por
Lingopass
13.10.2022

IdeiaGov + Lingopass, um mundo de possibilidades

IdeiaGov: Conheça um mundo de inovações com o Lingopass


A área de inovação é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. No Brasil, não é diferente. Por aqui, a área tem se destacado nos últimos anos, com o surgimento de diversas startups e empresas inovadoras em diferentes setores. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que a inovação seja realmente a força motriz e impulsionadora de crescimento e progresso no cenário da economia brasileira.

Para que alcancemos todo o nosso potencial, fomentar iniciativas de geração de ideias que combinem os universos público e privado, oferecendo o melhor dos dois mundos, é fundamental. Afinal de contas, se o Estado tem um papel importante nessa história, o setor privado também tem um papel complementar a desempenhar. As empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo a criação de soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos.

E assim, as companhias podem se beneficiar ao investir em inovação, melhorando sua competitividade e ampliando seu escopo e participação no mercado. Já os serviços públicos, que são utilizados por todos nós, acabam por muitas vezes oferecer dificuldades para acessar coisas básicas no nosso dia a dia, como saúde, educação e transporte. Assim, havendo uma colaboração entre empresas e governo, teremos a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo no país para o desenvolvimento da área.

Isso inclui a promoção de eventos e programas de aceleração de startups, além de investimentos em educação e formação de novos empreendedores. Com a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação, é possível gerar uma cultura forte que trará benefícios para toda a sociedade. Seria perfeito se uma iniciativa exatamente como essa descrevemos existisse, não é mesmo? Pois ela já existe! E nós recentemente fomos selecionados como uma das empresas integrantes. Acredita?!

Conheça o IdeiaGov

Conheça o IdeiaGov, uma iniciativa governamental que busca estabelecer parcerias com startups, pequenas e médias empresas para desenvolver soluções tecnológicas que possam melhorar os serviços oferecidos pelo Estado, além de reduzir custos e otimizar processos, apoiando o desenvolvimento de soluções para desafios de interesse público, conectando atores do ecossistema e compartilhando conhecimento para gerar impacto positivo social. Desafios esses, comuns a outros governos no País, na América Latina e no mundo. Mapeamos as maiores problemáticas que podem vir a ser apoiadas pelo ecossistema de inovação, gerando melhoria nos serviços públicos e o desenvolvimento econômico.

O programa é liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Governo, com diversos parceiros do ecossistema para viabilizar o programa. Tem gerado um impacto positivo na vida dos brasileiros, visto que as soluções desenvolvidas a partir do IdeiaGov têm como foco melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, através de ideias inovadoras e inspiradoras. Dados do Ministério da Economia apontam que, em 2021, mais de 30 empresas foram selecionadas para desenvolver soluções em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Essas soluções, por sua vez, têm o potencial de facilitar o acesso da população a serviços públicos, tornando-os mais eficientes e ágeis.

Além dos benefícios diretos, as empresas também têm muito a ganhar com a participação nesta iniciativa. Ao colaborar com o setor público, elas têm a oportunidade de desenvolver soluções que atendam a demandas específicas do Estado, abrindo caminho para novos negócios e parcerias comerciais. Além disso, a participação no programa permite que as companhias tenham maior visibilidade no mercado e se posicionem como inovadoras e comprometidas com o desenvolvimento do país.

As frentes do programa

Conectar: Tem como objetivo aproximar pessoas em espaços físicos e digitais, resultando na conexão de uma sociedade com ações e soluções público-privadas. Conta com os programas residência do IdeiaGov e formação e gestão de comunidades.

Inovar: Tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento de organizações e a implementação de soluções inovadoras para resolver desafios públicos. Para isso, conta com o programa de inovação em governo e de aceleração de negócios de impacto social.

Compartilhar: Tem como objetivo difundir conhecimento, aprendizados, oportunidades e boas práticas de inovação para fomentar a inovação pública, contando com a organização de eventos e encontros públicos, difusão e gestão de conhecimento.

Transformando ideias em espaços físicos a serem ocupados por todos

E, falando em compartilhar, nada melhor do que um espaço físico, onde possamos fazer isso da melhor maneira possível: bem de pertinho. Não é? Por isso, através da frente de compartilhamento, o projeto também conta com mais de mil metros quadrados em espaços físicos. Incluindo um coworking, que nada mais é do que um espaço de trabalho idealizado para conectar diferentes pessoas interessadas em inovação em governo – instituições, empresas, startups, negócios de impacto social, gestores públicos, parceiros e investidores. Seu principal objetivo é oferecer um ambiente estimulante para desenvolver e disseminar conteúdos e realizar trocas e conexões através de cursos, workshops, palestras, eventos e vivência em nosso espaço compartilhado.

