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por
Lingopass
16.5.2022

Geração Z no mercado de trabalho

Quem é a Geração Z?

Marcada por jovens revolucionários, que nasceram em meio a tecnologia, a geração Z é a definição para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.  

Por se tratar da mais nova geração no mercado de trabalho, diversos estudos estão sendo realizados sobre como é o comportamento dessa geração em relação ao trabalho e à carreira.

A geração Z é conectada, inovadora, criativa, empreendedora, crítica, multitarefa e aberta às mudanças. Além disso, valorizam experiências de impacto e são conscientes sobre responsabilidade social e ambiental. Frequentemente se dedicam a atividades paralelas, como trabalho voluntário ou work-exchange em plataformas como a Worldpackers e Workaway.

No mercado de trabalho

Diferente de outras gerações, como os millennials ou os baby-boomers, por exemplo, a geração Z gosta de flexibilidade no ambiente de trabalho, contesta o modelo tradicional de hierarquia e busca por um emprego com propósito, preferindo estar em uma atividade alinhada com os seus valores. Fazendo com que não coloque o salário na sua lista de prioridades.

Por terem nascido e crescido em meio à tecnologia, são marcados pela habilidade multitarefas e acreditam que o ideal para o crescimento profissional é a busca por novas experiências, fazendo com que não fiquem muito tempo presos na mesma empresa, por exemplo.

Dessa forma, os indivíduos da geração Z têm alta rotatividade no mercado de trabalho. Especialmente por serem impacientes, proativos e desejarem uma rápida progressão na carreira. Ao mesmo tempo, a qualidade de vida e projetos pessoais, para eles, também são de fundamental importância. Como dito anteriormente, seu alvo principal não é o dinheiro, mas ter uma vida pessoal e profissional condizente com valores que professam e sentir que estão contribuindo para construir uma sociedade melhor. Para eles, as empresas devem ser éticas e acessíveis.

E acredite: o esforço pode valer muito a pena. As marcas que se conectam com a Geração Z terão uma oportunidade média de crescimento de receita 14 vezes maior do que outras gerações, de acordo com a Information Resources.

O desafio: conquistar

Se o pagamento em si não chama a atenção da geração Z, de que forma conquistá-los?

  • Flexibilidade: O controle próximo e constante de cada tarefa não agrada essa geração. Uma maneira de ser flexível é focar na produtividade e na qualidade mais do que em burocracias, como registro de ponto. Nesse sentido, o trabalho remoto também tem a preferência dessa turma.
  • Feedforward: Diferente do feedback, o feedforward tem o objetivo de proporcionar o autoconhecimento, alinhar, desenvolver e engajar o profissional,  baseado em três pilares: presente, futuro e positividade.
  • Engaje: Se interesse por aquilo que o colaborador se interessa. Engaje com ele. Ofereça oportunidade de crescimento, independente da área. Seja um curso profissionalizante, um curso de idiomas, um livro ou material de apoio ou mesmo uma oportunidade de conhecer seus interesses e hobbies mais a fundo.  

Como capacitar?

De acordo com pesquisa realizada por especialistas em entrevista para a CNN Brasil, a geração Z busca, também, um pacote de benefícios personalizados e possibilidade de aprender e crescer dentro da empresa. Nesse sentido, gerar valor e fortalecer a cultura da companhia, é algo que pode ser uma boa estratégia.

Na prática: a possibilidade de o colaborador realizar um curso de idiomas à sua escolha, de forma online, quando e de onde quiser, pode ser uma boa opção. Que tal marcar um bate-papo com a gente e conhecer os planos disponíveis?

Geração Z no mercado de trabalho

por
Lingopass
16.5.2022
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Quem é a Geração Z?

Marcada por jovens revolucionários, que nasceram em meio a tecnologia, a geração Z é a definição para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.  

Por se tratar da mais nova geração no mercado de trabalho, diversos estudos estão sendo realizados sobre como é o comportamento dessa geração em relação ao trabalho e à carreira.

A geração Z é conectada, inovadora, criativa, empreendedora, crítica, multitarefa e aberta às mudanças. Além disso, valorizam experiências de impacto e são conscientes sobre responsabilidade social e ambiental. Frequentemente se dedicam a atividades paralelas, como trabalho voluntário ou work-exchange em plataformas como a Worldpackers e Workaway.

No mercado de trabalho

Diferente de outras gerações, como os millennials ou os baby-boomers, por exemplo, a geração Z gosta de flexibilidade no ambiente de trabalho, contesta o modelo tradicional de hierarquia e busca por um emprego com propósito, preferindo estar em uma atividade alinhada com os seus valores. Fazendo com que não coloque o salário na sua lista de prioridades.

Por terem nascido e crescido em meio à tecnologia, são marcados pela habilidade multitarefas e acreditam que o ideal para o crescimento profissional é a busca por novas experiências, fazendo com que não fiquem muito tempo presos na mesma empresa, por exemplo.

Dessa forma, os indivíduos da geração Z têm alta rotatividade no mercado de trabalho. Especialmente por serem impacientes, proativos e desejarem uma rápida progressão na carreira. Ao mesmo tempo, a qualidade de vida e projetos pessoais, para eles, também são de fundamental importância. Como dito anteriormente, seu alvo principal não é o dinheiro, mas ter uma vida pessoal e profissional condizente com valores que professam e sentir que estão contribuindo para construir uma sociedade melhor. Para eles, as empresas devem ser éticas e acessíveis.

E acredite: o esforço pode valer muito a pena. As marcas que se conectam com a Geração Z terão uma oportunidade média de crescimento de receita 14 vezes maior do que outras gerações, de acordo com a Information Resources.

O desafio: conquistar

Se o pagamento em si não chama a atenção da geração Z, de que forma conquistá-los?

  • Flexibilidade: O controle próximo e constante de cada tarefa não agrada essa geração. Uma maneira de ser flexível é focar na produtividade e na qualidade mais do que em burocracias, como registro de ponto. Nesse sentido, o trabalho remoto também tem a preferência dessa turma.
  • Feedforward: Diferente do feedback, o feedforward tem o objetivo de proporcionar o autoconhecimento, alinhar, desenvolver e engajar o profissional,  baseado em três pilares: presente, futuro e positividade.
  • Engaje: Se interesse por aquilo que o colaborador se interessa. Engaje com ele. Ofereça oportunidade de crescimento, independente da área. Seja um curso profissionalizante, um curso de idiomas, um livro ou material de apoio ou mesmo uma oportunidade de conhecer seus interesses e hobbies mais a fundo.  

Como capacitar?

De acordo com pesquisa realizada por especialistas em entrevista para a CNN Brasil, a geração Z busca, também, um pacote de benefícios personalizados e possibilidade de aprender e crescer dentro da empresa. Nesse sentido, gerar valor e fortalecer a cultura da companhia, é algo que pode ser uma boa estratégia.

Na prática: a possibilidade de o colaborador realizar um curso de idiomas à sua escolha, de forma online, quando e de onde quiser, pode ser uma boa opção. Que tal marcar um bate-papo com a gente e conhecer os planos disponíveis?

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