazer com que as tarefas tenham um tempo reduzido, oferecendo até mesmo um suporte para o cliente, caso haja necessidade.

A análise de dados tem um papel significativo em ajudar a identificar padrões e tendências para que seja possível tomar decisões com base nessas informações. A equipe ter uma computação em nuvem facilita o acesso das informações caso a equipe precise, e também é interessante ter ferramentas que auxiliam no gerenciamento dos projetos. A facilidade que o uso destas ferramentas traz para o dia a dia da equipe mostram o quanto a tecnologia é importante para a instituição.

Qual a importância de se ter um modelo de organização ágil?

Uma dúvida que pode surgir é se é importante ter um modelo de organização ágil. E sim, a empresa ter uma abordagem para gerenciar os projetos e processos que estão estabelecidos de forma flexível, adaptável e que foque na entrega para o cliente, é importante. 

Isso acontece principalmente por questões de adaptação, o que quer dizer que será possível se ajustar caso tenha uma mudança repentina no mercado, assim como falamos no começo do texto. O uso desta metodologia torna a instituição responsável e rápida aos olhos do cliente quando acontece algo de diferente, que saia do modelo usual.

Foco é algo que toda empresa precisa ter em relação ao consumidor, para que a entrega do serviço ou produto seja de boa qualidade e de acordo com o esperado. Com esse modelo de organização, a empresa garante que está fazendo um trabalho levando em consideração as necessidades do cliente.

Mostrar eficiência e inovação torna a organização colaborativa e permite que o tempo de entrega seja reduzido ao mesmo tempo em que são criadas soluções para os problemas que poderão surgir.

Quais os benefícios de um modelo organizacional ágil?

Existem diversos benefícios para se obter um modelo organizacional ágil, como por exemplo: 

  • Estabilidade;
  • Eficiência;
  • Produtividade;
  • Clientes satisfeitos; 
  • Comunicação.

Estabilidade e dinamismo

Esse benefício tem o conceito de gerar confiança e segurança para os clientes, podendo fazer com que haja inovação e adaptação ao mercado tecnológico de uma forma que possa inserir no mercado elementos novos.

Aumento na eficiência da equipe

Outro conceito que podemos falar é sobre a eficiência, quando as empresas trabalham dessa forma, elas reduzem os erros, assim não geram prejuízos. Quando oferecem esse tipo de serviço para os clientes, eles podem se tornar fiéis e leais, fazendo com que a equipe tenha mais confiança no processo.

Valorização e motivação da equipe

Manter a valorização e a motivação dos colaboradores é fundamental, pois uma equipe motivada e engajada se torna muito mais produtiva, podendo trazer um retorno positivo para a instituição, impactando a confiança na entrega. Para isso é ideal haver uma comunicação transparente, mantendo sempre a equipe informada de tudo que está acontecendo, incluindo os pontos de sucesso e desafios. Dar autonomia e responsabilidade a equipe faz com que eles possam tomar decisões de uma maneira a agregar valor. 

Passa sempre um feedback para cada pessoa, mostrando o que ele tem feito de correto e o que ele pode melhorar, faz com que esse colaborador melhore suas habilidades. Oferecer oportunidades, como treinamentos e cursos, também pode ajudar e muito o crescimento profissional e pessoal de cada funcionário. Reconhecer e celebrar o sucesso da equipe é muito importante, pois mostra que você se importa com todos, principalmente quando são incluídos elogios, bônus e eventos. A equipe gosta de ser valorizada, sendo assim, mostrar que existe um reconhecimento da dedicação dos colaboradores é interessante.

Maleabilidade

Esta é uma característica importante na organização, e de fato ela é basicamente o modelo de como a empresa precisa estar, sendo importante mostrar ser capaz de se adaptar rapidamente a mudanças internas e externas. Isso faz com que o cliente tenha uma maior satisfação daquilo que está recebendo pois deixa claro que a empresa está habilitada a fazer modificações caso o cliente veja necessidade.

Aumento na satisfação

Quanto mais resultados positivos, mais clientes satisfeitos. Essa alta qualidade nos produtos faz com que os clientes fiquem mais engajados e se tornam fiéis à marca, e de brinde, eles trazem novos consumidores. E não é apenas nos projetos e produtos que os clientes ficam focados, mas na forma que a empresa os trata, no modelo de atendimento e na praticidade de entrega, e também na rapidez dos resultados. Tudo isso influencia no momento da satisfação.

