por
Lingopass
9.11.2022

Educação 4.0: Quais os impactos, benefícios e novas tendências

Compreenda o que é a Educação 4.0 e a sua importância nos dias atuais

O mundo está em constante mudança com novas tecnologias surgindo de maneira cada vez mais acelerada e disruptiva. Porém, apesar de tamanho desenvolvimento tecnológico e industrial, o modelo de ensino utilizado ainda é o mesmo de séculos anteriores. Essa estagnação do ensino faz com que ele se torne cada vez menos efetivo. A educação 4.0 propõe uma revolução nos processos de educação e uma correção desse sistema arcaico que utilizamos até hoje.

Continue lendo para descobrir como funciona a indústria 4.0 e seus impactos na educação

Afinal, o que é a Educação 4.0?

A educação 4.0 é um processo de evolução na educação. O termo é uma alusão à indústria 4.0. Tanto essa revolução industrial quanto educacional que estamos passando agora são baseadas no desenvolvimento tecnológico e protagonismo das máquinas e inteligência artificial aplicadas ao dia a dia.

Essa inovação que permite maior autonomia, estimula o pensamento criativo, e proporciona uma participação mais ativa dos alunos em seu processo de aprendizagem é uma grande evolução nos modelos de ensino.

Os fundamentos da Educação 4.0

Esse processo revolucionário é baseado em 4 pilares teórico tecnológicos que sustentam esse modelo de ensino. São eles:

  • Modelo Sistêmico – Avaliação do atual contexto e moldar estratégias e metas para consolidar um plano de inovação.
  • Mudança do senso comum – Reavaliação das teorias educacionais e impor bases científicas para criar uma base concreta e efetiva.
  • Engenharia e gestão do conhecimento – Análise individual das habilidades de cada aluno e capacidades a serem desenvolvidas.
  • Cibercultura – Forte utilização de tecnologias e máquinas que facilitam e impulsionam o aprendizado do aluno. Contato constante com o mundo dos computadores. 

Como funciona?

Esse processo funciona a partir da forte inserção da tecnologia nos modelos de educação e no dia a dia dos estudantes. A educação 4.0 depende também de um grande processo de letramento digital, ou seja, o uso de processos que permitem que os estudantes dominem essas tecnologias que estarão bastante presentes.

O processo também insere nos métodos de ensino metodologias ativas e aulas diversificadas, deixando o velho padrão de ensino.

Principais metodologias aplicadas

A educação 4.0 aposta em 4 grandes metodologias ativas que são aplicadas em seu desenvolvimento, sendo elas:

Ensino Híbrido

Consiste na hibridização do ensino entre ambientes presenciais e digitais.

Cultura Maker

Conta com uma maior autonomia do estudante para conduzir seu aprendizado, o aluno passa a ser protagonista e não apenas receptor de conteúdos.

Aprendizado baseado em projetos

É uma metodologia que estimula o pensamento criativo a partir do desenvolvimento de projetos por parte dos alunos.

STEAM e STEAM

Inclui o ensino de programação e robótica, investimento em capacidades características da indústria 4.0.

Como a Educação 4.0 se relaciona com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)?

Quando falamos em educação 4.0, a primeira preocupação que surge para os gestores e educadores é se esse modelo é compatível com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) imposta pelo Ministério da Educação (MEC). Porém isso não é um motivo de preocupação, pois sim, a educação 4.0 está completamente dentro dos parâmetros requisitados pela BNCC e pelo MEC.

O modelo de ensino 4.0 está totalmente alinhado com o MEC e com a BNCC. Esse modelo segue por completo as diretrizes impostas à educação brasileira. Não há alteração nas disciplinas que são aplicadas aos alunos. Elas apenas são aplicadas de maneira mais efetiva e de modo a permitir um desenvolvimento mais amplo dos alunos.

A educação 4.0 também permite que o aluno desenvolva não apenas competências acadêmicas, mas também habilidades pessoais como autonomia, criatividade, espírito colaborativo e de liderança.

A educação 4.0 permite um desenvolvimento amplo e completo dentro e fora das salas de aula e permite um preparo muito mais qualificado para os vestibulares e para a inserção no mercado de trabalho. O aluno se torna preparado não apenas no âmbito acadêmico, como também no âmbito pessoal.