Juntos, os colaboradores que fazem tudo acontecer nas empresas participantes do programa, formam uma incrível rede colaborativa que incentiva pessoas com um mesmo propósito: inovação na administração pública. E é assim que um simples cafezinho pode se transformar em ideias grandiosas. Nos últimos meses, já foram +90 horas de trocas, conversas e bate-papos, com +80 especialistas que compartilharam suas experiências, com +1000 pessoas presentes ao longo do tempo. Incrível, não é?

Nós

Alexandrine Brami, CEO & Co-Founder destaca a importância do empresariado brasileiro ser um modelo exemplar para disseminar melhores práticas, desde a imagem veiculada na mídia até no recrutamento e desenvolvimento dos recursos humanos. Confira a fala íntegra depoimento:

‘’Do lado pessoal, me engajei cedo no Brasil na defesa da causa das mulheres: se a causa avançou nos últimos anos, temos um longo caminho ainda a percorrer e o empresariado brasileiro deve ser um modelo exemplar para disseminar melhores práticas, da imagem veiculada na mídia até no recrutamento e desenvolvimento de seu recurso humano’’.

Sendo assim, o fator humano e diverso sempre foi um dos pilares centrais do Lingopass desde a sua fundação.

Falando dos sócios: são 4 sócios-fundadores, duas mulheres e dois homens, todos apaixonados pela educação e com muitos anos de experiência na área de educação online, mas com perfis de personalidades e habilidades muito complementares. Um complementando o outro e vendo nas iferenças uma força.

Já falando dos nossos alunos: 52% de nossos 4000 alunos são mulheres que entenderam a importância dos idiomas como fator de diferenciação e de ascensão social no mercado de trabalho. Seja para ser admitida como estagiária, para negociar um salário melhor como jovem graduada ou para subir na hierarquia mais rapidamente. Não as escolhemos, mas com certeza o fato de sermos uma empresa aberta à diversidade gerou um ambiente acolhedor até mesmo em salas de aulas.

E em se tratando do nosso time: 55% são mulheres, sendo 30% em posição de liderança.

Também por isso, em 2022 fomos agraciados com a Women’s Business Enterprise (WBE), certificação da WEConnect International, que opera no Brasil desde 2015. É a única organização no país que oferece a certificação “Empresa de Mulher” (Women-Owned), processo que avalia e formaliza se uma empresa pertence a uma ou mais mulheres em pelo menos 51%, de acordo ao padrão universal reconhecido pelas equipes de compras das principais corporações globais. O selo garante às empresas multinacionais e potenciais compradores que os bens ou serviços que estão adquirindo são de uma empresa que pertence a mulheres e cumpre com os padrões universais para ser certificada como tal.

A organização oferece, além da certificação, uma variedade de ferramentas para alavancar o sucesso das mulheres empresárias, capacitando e preparando, para que sejam mais competitivas e aumentem suas perspectivas de negócios com grandes multinacionais. Por meio de eventos, rodadas de negócios e uma rede global de empresas de mulheres em mais de 100 países, a WEConnect International promove o crescimento de empresas de mulheres com ferramentas e oportunidades concretas de acesso à mercados.

Inspirar para sermos inspirados…

Como integrantes do IdeiaGov, esperamos gerar discussões fundamentais para a construção da sociedade brasileira que queremos construir, fomentando ideias diversas e com ampla participação feminina, fazendo ecoar as diversas vozes que compõem o que nóssomos e queremos ser. Mais do que tudo, queremos inspirar e ser inspirados, gerando resultados reais satisfatórios no campo da inovação e empreendedorismo no país.

Além disso, uma das nossas grandes expectativas é que, por meio desse processo, possamos ampliar o diálogo entre diferentes setores e promover a troca de experiências e boas práticas. Acreditamos também que fazer parte desse time nos permitirá fortalecer nossa capacidade de liderança e de trabalho em equipe, desenvolvendo novas habilidades e competências que poderão ser aplicadas em diversos outros contextos.

E você, quer ficar por dentro de mais acontecimentos inspiradores como este? Confira em nosso blog!