Como aplicar um modelo de organização ágil?

Para que você possa aplicar o modelo de organização ágil, é preciso seguir alguns caminhos:

  1. Compreender os princípios e valores ágeis, dando ênfase à colaboração, à comunicação aberta e à entrega do valor, sendo necessário saber se adaptar a mudanças e melhorias que forem necessárias;
  2. Formar uma equipe eficiente, ágil, que possa trabalhar em conjunto para alcançar objetivos de organização. A equipe deve ser responsável e capaz de tomar decisões rápidas.
  3. Escolher a metodologia que você irá utilizar e que estará disponível, como Scrum, Kanban e XP.
  4. Fazer reuniões regulares com o objetivo de permitir que a equipe converse sobre o progresso e os obstáculos que poderão surgir.

Como falamos no texto, é importante que você conheça o modelo organizacional ágil da empresa, e saiba como é fundamental que seja estabelecido esse modelo para que haja benefícios e um retorno positivo.

Tendo esclarecido tudo sobre o modelo organizacional ágil, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Modelo organizacional ágil: conheça o conceito, benefícios e métodos para aplicação

por
Lingopass
12.4.2023
Tempo de leitura:

O que é o modelo organizacional ágil?

O modelo organizacional ágil aborda a gestão de uma maneira mais flexível e adaptável a algum tipo de mudança no setor, principalmente onde ele passa sempre por constante evolução, ainda mais com o grande avanço tecnológico que estamos tendo no mercado de desenvolvimento de software. 

Esse tipo de modelo ágil valoriza o trabalho que a equipe está realizando e a forma que eles se comunicam para que haja uma linguagem mais fácil de compreender e aberta, fazendo com que todos sintam-se interessados no projeto. 

Conheça os pilares da organização ágil

Qualquer empresa que tenha uma grande organização ágil está adaptada ao surgimento de novos concorrentes, isso é muito comum e esperado de acontecer, principalmente quando falamos sobre os avanços tecnológicos que o modelo de mercado vem se submetendo todos os dias.

Iremos apresentar a você os 5 pilares das organizações ágeis, fique atento:

  1. Nortes comuns incorporados em toda a organização;
  2. Uma rede de equipe capacitada e eficiente;
  3. Tomar decisões rápidas e com ciclos de aprendizagem;
  4. Ter líderes que estimulam seus colaboradores ser o figurante principal;
  5. Tecnologia integrada e essencial para todos os aspectos da organização.

Objetivos e metas comuns na organização

Quando falamos de organização ágil, estamos nos referindo ao fato de que os os objetivos e as metas da empresa são definidos de forma colaborativa, ou seja, com a participação das equipes que estão responsáveis e interessadas naquele projeto específico. Dessa forma, alguns pontos aos quais a empresa deve se atentar são:

  • A forma de entrega ao cliente deve ser feita de uma maneira rápida e sem interrupções, com ciclos curtos de desenvolvimento para que o cliente fique satisfeito com o resultado. Assim, ele sabe o que está sendo desenvolvido, recebendo um feedback do contratante;
  • Relação a adaptação de forma rápida as mudanças que ocorrem no mercado tecnológico, como também a mudança de quais necessidades o cliente tem hoje;
  • Sempre colocar a qualidade do produto em primeiro lugar, quando necessário melhorar o que ainda não está tão bom assim, revisar constantemente o trabalho que está sendo feito;
  • Evitar o desperdício, fazendo com que a empresa seja sempre eficiente;
  • Ter uma comunicação clara e objetiva com todas as equipes e as partes que estão interessadas no resultado, para que haja sempre transparência e eficácia;
  • Promover para os seus colaboradores uma forma de aprendizado, para que eles possam estar sempre em desenvolvimento, seja no lado profissional ou pessoal.

Resumindo, os objetivos e as metas servem para que a organização ágil esteja focada em entregar para o cliente um resultado contínuo, adaptável a qualquer situação de mudança no mercado, um produto de alta qualidade, um trabalho de equipe com eficiência, e também que a comunicação entre os colaboradores e o contratante ocorra de forma mais clara possível.