Vantagens da educação 4.0

Essa nova forma de educar e preparar os jovens para a academia, para o mercado de trabalho e para a sociedade de maneira mais completa ao desenvolver habilidades socioeconômicas traz diversos benefícios a todos os agentes desse ecossistema educacional. A ideia é que a escola se torne um ambiente de desenvolvimento integral, e é por isso que essa revolução educacional se apresenta como uma ruptura tão vantajosa, pois ela oferece vantagens como:

A democratização da educação

A educação 4.0, como já foi mencionado nesse artigo, segue alguns preceitos semelhantes ao da indústria 4.0. Essa ideia de revolução no mecanismo de ensino propõe uma grande transformação nos atuais sistemas de ensino e mudanças graves em diversos pontos. Essas novas mudanças em diversos mecanismos da educação é o que irá acelerar o processo de transformação e aceleração da educação que conhecemos.

A educação 4.0 se apresenta como um modelo mais acessível, democratizando a educação dentro das salas de aula. Esse método de desenvolvimento dos alunos permite que cada um se desenvolva individualmente ao seu máximo, assim as diferentes habilidades e inteligências passam a ter as mesmas oportunidades. A educação 4.0 amplia os horizontes dos alunos.

Uma nova abordagem de aprendizagem que se adapta às novas realidades

A educação 4.0 permite uma educação individual mais personalizada, evitando com que alguns alunos tenham uma boa evolução dentro da sala de aula enquanto outros fiquem esquecidos e sejam atropelados pelo conteúdo encaixotado que é passado de maneira abrupta aos alunos dentro da sala de aula. É fato que cada aluno se desenvolve em um ritmo diferente, de acordo com suas habilidades e aptidões. O ensino 4.0 permite que os alunos não sejam atropelados pelos conteúdos, mas que realmente se desenvolvam em todas as áreas de maneira personalizada e individual.

Prepara os alunos para o mercado em constante evolução

A educação 4.0 estimula o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, trabalhando esses pontos de forma a preparar o aluno não apenas para vestibulares, mas também para o mercado de trabalho através do desenvolvimento dessas competências. Essa aproximação que a educação 4.0 tem com o mundo digital permite também que o aluno se prepare para as demandas do novo mercado, que está cada vez mais atrás de talentos nas áreas de tecnologia das máquinas.

Maior interação entre o aluno e o professor

O velho sistema de ensino, que infelizmente ainda é aplicado dentro das salas de aula, se resume à figura do professor passando o conteúdo para que os alunos apenas absorvam, mesmo que às vezes eles só decorem os assuntos sem realmente internalizar o conhecimento. Esse sistema falho que acaba sempre deixando os alunos no papel de simples receptor das informações faz com que o aluno muitas vezes seja deixado para trás no aprendizado, pois não teve uma boa compreensão do conteúdo.

A educação 4.0 propõe que o aluno, além de assumir o protagonismo de seu desenvolvimento dentro da sala de aula, também mantenha boas e constantes interações com seus professores, que por sua vez passam a ter papel de tutores e direcionadores do desenvolvimento do aluno.

Corpo docente mais qualificado

A educação 4.0 não estimula apenas os alunos, mas também os professores e demais envolvidos no processo de educação a desenvolverem novas competências. As novas dinâmicas que essa revolução propõe faz com que os professores também tenham que evoluir e aprender técnicas mais efetivas para seu autodesenvolvimento.  

Os principais desafios da educação 4.0

Por ser uma ideia revolucionária e que propõe mudanças bruscas, a educação 4.0 sofre com algumas dificuldades como:

  •  Dificuldade de adaptação nos primeiros instantes por parte dos alunos;
  •  Dificuldade quanto a implementação das tecnologias e infraestrutura necessárias;
  •  Resistência por parte de pais e professores.

O que esperar da escola do século 21?

Por envolver diversos agentes como alunos, pais, professores e especialistas de ensino, essa revolução tende a ser feita de maneira gradual. A educação 4.0 irá permitir escolas mais desenvolvidas e um mercado de trabalho nacional mais forte e qualificado. A escola 4.0 pode ser a base de um grande processo de desenvolvimento de nossas instituições de ensino e da nossa sociedade como um todo.

Agora que você sabe mais sobre a educação 4.0, venha conhecer o Lingopass! Com sede em São Paulo e alcance internacional, o Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível 24/7, une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, a grande dor do segmento.

Educação 4.0: Quais os impactos, benefícios e novas tendências

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Lingopass
9.11.2022
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Compreenda o que é a Educação 4.0 e a sua importância nos dias atuais

O mundo está em constante mudança com novas tecnologias surgindo de maneira cada vez mais acelerada e disruptiva. Porém, apesar de tamanho desenvolvimento tecnológico e industrial, o modelo de ensino utilizado ainda é o mesmo de séculos anteriores. Essa estagnação do ensino faz com que ele se torne cada vez menos efetivo. A educação 4.0 propõe uma revolução nos processos de educação e uma correção desse sistema arcaico que utilizamos até hoje.

Continue lendo para descobrir como funciona a indústria 4.0 e seus impactos na educação

Afinal, o que é a Educação 4.0?

A educação 4.0 é um processo de evolução na educação. O termo é uma alusão à indústria 4.0. Tanto essa revolução industrial quanto educacional que estamos passando agora são baseadas no desenvolvimento tecnológico e protagonismo das máquinas e inteligência artificial aplicadas ao dia a dia.

Essa inovação que permite maior autonomia, estimula o pensamento criativo, e proporciona uma participação mais ativa dos alunos em seu processo de aprendizagem é uma grande evolução nos modelos de ensino.

Os fundamentos da Educação 4.0

Esse processo revolucionário é baseado em 4 pilares teórico tecnológicos que sustentam esse modelo de ensino. São eles:

  • Modelo Sistêmico – Avaliação do atual contexto e moldar estratégias e metas para consolidar um plano de inovação.
  • Mudança do senso comum – Reavaliação das teorias educacionais e impor bases científicas para criar uma base concreta e efetiva.
  • Engenharia e gestão do conhecimento – Análise individual das habilidades de cada aluno e capacidades a serem desenvolvidas.
  • Cibercultura – Forte utilização de tecnologias e máquinas que facilitam e impulsionam o aprendizado do aluno. Contato constante com o mundo dos computadores. 

Como funciona?

Esse processo funciona a partir da forte inserção da tecnologia nos modelos de educação e no dia a dia dos estudantes. A educação 4.0 depende também de um grande processo de letramento digital, ou seja, o uso de processos que permitem que os estudantes dominem essas tecnologias que estarão bastante presentes.

O processo também insere nos métodos de ensino metodologias ativas e aulas diversificadas, deixando o velho padrão de ensino.

Principais metodologias aplicadas

A educação 4.0 aposta em 4 grandes metodologias ativas que são aplicadas em seu desenvolvimento, sendo elas:

Ensino Híbrido

Consiste na hibridização do ensino entre ambientes presenciais e digitais.

Cultura Maker

Conta com uma maior autonomia do estudante para conduzir seu aprendizado, o aluno passa a ser protagonista e não apenas receptor de conteúdos.

Aprendizado baseado em projetos

É uma metodologia que estimula o pensamento criativo a partir do desenvolvimento de projetos por parte dos alunos.

STEAM e STEAM

Inclui o ensino de programação e robótica, investimento em capacidades características da indústria 4.0.

Como a Educação 4.0 se relaciona com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)?

Quando falamos em educação 4.0, a primeira preocupação que surge para os gestores e educadores é se esse modelo é compatível com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) imposta pelo Ministério da Educação (MEC). Porém isso não é um motivo de preocupação, pois sim, a educação 4.0 está completamente dentro dos parâmetros requisitados pela BNCC e pelo MEC.

O modelo de ensino 4.0 está totalmente alinhado com o MEC e com a BNCC. Esse modelo segue por completo as diretrizes impostas à educação brasileira. Não há alteração nas disciplinas que são aplicadas aos alunos. Elas apenas são aplicadas de maneira mais efetiva e de modo a permitir um desenvolvimento mais amplo dos alunos.

A educação 4.0 também permite que o aluno desenvolva não apenas competências acadêmicas, mas também habilidades pessoais como autonomia, criatividade, espírito colaborativo e de liderança.

A educação 4.0 permite um desenvolvimento amplo e completo dentro e fora das salas de aula e permite um preparo muito mais qualificado para os vestibulares e para a inserção no mercado de trabalho. O aluno se torna preparado não apenas no âmbito acadêmico, como também no âmbito pessoal.

Vantagens da educação 4.0

Essa nova forma de educar e preparar os jovens para a academia, para o mercado de trabalho e para a sociedade de maneira mais completa ao desenvolver habilidades socioeconômicas traz diversos benefícios a todos os agentes desse ecossistema educacional. A ideia é que a escola se torne um ambiente de desenvolvimento integral, e é por isso que essa revolução educacional se apresenta como uma ruptura tão vantajosa, pois ela oferece vantagens como:

A democratização da educação

A educação 4.0, como já foi mencionado nesse artigo, segue alguns preceitos semelhantes ao da indústria 4.0. Essa ideia de revolução no mecanismo de ensino propõe uma grande transformação nos atuais sistemas de ensino e mudanças graves em diversos pontos. Essas novas mudanças em diversos mecanismos da educação é o que irá acelerar o processo de transformação e aceleração da educação que conhecemos.

A educação 4.0 se apresenta como um modelo mais acessível, democratizando a educação dentro das salas de aula. Esse método de desenvolvimento dos alunos permite que cada um se desenvolva individualmente ao seu máximo, assim as diferentes habilidades e inteligências passam a ter as mesmas oportunidades. A educação 4.0 amplia os horizontes dos alunos.

Uma nova abordagem de aprendizagem que se adapta às novas realidades

A educação 4.0 permite uma educação individual mais personalizada, evitando com que alguns alunos tenham uma boa evolução dentro da sala de aula enquanto outros fiquem esquecidos e sejam atropelados pelo conteúdo encaixotado que é passado de maneira abrupta aos alunos dentro da sala de aula. É fato que cada aluno se desenvolve em um ritmo diferente, de acordo com suas habilidades e aptidões. O ensino 4.0 permite que os alunos não sejam atropelados pelos conteúdos, mas que realmente se desenvolvam em todas as áreas de maneira personalizada e individual.

Prepara os alunos para o mercado em constante evolução

A educação 4.0 estimula o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, trabalhando esses pontos de forma a preparar o aluno não apenas para vestibulares, mas também para o mercado de trabalho através do desenvolvimento dessas competências. Essa aproximação que a educação 4.0 tem com o mundo digital permite também que o aluno se prepare para as demandas do novo mercado, que está cada vez mais atrás de talentos nas áreas de tecnologia das máquinas.

Maior interação entre o aluno e o professor

O velho sistema de ensino, que infelizmente ainda é aplicado dentro das salas de aula, se resume à figura do professor passando o conteúdo para que os alunos apenas absorvam, mesmo que às vezes eles só decorem os assuntos sem realmente internalizar o conhecimento. Esse sistema falho que acaba sempre deixando os alunos no papel de simples receptor das informações faz com que o aluno muitas vezes seja deixado para trás no aprendizado, pois não teve uma boa compreensão do conteúdo.

A educação 4.0 propõe que o aluno, além de assumir o protagonismo de seu desenvolvimento dentro da sala de aula, também mantenha boas e constantes interações com seus professores, que por sua vez passam a ter papel de tutores e direcionadores do desenvolvimento do aluno.

Corpo docente mais qualificado

A educação 4.0 não estimula apenas os alunos, mas também os professores e demais envolvidos no processo de educação a desenvolverem novas competências. As novas dinâmicas que essa revolução propõe faz com que os professores também tenham que evoluir e aprender técnicas mais efetivas para seu autodesenvolvimento.  

Os principais desafios da educação 4.0

Por ser uma ideia revolucionária e que propõe mudanças bruscas, a educação 4.0 sofre com algumas dificuldades como:

  •  Dificuldade de adaptação nos primeiros instantes por parte dos alunos;
  •  Dificuldade quanto a implementação das tecnologias e infraestrutura necessárias;
  •  Resistência por parte de pais e professores.

O que esperar da escola do século 21?

Por envolver diversos agentes como alunos, pais, professores e especialistas de ensino, essa revolução tende a ser feita de maneira gradual. A educação 4.0 irá permitir escolas mais desenvolvidas e um mercado de trabalho nacional mais forte e qualificado. A escola 4.0 pode ser a base de um grande processo de desenvolvimento de nossas instituições de ensino e da nossa sociedade como um todo.

Agora que você sabe mais sobre a educação 4.0, venha conhecer o Lingopass! Com sede em São Paulo e alcance internacional, o Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível 24/7, une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, a grande dor do segmento.

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