IdeiaGov + Lingopass, um mundo de possibilidades

por
Lingopass
13.10.2022
Tempo de leitura:

IdeiaGov: Conheça um mundo de inovações com o Lingopass


A área de inovação é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. No Brasil, não é diferente. Por aqui, a área tem se destacado nos últimos anos, com o surgimento de diversas startups e empresas inovadoras em diferentes setores. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que a inovação seja realmente a força motriz e impulsionadora de crescimento e progresso no cenário da economia brasileira.

Para que alcancemos todo o nosso potencial, fomentar iniciativas de geração de ideias que combinem os universos público e privado, oferecendo o melhor dos dois mundos, é fundamental. Afinal de contas, se o Estado tem um papel importante nessa história, o setor privado também tem um papel complementar a desempenhar. As empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo a criação de soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos.

E assim, as companhias podem se beneficiar ao investir em inovação, melhorando sua competitividade e ampliando seu escopo e participação no mercado. Já os serviços públicos, que são utilizados por todos nós, acabam por muitas vezes oferecer dificuldades para acessar coisas básicas no nosso dia a dia, como saúde, educação e transporte. Assim, havendo uma colaboração entre empresas e governo, teremos a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo no país para o desenvolvimento da área.

Isso inclui a promoção de eventos e programas de aceleração de startups, além de investimentos em educação e formação de novos empreendedores. Com a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação, é possível gerar uma cultura forte que trará benefícios para toda a sociedade. Seria perfeito se uma iniciativa exatamente como essa descrevemos existisse, não é mesmo? Pois ela já existe! E nós recentemente fomos selecionados como uma das empresas integrantes. Acredita?!

Conheça o IdeiaGov

Conheça o IdeiaGov, uma iniciativa governamental que busca estabelecer parcerias com startups, pequenas e médias empresas para desenvolver soluções tecnológicas que possam melhorar os serviços oferecidos pelo Estado, além de reduzir custos e otimizar processos, apoiando o desenvolvimento de soluções para desafios de interesse público, conectando atores do ecossistema e compartilhando conhecimento para gerar impacto positivo social. Desafios esses, comuns a outros governos no País, na América Latina e no mundo. Mapeamos as maiores problemáticas que podem vir a ser apoiadas pelo ecossistema de inovação, gerando melhoria nos serviços públicos e o desenvolvimento econômico.

O programa é liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Governo, com diversos parceiros do ecossistema para viabilizar o programa. Tem gerado um impacto positivo na vida dos brasileiros, visto que as soluções desenvolvidas a partir do IdeiaGov têm como foco melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, através de ideias inovadoras e inspiradoras. Dados do Ministério da Economia apontam que, em 2021, mais de 30 empresas foram selecionadas para desenvolver soluções em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Essas soluções, por sua vez, têm o potencial de facilitar o acesso da população a serviços públicos, tornando-os mais eficientes e ágeis.

Além dos benefícios diretos, as empresas também têm muito a ganhar com a participação nesta iniciativa. Ao colaborar com o setor público, elas têm a oportunidade de desenvolver soluções que atendam a demandas específicas do Estado, abrindo caminho para novos negócios e parcerias comerciais. Além disso, a participação no programa permite que as companhias tenham maior visibilidade no mercado e se posicionem como inovadoras e comprometidas com o desenvolvimento do país.

As frentes do programa

Conectar: Tem como objetivo aproximar pessoas em espaços físicos e digitais, resultando na conexão de uma sociedade com ações e soluções público-privadas. Conta com os programas residência do IdeiaGov e formação e gestão de comunidades.

Inovar: Tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento de organizações e a implementação de soluções inovadoras para resolver desafios públicos. Para isso, conta com o programa de inovação em governo e de aceleração de negócios de impacto social.

Compartilhar: Tem como objetivo difundir conhecimento, aprendizados, oportunidades e boas práticas de inovação para fomentar a inovação pública, contando com a organização de eventos e encontros públicos, difusão e gestão de conhecimento.

Transformando ideias em espaços físicos a serem ocupados por todos

E, falando em compartilhar, nada melhor do que um espaço físico, onde possamos fazer isso da melhor maneira possível: bem de pertinho. Não é? Por isso, através da frente de compartilhamento, o projeto também conta com mais de mil metros quadrados em espaços físicos. Incluindo um coworking, que nada mais é do que um espaço de trabalho idealizado para conectar diferentes pessoas interessadas em inovação em governo – instituições, empresas, startups, negócios de impacto social, gestores públicos, parceiros e investidores. Seu principal objetivo é oferecer um ambiente estimulante para desenvolver e disseminar conteúdos e realizar trocas e conexões através de cursos, workshops, palestras, eventos e vivência em nosso espaço compartilhado.