Equipes treinadas

Cada empresa tem o seu modelo de organização, para que haja um adequamento da forma como é estabelecida as mudanças que poderão surgir. A empresa tem que reconhecer as oportunidades que surgirão e quais recursos estarão disponíveis. Assim como obter a sua equipe altamente capacitada, para que eles não necessitem ser direcionados ao que for para fazer, eles já saberão quais caminhos irão seguir, e como ter soluções criativas para caso haja uma mudança repentina, oferecendo assim resultados positivos. Com decisões rápidas e certeiras, minimizando os erros e riscos que poderiam surgir.

Uma boa liderança é fundamental para que a equipe por inteiro seja capacitada, e tenha um desenvolvimento ao nível esperado pela instituição, principalmente considerando que a tecnologia vem se aperfeiçoando cada vez mais rápido.

Rapidez na tomada de decisões

A rapidez em tomar decisões é um ponto crucial em determinadas situações, principalmente quando estamos falando sobre negócios, tecnologia e situações que são emergenciais. Abaixo, mostraremos algumas formas de tomar decisões com mais agilidade:

  • A primeira coisa que você precisa é saber quais são os seus objetivos. Estabelecê-los irá ajudar a equipe e a instituição para que possam tomar decisões rápidas, e dessa forma obter os resultados esperados.
  • O segundo passo é coletar informações, pesquisar e coletar dados e ter o retorno do cliente, assim você saberá como está sendo o processo do projeto da equipe, se está sendo entregue de forma clara, se será necessário fazer alguma modificação repentina, etc.
  • Uma das coisas importantes é sempre confiar em você, na sua intuição e se você está certo daquela informação. Seja confiante e desse jeito você tomará decisões rápidas e, muitas vezes, mais precisas.
  • Considere os prós e contras, faça uma lista do que você acha que vai ter retorno positivo e o que não terá. Caso precise fazer modificações, você será rápido na hora de tomar alguma decisão.

Liderança que estimule a equipe

Para ser um grande líder e que seja um exemplo para a equipe na organização ágil, é necessário adotar algumas medidas específicas, mantendo sempre uma comunicação objetiva, passando confiança para todos. Desse modo, eles não se sentirão amedrontados com a presença de um líder. Também é importante dar sempre feedbacks para todos, assim eles saberão qual o nível de satisfação com resultado do trabalho de cada um. Como uma figura de autoridade, o líder precisa manter a equipe com visão clara sobre os objetivos.

Tecnologia

Todos nós sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental na organização ágil de uma empresa, pois ela possui ferramentas que podem colaborar para que o time consiga trabalhar junto obtendo resultados satisfatórios e eficazes. A tecnologia oferece ferramentas que possam compartilhar informações com mais rapidez e ainda pode fazer com que as tarefas tenham um tempo reduzido, oferecendo até mesmo um suporte para o cliente, caso haja necessidade.

A análise de dados tem um papel significativo em ajudar a identificar padrões e tendências para que seja possível tomar decisões com base nessas informações. A equipe ter uma computação em nuvem facilita o acesso das informações caso a equipe precise, e também é interessante ter ferramentas que auxiliam no gerenciamento dos projetos. A facilidade que o uso destas ferramentas traz para o dia a dia da equipe mostram o quanto a tecnologia é importante para a instituição.

Qual a importância de se ter um modelo de organização ágil?

Uma dúvida que pode surgir é se é importante ter um modelo de organização ágil. E sim, a empresa ter uma abordagem para gerenciar os projetos e processos que estão estabelecidos de forma flexível, adaptável e que foque na entrega para o cliente, é importante. 

Isso acontece principalmente por questões de adaptação, o que quer dizer que será possível se ajustar caso tenha uma mudança repentina no mercado, assim como falamos no começo do texto. O uso desta metodologia torna a instituição responsável e rápida aos olhos do cliente quando acontece algo de diferente, que saia do modelo usual.

Foco é algo que toda empresa precisa ter em relação ao consumidor, para que a entrega do serviço ou produto seja de boa qualidade e de acordo com o esperado. Com esse modelo de organização, a empresa garante que está fazendo um trabalho levando em consideração as necessidades do cliente.

Mostrar eficiência e inovação torna a organização colaborativa e permite que o tempo de entrega seja reduzido ao mesmo tempo em que são criadas soluções para os problemas que poderão surgir.

Quais os benefícios de um modelo organizacional ágil?

Existem diversos benefícios para se obter um modelo organizacional ágil, como por exemplo: 

  • Estabilidade;
  • Eficiência;
  • Produtividade;
  • Clientes satisfeitos; 
  • Comunicação.

Estabilidade e dinamismo

Esse benefício tem o conceito de gerar confiança e segurança para os clientes, podendo fazer com que haja inovação e adaptação ao mercado tecnológico de uma forma que possa inserir no mercado elementos novos.

Aumento na eficiência da equipe

Outro conceito que podemos falar é sobre a eficiência, quando as empresas trabalham dessa forma, elas reduzem os erros, assim não geram prejuízos. Quando oferecem esse tipo de serviço para os clientes, eles podem se tornar fiéis e leais, fazendo com que a equipe tenha mais confiança no processo.

Valorização e motivação da equipe

Manter a valorização e a motivação dos colaboradores é fundamental, pois uma equipe motivada e engajada se torna muito mais produtiva, podendo trazer um retorno positivo para a instituição, impactando a confiança na entrega. Para isso é ideal haver uma comunicação transparente, mantendo sempre a equipe informada de tudo que está acontecendo, incluindo os pontos de sucesso e desafios. Dar autonomia e responsabilidade a equipe faz com que eles possam tomar decisões de uma maneira a agregar valor. 

Passa sempre um feedback para cada pessoa, mostrando o que ele tem feito de correto e o que ele pode melhorar, faz com que esse colaborador melhore suas habilidades. Oferecer oportunidades, como treinamentos e cursos, também pode ajudar e muito o crescimento profissional e pessoal de cada funcionário. Reconhecer e celebrar o sucesso da equipe é muito importante, pois mostra que você se importa com todos, principalmente quando são incluídos elogios, bônus e eventos. A equipe gosta de ser valorizada, sendo assim, mostrar que existe um reconhecimento da dedicação dos colaboradores é interessante.

Maleabilidade

Esta é uma característica importante na organização, e de fato ela é basicamente o modelo de como a empresa precisa estar, sendo importante mostrar ser capaz de se adaptar rapidamente a mudanças internas e externas. Isso faz com que o cliente tenha uma maior satisfação daquilo que está recebendo pois deixa claro que a empresa está habilitada a fazer modificações caso o cliente veja necessidade.

Aumento na satisfação

Quanto mais resultados positivos, mais clientes satisfeitos. Essa alta qualidade nos produtos faz com que os clientes fiquem mais engajados e se tornam fiéis à marca, e de brinde, eles trazem novos consumidores. E não é apenas nos projetos e produtos que os clientes ficam focados, mas na forma que a empresa os trata, no modelo de atendimento e na praticidade de entrega, e também na rapidez dos resultados. Tudo isso influencia no momento da satisfação.

Como aplicar um modelo de organização ágil?

Para que você possa aplicar o modelo de organização ágil, é preciso seguir alguns caminhos:

  1. Compreender os princípios e valores ágeis, dando ênfase à colaboração, à comunicação aberta e à entrega do valor, sendo necessário saber se adaptar a mudanças e melhorias que forem necessárias;
  2. Formar uma equipe eficiente, ágil, que possa trabalhar em conjunto para alcançar objetivos de organização. A equipe deve ser responsável e capaz de tomar decisões rápidas.
  3. Escolher a metodologia que você irá utilizar e que estará disponível, como Scrum, Kanban e XP.
  4. Fazer reuniões regulares com o objetivo de permitir que a equipe converse sobre o progresso e os obstáculos que poderão surgir.

Como falamos no texto, é importante que você conheça o modelo organizacional ágil da empresa, e saiba como é fundamental que seja estabelecido esse modelo para que haja benefícios e um retorno positivo.

Tendo esclarecido tudo sobre o modelo organizacional ágil, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Ver também:
20.9.23
Curso de Idiomas online: um benefício necessário para suas equipes.
22.9.22
Lingopass está na lista anual de 2022 da HolonIQ
21.8.23
Lingopass + Azul: Parceria que levou 4 gestores de RH para Paris
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade