por
Lingopass
10.1.2022

Endomarketing: o marketing interno para conquistar colaboradores

Existem profissionais e gestores que defendem que sem uma boa área de marketing, a empresa não consegue alcançar seus objetivos. Esta pode ser uma premissa verdadeira, uma vez que as ações desta área impactam diretamente outros resultados. 

No entanto, enganam-se os que acreditam que uma marca ou empresa necessita apenas do marketing externo, e que os resultados estão ligados apenas a satisfação do cliente. De nada adianta uma empresa concentrar seus esforços em aparições externas se esta não possui um corpo de colaboradores engajados e que seguem os mesmos propósitos. 

Portanto, além de ações estratégicas traçadas para conquistar o público externo, também é preciso um alinhamento entre os gestores para encantar seus colaboradores e transformá-los em verdadeiros difusores da marca. Para isso, é utilizado o endomarketing.

O que é endomarketing e como aplicá-lo em sua empresa?

O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas voltadas para o público institucional, em outras palavras, todo o quadro de funcionários internos de uma organização. O principal objetivo, portanto, concentra-se em reduzir o turnover (índice de rotatividade), atrair e reter os colaboradores por meio de práticas que visam o bem-estar coletivo e individual.

A estratégia institucional tem o efeito de criar um ambiente positivo ao crescimento pessoal e profissional, com isso, aumenta a satisfação dos funcionários. A empresa, por sua vez, além de reter seus colaboradores, também consegue aumentar seu rendimento, faturamento e até mesmo explorar novos cenários de mercado. 

Além disso, o endomarketing utiliza as bases do marketing tradicional para criar suas ações. Com ações conjuntas entre os setores de marketing e RH, são analisados todos os cenários e particularidades dos colaboradores. Posteriormente, é desenvolvido um plano estratégico e indicadores necessários para obter a noção de sucesso esperada. 

Dessa forma, ao encantar os colaboradores, estes transformam-se em porta-vozes da própria empresa, facilitando os processos de criação, venda e consolidação de um novo produto ou serviço.

Estratégias e benefícios

Após o alinhamento entre as áreas responsáveis, é preciso definir quais serão os objetivos a serem alcançados com as estratégias e transformá-los em planos de ação executáveis. 

Para isso, existem diversas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas, tudo a depender da adesão e do estilo de trabalho da equipe em questão. Alguns exemplos de atividades e boas práticas de endomarketing são: 

Melhorias no processo de comunicação interna: 

A comunicação interna vai muito além de um quadro de avisos ou e-mails periódicos enviados aos colaboradores. Uma comunicação efetiva baseia-se na transparência dos processos e atividades executadas pelas áreas, bem como nos resultados alcançados por elas. 

Portanto, ao melhorar a comunicação interna, o principal objetivo é criar um ambiente horizontal, onde todos os colaboradores podem obter uma visão total do processo, e entender o funcionamento de cada um das áreas. Para isso, podem ser realizadas reuniões periódicas, momentos de integração e ainda utilizar-se, também, dos quadros de avisos e e-mails institucionais.

Campanhas de incentivo:

As campanhas de incentivo são ações voltadas para aumentar o desempenho dos colaboradores em uma determinada função. Geralmente essas ações são voltadas para os funcionários da área de vendas ou outras áreas que tenham mais contato com o produto final. Em resumo, esta estratégia busca oferecer recompensas e premiações para aqueles que atingirem uma determinada meta. Para isso, muitas empresas utilizam-se de cartões presentes como forma de bonificação nesse modelo de campanha.

Para manter o colaborador engajado na campanha, é desenvolvido, entre outras atividades, um fluxo de e-mails marketing internos lembrando dos objetivos a serem cumpridos, bem como o tempo para concluir as ações.

Durante um determinado período de tempo, os colaboradores passam a competir entre si para alcançarem as metas. Para contabilizar a campanha, geralmente são utilizados rankings que demonstram a performance de cada um dos participantes e que podem ser acessados por todos eles. Dessa forma, os melhores classificados são contemplados com os cartões ou outras formas de reconhecimento.

Para isso, a empresa precisa planejar-se com antecedência, tanto devido à maior complexidade do projeto, que envolve vários setores, quanto pela necessidade de destinar um valor específico para a ação. 

Capacitações e treinamentos:

As capacitações e treinamentos, quando bem aplicados, possuem um papel de duplo benefício. Em outras palavras, além de colaborarem para uma estratégia de endomarketing, aumentando a satisfação do colaborador, também proporcionam uma melhora do rendimento e aumento dos resultados.

Esse fenômeno ocorre porque os resultados dos treinamentos impactam tanto a empresa quanto o próprio funcionário. Ao capacitar-se em idiomas estrangeiros, por exemplo, a empresa aumenta as possibilidades de uma expansão internacional, bem como facilita os processos de negociações estrangeiras e até mesmo a utilização de outras metodologias.

Por sua vez, o funcionário aprende novas competências que ajudarão em sua carreira na empresa, e também podem proporcionar experiências para a vida pessoal, como viagens e novas experiências culturais. Além disso, todo este resultado positivo aumenta a satisfação e também consolida a imagem de que este funcionário é valorizado por sua empresa.

Calendário institucional:

O calendário institucional nada mais é do que a organização de todos os eventos e ações que serão realizadas durante o ano. Por meio de um planejamento estratégico, é possível identificar quais as principais demandas da equipe, e colocá-las em prática por meio de palestras, treinamentos, eventos e confraternizações. 

Ao realizar o planejamento, é recomendável levar em consideração as datas comemorativas do mês e também os aniversários dos colaboradores de cada um dos times. Por meio desses eventos internos é possível melhorar a comunicação e o clima organizacional, promovendo eventos de baixa complexidade e alta efetividade.

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Pesquisa de satisfação:

Mesmo com diversas ações, os resultados ainda estão intimamente relacionados com a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, a melhor estratégia para medir esse índice é por meio da aplicação de pesquisas de satisfação. Essas podem ser aplicadas em reuniões, por meio de feedbacks, ou ainda em formulários objetivos e periódicos.

Os resultados obtidos nessas pesquisas podem conduzir quais os próximos planos estratégicos de endomarketing. Isso porque, todas as ações devem ser pensadas para as necessidades individuais dos colaboradores.


As ações descritas acima, ou outras estratégias adotadas pela organização, podem resultar em indicadores positivos ou negativos para a própria estratégia de endomarketing, ou para outros setores estratégicos da organização. Dessa forma, é preciso utilizar-se de indicadores numéricos ou gráficos para demonstrar essa noção de sucesso. Alguns indicadores que podem ser aplicados, e que representam resultados positivos são:

  • aumento da motivação dos colaboradores;
  • melhora do clima organizacional;
  • fortalecimento interno da marca;
  • aumento de produtividade;
  • participação ativa em eventos e capacitações.

Da mesma forma que as pesquisas de satisfação, esses indicadores de sucesso podem ser utilizados para nortear e planejar novas ações específicas para as equipes. Além disso, também são utilizados para quantificar a efetividade de cada um das ações, e podem ser utilizados como suporte para justificar novos eventos, treinamentos e até mesmo gastos orçamentários.

Calendário 2022 Lingopass

O Lingopass desenvolveu um calendário exclusivo para os gestores e colaboradores do departamento de RH utilizarem como guia para as ações de 2022. Por meio deste, a instituição poderá customizá-lo com as principais demandas internas e ainda contar com sugestões e dicas de ações para os colaboradores.

Sua elaboração foi pensada na demanda anual dos gestores e do setor de RH. Através deste os setores podem organizar as atividades diárias, semanais e anuais, tanto da empresa como dos seus funcionários, estabelecendo um plano de crescimento pessoal e estratégico. 

Além disso, ao longo de cada um dos meses, foram disponibilizadas sugestões de atividades internas temáticas para serem aplicadas na organização. O principal objetivo destas é melhorar o clima organizacional e colocar em pauta assuntos relevantes sobre o mercado e a sociedade. 

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Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

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