Juntos, os colaboradores que fazem tudo acontecer nas empresas participantes do programa, formam uma incrível rede colaborativa que incentiva pessoas com um mesmo propósito: inovação na administração pública. E é assim que um simples cafezinho pode se transformar em ideias grandiosas. Nos últimos meses, já foram +90 horas de trocas, conversas e bate-papos, com +80 especialistas que compartilharam suas experiências, com +1000 pessoas presentes ao longo do tempo. Incrível, não é?

Nós

Alexandrine Brami, CEO & Co-Founder destaca a importância do empresariado brasileiro ser um modelo exemplar para disseminar melhores práticas, desde a imagem veiculada na mídia até no recrutamento e desenvolvimento dos recursos humanos. Confira a fala íntegra depoimento:

‘’Do lado pessoal, me engajei cedo no Brasil na defesa da causa das mulheres: se a causa avançou nos últimos anos, temos um longo caminho ainda a percorrer e o empresariado brasileiro deve ser um modelo exemplar para disseminar melhores práticas, da imagem veiculada na mídia até no recrutamento e desenvolvimento de seu recurso humano’’.

Sendo assim, o fator humano e diverso sempre foi um dos pilares centrais do Lingopass desde a sua fundação.

Falando dos sócios: são 4 sócios-fundadores, duas mulheres e dois homens, todos apaixonados pela educação e com muitos anos de experiência na área de educação online, mas com perfis de personalidades e habilidades muito complementares. Um complementando o outro e vendo nas iferenças uma força.

Já falando dos nossos alunos: 52% de nossos 4000 alunos são mulheres que entenderam a importância dos idiomas como fator de diferenciação e de ascensão social no mercado de trabalho. Seja para ser admitida como estagiária, para negociar um salário melhor como jovem graduada ou para subir na hierarquia mais rapidamente. Não as escolhemos, mas com certeza o fato de sermos uma empresa aberta à diversidade gerou um ambiente acolhedor até mesmo em salas de aulas.

E em se tratando do nosso time: 55% são mulheres, sendo 30% em posição de liderança.

Também por isso, em 2022 fomos agraciados com a Women’s Business Enterprise (WBE), certificação da WEConnect International, que opera no Brasil desde 2015. É a única organização no país que oferece a certificação “Empresa de Mulher” (Women-Owned), processo que avalia e formaliza se uma empresa pertence a uma ou mais mulheres em pelo menos 51%, de acordo ao padrão universal reconhecido pelas equipes de compras das principais corporações globais. O selo garante às empresas multinacionais e potenciais compradores que os bens ou serviços que estão adquirindo são de uma empresa que pertence a mulheres e cumpre com os padrões universais para ser certificada como tal.

A organização oferece, além da certificação, uma variedade de ferramentas para alavancar o sucesso das mulheres empresárias, capacitando e preparando, para que sejam mais competitivas e aumentem suas perspectivas de negócios com grandes multinacionais. Por meio de eventos, rodadas de negócios e uma rede global de empresas de mulheres em mais de 100 países, a WEConnect International promove o crescimento de empresas de mulheres com ferramentas e oportunidades concretas de acesso à mercados.

Inspirar para sermos inspirados…

Como integrantes do IdeiaGov, esperamos gerar discussões fundamentais para a construção da sociedade brasileira que queremos construir, fomentando ideias diversas e com ampla participação feminina, fazendo ecoar as diversas vozes que compõem o que nóssomos e queremos ser. Mais do que tudo, queremos inspirar e ser inspirados, gerando resultados reais satisfatórios no campo da inovação e empreendedorismo no país.

Além disso, uma das nossas grandes expectativas é que, por meio desse processo, possamos ampliar o diálogo entre diferentes setores e promover a troca de experiências e boas práticas. Acreditamos também que fazer parte desse time nos permitirá fortalecer nossa capacidade de liderança e de trabalho em equipe, desenvolvendo novas habilidades e competências que poderão ser aplicadas em diversos outros contextos.

E você, quer ficar por dentro de mais acontecimentos inspiradores como este? Confira em nosso blog!

Ver também:
10.5.24
Monin e Lingopass: parceria inovadora para capacitação de bartenders no Brasil
17.4.24
DroneShow 2024: A maior feira de drones da américa latina chega a São Paulo!
16.4.24
Monin inaugura fábrica em Itu para expandir presença na América Latina
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade