Skills
Making presentations
Writing business emails
Effective listening and questioning
Negotiation skills
Introducing yourself and building rapport
Conducting meetings
Handling conflict
Cross-cultural communication
Giving and receiving feedback
Departamentos
Dados
Estratégia
Research & Development
Risco
Controladoria
Auditoria
Produto
Procurement
Administração
Vendas
Financeiro
Qualidade
Projetos
Planejamento
Engenharia
Demanda
Marketing
Tecnologia
Customer Success
Recursos Humanos
Setores
Papel e celulose
Gestão de resíduos
Seguros
Químico
Saúde
Mineração
Varejo
Energia
Logística
Hotelaria
Farmacêutico
Finanças
Aviação
Alimentos
Automotivo
Agronegócio
Tecnologia
por
Lingopass
14.1.2022

Investimento em resultados: como mensurar o sucesso de treinamentos corporativos

As pessoas que formam uma organização têm um papel fundamental na geração de valor de uma instituição. Através de dados é possível contabilizar até 85% do valor de uma empresa no que se diz respeito a seus ativos intangíveis.

Dessa forma, além do  investimento no capital humano através da promoção de treinamentos corporativos especializados, cursos e participação de eventos, é preciso mensurar os resultados dessas ações. Em outras palavras, existem indicadores eficientes para demonstrar e avaliar os resultados dos programas de capacitação. 

Investimento em colaboradores

Uma pesquisa realizada pela Bersin & Associates, empresa de consultoria e pesquisa focada no aprendizado corporativo, estima que empresas do mundo inteiro investem cerca de 150 bilhões de dólares a cada ano no T&D (treinamentos e desenvolvimento) de seus colaboradores. 

No Brasil, essa tendência só vem crescendo. Dados do relatório Panorama do Treinamento no Brasil, demonstram um aumento de 21% no investimento anual por colaborador no país em relação ao ano anterior. Além disso, a mesma pesquisa aponta que 77% das empresas utilizam o e-learning como metodologia de ensino, pela sua praticidade e eficiência.

Mesmo em tempos de crise, o relatório afirma que “as empresas continuam investindo no desenvolvimento de equipes de alta performance com ênfase em seu progresso e na qualidade de seu trabalho.” 

Está claro que a indústria de treinamento corporativo está em alta e continua em crescimento devido a uma demanda do mercado por novas habilidades para se adaptar de forma ágil ao “novo normal”.  Porém, o desafio se encontra na mensuração dos resultados desses treinamentos. Em outras palavras, se não se pode contabilizar resultados de um projeto, não se pode melhorá-lo. 

Dados concretos para alcançar os objetivos

Qualquer planejamento de projetos em uma empresa é baseado em metas específicas e na avaliação de resultados. Dessa forma, é possível  garantir que os objetivos serão atingidos e ter certeza que o treinamento contribuiu para o crescimento da empresa.

Sabendo que o desenvolvimento dos colaboradores é diretamente proporcional ao crescimento da empresa, o desafio está em demonstrar os resultados tangíveis e intangíveis do investimento na capacitação de pessoas.

O setor de RH 4.0, que baseia-se no uso de tecnologias para aprimorar seu sucesso, entende a importância do desenvolvimento constante das suas pessoas. Portanto, seu papel é demonstrar que programas de T&D devem estar inclusos no planejamento de investimentos estratégicos da organização.

Porém, em períodos de crise e orçamento reduzido, os executivos financeiros questionam se os investimentos em treinamento realmente valem a pena. Isso resulta em uma das principais dores do setor de T&D: a falta de transparência quanto aos processos, metodologias usadas e até mesmo ao progresso do aluno.

Além da dificuldade para mensurar os resultados do seu programa de capacitação, o controle do ROI (retorno sobre investimento), também passa a ser um problema. Como consequência, a ineficácia de experiências anteriores promove um cenário que reduz a probabilidade de novos investimentos. 

Além disso, é essencial mapear e conhecer os padrões de comportamento de seus colaboradores. Deste modo, é possível entender como criar uma experiência que vá de encontro com as necessidades, motivações e desejos daquele usuário final. Resultando, portanto, em um maior custo-benefício sobre o investimento e aumentando as chances de sucesso do programa. 

Indicadores de resultado

Uma forma de demonstrar a eficiência de programas, tanto para uma revisão de objetivos, quanto para a obtenção de maiores investimentos, é por meio de relatórios que contém dados objetivos por meio de indicadores numéricos ou gráficos. 

Alguns dos indicadores de resultados de um programa de treinamento corporativo podem ser:

  • Taxa de adesão

Esta é uma etapa essencial para avaliar o interesse do público-alvo pelo curso em oferta, e consequentemente a viabilidade ou não do investimento nesse treinamento. A taxa pode ser calculada pela porcentagem das pessoas interessadas em relação ao total de colaboradores. 

Entretanto, esta informação não é uma boa indicação para avaliar a assimilação do conteúdo do curso. 

  • Churn ou Taxa de abandono

A avaliação não se limita apenas ao pré e pós treinamento. É importante observar a taxa de pessoas que permaneceram no curso e o concluíram com sucesso para entender se houveram falhas em alguma etapa do processo.

Algumas causas comuns de evasão são:

  • falta de adaptação ao conteúdo e metodologia do curso; 
  • nível do conteúdo não condizente com o nível do aluno; 
  • falta de qualidade do treinamento; 
  • falta de organização e disciplina por parte dos próprios alunos.

Uma forma de diminuir o abandono ao curso é a realização de uma auditoria da qualidade do treinamento. Desta forma, é possível checar a relação entre a cultura organizacional e hábitos do usuário final. Além disso, práticas de endomarketing que aumentam o engajamento são um dos grandes fatores de sucesso dos treinamentos corporativos.

  • Avaliação por média

Esta métrica já é conhecida por ser uma ferramenta tradicional usada desde a época da escola para medir o progresso do aluno. Consiste basicamente em uma avaliação em que muitas vezes é exigido uma média mínima para ser aprovado e receber o certificado.

Uma dica para avaliar a eficácia desse método de maneira integrada é realizar um teste antes e outro depois do treinamento, como por exemplo um teste de nível de idiomas e um teste de proficiência ao fim do curso para medir a evolução do conhecimento dos colaboradores ao longo do tempo. 

  • Aproveitamento Individual

Essa métrica é usada em 12% dos projetos, de acordo com a pesquisa sobre treinamentos corporativos no país, e seu objetivo é saber se o funcionário aplicou o conhecimento e como ele fez isso.

Os gestores avaliam o desenvolvimento dos colaboradores após o treinamento observando se estes conquistaram ou aprenderam novas competências e habilidades, como soft e hard skills. 

  • ROI, ou Retorno sobre o Investimento

Essencialmente, esta taxa é medida ao dividir os resultados obtidos com o treinamento pelo custo do mesmo. Assim, a organização poderá avaliar a viabilidade financeira do seu investimento. 

No entanto, a medição do ROI sobre um treinamento pode ser um processo complexo, visto que alguns cursos resultam em fatores intangíveis. Caso o treinamento faça parte de uma política de benefícios da empresa, por exemplo, o ROI englobaria também a taxa de retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional. 

Esse processo pode ser facilitado por meio de dashboards de progresso e relatórios financeiros unificados nos programas dos treinamento corporativo como uma solução para otimizar o tempo do setor do RH. 

É importante enfatizar a valorização do esforço dos colaboradores nos treinamentos corporativos. Essa estratégia não é apenas uma forma de motivá-los, mas também uma forma de engajamento e de fortalecer o clima organizacional. Isso incentiva a disseminação da prática e até facilita a aquisição de recursos para outros programas de T&D. 

Além disso, uma boa estratégia é dar publicidade aos resultados alcançados com cases de sucesso. Isso pode ser divulgado internamente e até mesmo ser usado como estratégia de branding e marketing para a empresa, posicionando-se no mercado como uma organização que se capacita para atender às demandas do mercado em evolução. 

Solução integrada

Entender a importância da capacitação profissional dos colaboradores é o primeiro passo para se manter relevante diante das mudanças acontecendo no mundo. Em seguida, é preciso escolher o programa de capacitação ideal que atenda os objetivos da empresa e as necessidades dos colaboradores.

Por fim, acompanhar e mensurar os resultados desses treinamentos é fundamental para maximizar o ROI e o potencial de cada talento, criando um ambiente propício ao crescimento e alinhado aos hábitos, desejos e motivações dos colaboradores.

Para isso, essas estratégias de mensuração de resultados serão cruciais na avaliação de treinamentos corporativos. Porém, com tantos elementos envolvidos na auditoria, implementar táticas de avaliação é uma tarefa que requer tempo e esforço. Isso implica em mais despesas no cálculo do ROI, consequentemente, perda da eficácia do treinamento em primeiro lugar. 

Investir em uma solução integrada, como os cursos multi-idiomas do Lingopass, que englobam essas métricas e mensuração do sucesso em apenas uma dashboard, é uma solução inteligente para otimizar os processos de T&D.

Desta forma, a escolha de treinamentos corporativos se torna mais fácil, o retorno sobre investimento é transparente, e a empresa pode focar em investir seus recursos no desenvolvimento constante de suas pessoas. 


Investimento em resultados: como mensurar o sucesso de treinamentos corporativos

por
Lingopass
14.1.2022
Tempo de leitura:

As pessoas que formam uma organização têm um papel fundamental na geração de valor de uma instituição. Através de dados é possível contabilizar até 85% do valor de uma empresa no que se diz respeito a seus ativos intangíveis.

Dessa forma, além do  investimento no capital humano através da promoção de treinamentos corporativos especializados, cursos e participação de eventos, é preciso mensurar os resultados dessas ações. Em outras palavras, existem indicadores eficientes para demonstrar e avaliar os resultados dos programas de capacitação. 

Investimento em colaboradores

Uma pesquisa realizada pela Bersin & Associates, empresa de consultoria e pesquisa focada no aprendizado corporativo, estima que empresas do mundo inteiro investem cerca de 150 bilhões de dólares a cada ano no T&D (treinamentos e desenvolvimento) de seus colaboradores. 

No Brasil, essa tendência só vem crescendo. Dados do relatório Panorama do Treinamento no Brasil, demonstram um aumento de 21% no investimento anual por colaborador no país em relação ao ano anterior. Além disso, a mesma pesquisa aponta que 77% das empresas utilizam o e-learning como metodologia de ensino, pela sua praticidade e eficiência.

Mesmo em tempos de crise, o relatório afirma que “as empresas continuam investindo no desenvolvimento de equipes de alta performance com ênfase em seu progresso e na qualidade de seu trabalho.” 

Está claro que a indústria de treinamento corporativo está em alta e continua em crescimento devido a uma demanda do mercado por novas habilidades para se adaptar de forma ágil ao “novo normal”.  Porém, o desafio se encontra na mensuração dos resultados desses treinamentos. Em outras palavras, se não se pode contabilizar resultados de um projeto, não se pode melhorá-lo. 

Dados concretos para alcançar os objetivos

Qualquer planejamento de projetos em uma empresa é baseado em metas específicas e na avaliação de resultados. Dessa forma, é possível  garantir que os objetivos serão atingidos e ter certeza que o treinamento contribuiu para o crescimento da empresa.

Sabendo que o desenvolvimento dos colaboradores é diretamente proporcional ao crescimento da empresa, o desafio está em demonstrar os resultados tangíveis e intangíveis do investimento na capacitação de pessoas.

O setor de RH 4.0, que baseia-se no uso de tecnologias para aprimorar seu sucesso, entende a importância do desenvolvimento constante das suas pessoas. Portanto, seu papel é demonstrar que programas de T&D devem estar inclusos no planejamento de investimentos estratégicos da organização.

Porém, em períodos de crise e orçamento reduzido, os executivos financeiros questionam se os investimentos em treinamento realmente valem a pena. Isso resulta em uma das principais dores do setor de T&D: a falta de transparência quanto aos processos, metodologias usadas e até mesmo ao progresso do aluno.

Além da dificuldade para mensurar os resultados do seu programa de capacitação, o controle do ROI (retorno sobre investimento), também passa a ser um problema. Como consequência, a ineficácia de experiências anteriores promove um cenário que reduz a probabilidade de novos investimentos. 

Além disso, é essencial mapear e conhecer os padrões de comportamento de seus colaboradores. Deste modo, é possível entender como criar uma experiência que vá de encontro com as necessidades, motivações e desejos daquele usuário final. Resultando, portanto, em um maior custo-benefício sobre o investimento e aumentando as chances de sucesso do programa. 

Indicadores de resultado

Uma forma de demonstrar a eficiência de programas, tanto para uma revisão de objetivos, quanto para a obtenção de maiores investimentos, é por meio de relatórios que contém dados objetivos por meio de indicadores numéricos ou gráficos. 

Alguns dos indicadores de resultados de um programa de treinamento corporativo podem ser:

  • Taxa de adesão

Esta é uma etapa essencial para avaliar o interesse do público-alvo pelo curso em oferta, e consequentemente a viabilidade ou não do investimento nesse treinamento. A taxa pode ser calculada pela porcentagem das pessoas interessadas em relação ao total de colaboradores. 

Entretanto, esta informação não é uma boa indicação para avaliar a assimilação do conteúdo do curso. 

  • Churn ou Taxa de abandono

A avaliação não se limita apenas ao pré e pós treinamento. É importante observar a taxa de pessoas que permaneceram no curso e o concluíram com sucesso para entender se houveram falhas em alguma etapa do processo.

Algumas causas comuns de evasão são:

  • falta de adaptação ao conteúdo e metodologia do curso; 
  • nível do conteúdo não condizente com o nível do aluno; 
  • falta de qualidade do treinamento; 
  • falta de organização e disciplina por parte dos próprios alunos.

Uma forma de diminuir o abandono ao curso é a realização de uma auditoria da qualidade do treinamento. Desta forma, é possível checar a relação entre a cultura organizacional e hábitos do usuário final. Além disso, práticas de endomarketing que aumentam o engajamento são um dos grandes fatores de sucesso dos treinamentos corporativos.

  • Avaliação por média

Esta métrica já é conhecida por ser uma ferramenta tradicional usada desde a época da escola para medir o progresso do aluno. Consiste basicamente em uma avaliação em que muitas vezes é exigido uma média mínima para ser aprovado e receber o certificado.

Uma dica para avaliar a eficácia desse método de maneira integrada é realizar um teste antes e outro depois do treinamento, como por exemplo um teste de nível de idiomas e um teste de proficiência ao fim do curso para medir a evolução do conhecimento dos colaboradores ao longo do tempo. 

  • Aproveitamento Individual

Essa métrica é usada em 12% dos projetos, de acordo com a pesquisa sobre treinamentos corporativos no país, e seu objetivo é saber se o funcionário aplicou o conhecimento e como ele fez isso.

Os gestores avaliam o desenvolvimento dos colaboradores após o treinamento observando se estes conquistaram ou aprenderam novas competências e habilidades, como soft e hard skills. 

  • ROI, ou Retorno sobre o Investimento

Essencialmente, esta taxa é medida ao dividir os resultados obtidos com o treinamento pelo custo do mesmo. Assim, a organização poderá avaliar a viabilidade financeira do seu investimento. 

No entanto, a medição do ROI sobre um treinamento pode ser um processo complexo, visto que alguns cursos resultam em fatores intangíveis. Caso o treinamento faça parte de uma política de benefícios da empresa, por exemplo, o ROI englobaria também a taxa de retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional. 

Esse processo pode ser facilitado por meio de dashboards de progresso e relatórios financeiros unificados nos programas dos treinamento corporativo como uma solução para otimizar o tempo do setor do RH. 

É importante enfatizar a valorização do esforço dos colaboradores nos treinamentos corporativos. Essa estratégia não é apenas uma forma de motivá-los, mas também uma forma de engajamento e de fortalecer o clima organizacional. Isso incentiva a disseminação da prática e até facilita a aquisição de recursos para outros programas de T&D. 

Além disso, uma boa estratégia é dar publicidade aos resultados alcançados com cases de sucesso. Isso pode ser divulgado internamente e até mesmo ser usado como estratégia de branding e marketing para a empresa, posicionando-se no mercado como uma organização que se capacita para atender às demandas do mercado em evolução. 

Solução integrada

Entender a importância da capacitação profissional dos colaboradores é o primeiro passo para se manter relevante diante das mudanças acontecendo no mundo. Em seguida, é preciso escolher o programa de capacitação ideal que atenda os objetivos da empresa e as necessidades dos colaboradores.

Por fim, acompanhar e mensurar os resultados desses treinamentos é fundamental para maximizar o ROI e o potencial de cada talento, criando um ambiente propício ao crescimento e alinhado aos hábitos, desejos e motivações dos colaboradores.

Para isso, essas estratégias de mensuração de resultados serão cruciais na avaliação de treinamentos corporativos. Porém, com tantos elementos envolvidos na auditoria, implementar táticas de avaliação é uma tarefa que requer tempo e esforço. Isso implica em mais despesas no cálculo do ROI, consequentemente, perda da eficácia do treinamento em primeiro lugar. 

Investir em uma solução integrada, como os cursos multi-idiomas do Lingopass, que englobam essas métricas e mensuração do sucesso em apenas uma dashboard, é uma solução inteligente para otimizar os processos de T&D.

Desta forma, a escolha de treinamentos corporativos se torna mais fácil, o retorno sobre investimento é transparente, e a empresa pode focar em investir seus recursos no desenvolvimento constante de suas pessoas. 


Ver também:
13.3.23
Inteligência Artificial e Machine Learning: qual a diferença e como se relacionam.
14.10.24
5 tendências emergentes em procurement nas multinacionais em 2025
30.9.24
Pack Gestor do Lingopass: como construir uma política de idiomas sustentável e de alto impacto
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de Top 10 de Negócios em Expansão 2024, pela Exame.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade