por
Lingopass
17.3.2023

RH Digital: Entenda a importância de implementar novas tecnologias nos processos.

Entenda o que é o RH Digital e as tendências para o futuro do RH

A aplicação de tecnologias inovadoras nas empresas é uma prática constante para otimizar a eficiência e controle dos processos. No que se refere à gestão de recursos humanos, essa realidade não é diferente e o RH Digital se apresenta como uma forte tendência para tornar a administração de pessoas mais ágil e dinâmica.

Sendo assim, iremos te mostrar aqui no texto mais sobre a nova tecnologia o RH Digital, o que é RH digital e como ela vem mudando o rumo do RH.

O que é RH Digital?

O termo RH Digital se refere à progressão do departamento de recursos humanos através da utilização de instrumentos e inovações tecnológicas para gerenciar a força de trabalho. Em outras palavras, é a renovação de procedimentos operacionais e estratégicos que são feitos através de novas tecnologias digitais. Além da implementação de programas de computador, o RH digital também simboliza a aceitação de uma cultura empresarial atualizada com as tendências do mercado e voltada para os objetivos estratégicos da companhia.

Como a tecnologia está mudando o RH?

Nessas últimas décadas, o setor de RH vem passando por grandes evoluções, deixando de ser apenas um setor operacional para ser um setor estratégico, agora está seguindo em direção a era do RH digital. Esta evolução requer novos conhecimentos, obrigações e dificuldades. Veja a seguir:

  • RH 1.0: O primeiro modelo de departamento de recursos humanos, conhecido como RH 1.0, era responsável pela administração dos processos burocráticos entre empregados e empregadores, garantindo que a relação fosse mantida em conformidade com as leis trabalhistas aplicáveis;
  • RH 2.0: Devido à insuficiência do modelo anterior, o RH 1.0, surgiu o RH 2.0. Este modelo reconheceu o papel crucial das pessoas na estratégia das empresas e as considerou essenciais para o sucesso e crescimento organizacional;
  • RH 3.0: O RH 3.0 é uma evolução do departamento de recursos humanos, caracterizado por uma maior conexão e interatividade. Mesmo com a adoção de tecnologias, as questões burocráticas e estratégicas continuam presentes e, na verdade, foram aprimoradas por meio do uso dessas ferramentas digitais. O RH agora utiliza tecnologias para repensar e redesenhar seus antigos processos, de forma a otimizar a utilização dessas ferramentas em suas atividades;
  • RH 4.0: O conceito de RH 4.0 transcende a simples adoção de tecnologias de última geração, pois envolve uma utilização inteligente e estratégica delas. O RH digital passa a alinhar a tecnologia aos objetivos da organização e da gestão de pessoas, por meio da utilização de plataformas integradas. Essas ferramentas oferecem informações e estatísticas em tempo real, além de possibilitar a análise de dados tanto simples quanto complexos, para auxiliar na tomada de decisões.

Consequentemente, é possível inferir que o RH, inserido na era da conectividade, denominado RH 4.0 e imerso na transformação digital, é um departamento que se integra harmoniosamente à indústria 4.0. O RH 4.0 tem a capacidade de combinar a tecnologia, a estratégia e a gestão comportamental, gerando grandes progressos para as empresas.

Benefícios do RH Digital

O RH moderno tem se beneficiado da automatização de processos manuais em sua rotina diária, o que tem gerado um aumento significativo na produtividade e uma maior rapidez na execução de tarefas. Além disso, essa automatização tem proporcionado economia de recursos financeiros, permitindo a solução de problemas em tempo real. Com a sincronização entre plataformas, os profissionais do RH agora têm acesso fácil a informações importantes de qualquer lugar, a qualquer momento. A conexão entre diferentes softwares também permite a unificação de processos, simplificando ainda mais a gestão. Outra vantagem importante é a comunicação eficaz entre gestores e colaboradores, que pode ser realizada de forma mais direta e transparente, resultando em uma melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da equipe como um todo.

O avanço tecnológico que está passando a administração de recursos humanos veio para ficar, uma vez que oferece opções personalizadas e elaboradas para satisfazer as necessidades específicas de cada usuário. Contudo, essa tendência é veloz e encontra-se em permanente mutação. Por isso, mantenha-se vigilante quanto às atualizações disponibilizadas no mercado e não hesite em implementar uma gestão de recursos humanos digital em seu empreendimento.

Como implementar o RH Digital na sua empresa

Chegou a hora de você aprender como efetuar a transição completa do seu setor de recursos humanos para a esfera digital. Abaixo, seguem quatro etapas para ajudá-lo na implantação da gestão de recursos humanos digital em sua organização:

Identifique as necessidades da organização

Para dar início, é primordial detectar quais são as demandas e táticas da empresa. Dessa forma, é viável conciliá-las com o setor de RH e examinar quais são os obstáculos enfrentados. Em seguida, é necessário mapear todos os processos dos colaboradores a fim de encontrar um software que disponha de recursos capazes de suprir todas essas necessidades.

Envolva toda a equipe

Quando se trata de incorporar novas tecnologias na empresa, é imprescindível que todos os membros da equipe participem do processo para que se alcance êxito. Vale lembrar que nem todos os funcionários irão aderir imediatamente às inovações. Nesse sentido, é dever da empresa treinar todo o time, a fim de que os colaboradores possam utilizar o software de RH escolhido de forma adequada.

Estabeleça uma cultura de inovação

A gestão de recursos humanos digital transcende a mera integração de novos softwares, haja vista que é necessário construir uma cultura organizacional voltada para a inovação. O setor de gestão de pessoas necessita progredir de forma contínua e estar atualizado com as mais modernas tendências do mercado.

A cultura organizacional é composta pelo conjunto de crenças, costumes e valores que permeiam a empresa e seus respectivos departamentos. Não é cabível uma cultura baseada no conformismo, em que todos se encontram satisfeitos com a situação atual. É imperativo que se busque uma melhoria contínua e que se adote as novidades que surgem.

O motivo para essa postura é simples: o que é moderno e atual hoje, poderá se tornar obsoleto no amanhã. As tecnologias têm um tempo de vida cada vez mais breve, o que demanda que a gestão de recursos humano digital esteja preparada para seguir essas mudanças. Somente dessa forma será possível alcançar o crescimento almejado.

Escolha um software de RH

Um software de gestão de pessoas eficiente é a base essencial para a transformação digital. Isso porque ele possibilita a substituição de antigos processos de RH e amplia a rapidez e a precisão em todas as atividades desempenhadas. Contudo, a seleção do software adequado não é uma tarefa simples. Nesse sentido, é preciso avaliar cuidadosamente o custo-benefício de cada fornecedor. É recomendado conhecer seus cases de sucesso e, se possível, realizar um teste grátis com o objetivo de avaliar a qualidade do software.

O Futuro do RH Digital

Além dos novos aplicativos para RH, uma tendência que vem ganhando força é o controle de ponto dos colaboradores. Antigamente, esse processo envolvia o uso de pilhas de papel, planilhas eletrônicas sujeitas a erros, dados rasurados, fechamento de ponto confuso e, infelizmente, até mesmo fraudes.

Atualmente, podemos contar com sistemas como o Oitchau, que possibilitam o controle das horas trabalhadas de forma eficiente, oferecendo recursos como: 

  • Acompanhamento em tempo real das horas trabalhadas, através de aplicativos, computadores e tablets; 
  • Métodos de validação antifraude baseados em tecnologias como WiFi, GPS e Bluetooth.

A tecnologia tem trazido diversas mudanças para os processos de Recursos Humanos, inclusive no controle de ponto dos colaboradores. Antes, a gestão de horas trabalhadas era feita manualmente, o que gerava problemas como fraude e dificuldade no fechamento de ponto. Atualmente, existem sistemas como o Oitchau, que permitem o controle em tempo real por meio de aplicativos e validação antifraude por WiFi, GPS e Bluetooth, garantindo mais segurança e transparência na relação entre colaboradores e empresas.

Outro processo que tem sido transformado pela tecnologia é o recrutamento e seleção de novos profissionais, que pode ser realizado de forma digital e automatizada. Softwares específicos unificam cada etapa do processo em um único lugar, desde a divulgação da vaga até a seleção do candidato ideal, trazendo mais eficiência e reduzindo o tempo necessário para a contratação.

Com a adoção de softwares de RH, é possível integrar e automatizar processos como recrutamento e seleção, folha de pagamento e controle de ponto, tornando a rotina do departamento muito mais eficiente. Além disso, esses sistemas podem se integrar com outras plataformas, como a de folha de pagamento, aumentando ainda mais a agilidade e precisão dos processos. Com a utilização dessas ferramentas, o RH ganha em rapidez e eficácia, o que reflete positivamente em toda a empresa.

Dois aspectos que estão se tornando cada vez mais populares são o uso de softwares para avaliar o desempenho, as habilidades e as metas dos colaboradores, assim como para realizar pesquisas de clima organizacional. Os softwares permitem que a gestão de pessoas possa analisar de forma mais objetiva e precisa os resultados dos colaboradores e identificar áreas para aprimoramento. Além disso, as pesquisas de clima organizacional são essenciais para a empresa entender a satisfação e motivação dos seus funcionários, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Os softwares de avaliação de desempenho e pesquisa de clima organizacional permitem ao RH acessar informações valiosas em forma de gráficos e insights. Essas informações têm impacto direto na gestão de capital humano, na retenção de talentos, na prevenção de crises e no recrutamento interno. Com isso, o setor de RH pode tomar decisões mais embasadas e estratégicas, aumentando a eficiência e eficácia do processo de gestão de pessoas na empresa.

O Lingopass, é uma plataforma de treinamento multicanal e multilíngue com foco no mercado corporativo e educacional. A plataforma está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana e combina pedagogia, coaching e tecnologia para oferecer diversas formas de aprendizado que se adaptam à personalidade do aluno, solucionando problemas de engajamento e conclusão de cursos. Para obter mais informações, clique aqui.

RH Digital: Entenda a importância de implementar novas tecnologias nos processos.

por
Lingopass
17.3.2023
Tempo de leitura:

Entenda o que é o RH Digital e as tendências para o futuro do RH

A aplicação de tecnologias inovadoras nas empresas é uma prática constante para otimizar a eficiência e controle dos processos. No que se refere à gestão de recursos humanos, essa realidade não é diferente e o RH Digital se apresenta como uma forte tendência para tornar a administração de pessoas mais ágil e dinâmica.

Sendo assim, iremos te mostrar aqui no texto mais sobre a nova tecnologia o RH Digital, o que é RH digital e como ela vem mudando o rumo do RH.

O que é RH Digital?

O termo RH Digital se refere à progressão do departamento de recursos humanos através da utilização de instrumentos e inovações tecnológicas para gerenciar a força de trabalho. Em outras palavras, é a renovação de procedimentos operacionais e estratégicos que são feitos através de novas tecnologias digitais. Além da implementação de programas de computador, o RH digital também simboliza a aceitação de uma cultura empresarial atualizada com as tendências do mercado e voltada para os objetivos estratégicos da companhia.

Como a tecnologia está mudando o RH?

Nessas últimas décadas, o setor de RH vem passando por grandes evoluções, deixando de ser apenas um setor operacional para ser um setor estratégico, agora está seguindo em direção a era do RH digital. Esta evolução requer novos conhecimentos, obrigações e dificuldades. Veja a seguir:

  • RH 1.0: O primeiro modelo de departamento de recursos humanos, conhecido como RH 1.0, era responsável pela administração dos processos burocráticos entre empregados e empregadores, garantindo que a relação fosse mantida em conformidade com as leis trabalhistas aplicáveis;
  • RH 2.0: Devido à insuficiência do modelo anterior, o RH 1.0, surgiu o RH 2.0. Este modelo reconheceu o papel crucial das pessoas na estratégia das empresas e as considerou essenciais para o sucesso e crescimento organizacional;
  • RH 3.0: O RH 3.0 é uma evolução do departamento de recursos humanos, caracterizado por uma maior conexão e interatividade. Mesmo com a adoção de tecnologias, as questões burocráticas e estratégicas continuam presentes e, na verdade, foram aprimoradas por meio do uso dessas ferramentas digitais. O RH agora utiliza tecnologias para repensar e redesenhar seus antigos processos, de forma a otimizar a utilização dessas ferramentas em suas atividades;
  • RH 4.0: O conceito de RH 4.0 transcende a simples adoção de tecnologias de última geração, pois envolve uma utilização inteligente e estratégica delas. O RH digital passa a alinhar a tecnologia aos objetivos da organização e da gestão de pessoas, por meio da utilização de plataformas integradas. Essas ferramentas oferecem informações e estatísticas em tempo real, além de possibilitar a análise de dados tanto simples quanto complexos, para auxiliar na tomada de decisões.

Consequentemente, é possível inferir que o RH, inserido na era da conectividade, denominado RH 4.0 e imerso na transformação digital, é um departamento que se integra harmoniosamente à indústria 4.0. O RH 4.0 tem a capacidade de combinar a tecnologia, a estratégia e a gestão comportamental, gerando grandes progressos para as empresas.

Benefícios do RH Digital

O RH moderno tem se beneficiado da automatização de processos manuais em sua rotina diária, o que tem gerado um aumento significativo na produtividade e uma maior rapidez na execução de tarefas. Além disso, essa automatização tem proporcionado economia de recursos financeiros, permitindo a solução de problemas em tempo real. Com a sincronização entre plataformas, os profissionais do RH agora têm acesso fácil a informações importantes de qualquer lugar, a qualquer momento. A conexão entre diferentes softwares também permite a unificação de processos, simplificando ainda mais a gestão. Outra vantagem importante é a comunicação eficaz entre gestores e colaboradores, que pode ser realizada de forma mais direta e transparente, resultando em uma melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da equipe como um todo.

O avanço tecnológico que está passando a administração de recursos humanos veio para ficar, uma vez que oferece opções personalizadas e elaboradas para satisfazer as necessidades específicas de cada usuário. Contudo, essa tendência é veloz e encontra-se em permanente mutação. Por isso, mantenha-se vigilante quanto às atualizações disponibilizadas no mercado e não hesite em implementar uma gestão de recursos humanos digital em seu empreendimento.

Como implementar o RH Digital na sua empresa

Chegou a hora de você aprender como efetuar a transição completa do seu setor de recursos humanos para a esfera digital. Abaixo, seguem quatro etapas para ajudá-lo na implantação da gestão de recursos humanos digital em sua organização:

Identifique as necessidades da organização

Para dar início, é primordial detectar quais são as demandas e táticas da empresa. Dessa forma, é viável conciliá-las com o setor de RH e examinar quais são os obstáculos enfrentados. Em seguida, é necessário mapear todos os processos dos colaboradores a fim de encontrar um software que disponha de recursos capazes de suprir todas essas necessidades.

Envolva toda a equipe

Quando se trata de incorporar novas tecnologias na empresa, é imprescindível que todos os membros da equipe participem do processo para que se alcance êxito. Vale lembrar que nem todos os funcionários irão aderir imediatamente às inovações. Nesse sentido, é dever da empresa treinar todo o time, a fim de que os colaboradores possam utilizar o software de RH escolhido de forma adequada.

Estabeleça uma cultura de inovação

A gestão de recursos humanos digital transcende a mera integração de novos softwares, haja vista que é necessário construir uma cultura organizacional voltada para a inovação. O setor de gestão de pessoas necessita progredir de forma contínua e estar atualizado com as mais modernas tendências do mercado.

A cultura organizacional é composta pelo conjunto de crenças, costumes e valores que permeiam a empresa e seus respectivos departamentos. Não é cabível uma cultura baseada no conformismo, em que todos se encontram satisfeitos com a situação atual. É imperativo que se busque uma melhoria contínua e que se adote as novidades que surgem.

O motivo para essa postura é simples: o que é moderno e atual hoje, poderá se tornar obsoleto no amanhã. As tecnologias têm um tempo de vida cada vez mais breve, o que demanda que a gestão de recursos humano digital esteja preparada para seguir essas mudanças. Somente dessa forma será possível alcançar o crescimento almejado.

Escolha um software de RH

Um software de gestão de pessoas eficiente é a base essencial para a transformação digital. Isso porque ele possibilita a substituição de antigos processos de RH e amplia a rapidez e a precisão em todas as atividades desempenhadas. Contudo, a seleção do software adequado não é uma tarefa simples. Nesse sentido, é preciso avaliar cuidadosamente o custo-benefício de cada fornecedor. É recomendado conhecer seus cases de sucesso e, se possível, realizar um teste grátis com o objetivo de avaliar a qualidade do software.

O Futuro do RH Digital

Além dos novos aplicativos para RH, uma tendência que vem ganhando força é o controle de ponto dos colaboradores. Antigamente, esse processo envolvia o uso de pilhas de papel, planilhas eletrônicas sujeitas a erros, dados rasurados, fechamento de ponto confuso e, infelizmente, até mesmo fraudes.

Atualmente, podemos contar com sistemas como o Oitchau, que possibilitam o controle das horas trabalhadas de forma eficiente, oferecendo recursos como: 

  • Acompanhamento em tempo real das horas trabalhadas, através de aplicativos, computadores e tablets; 
  • Métodos de validação antifraude baseados em tecnologias como WiFi, GPS e Bluetooth.

A tecnologia tem trazido diversas mudanças para os processos de Recursos Humanos, inclusive no controle de ponto dos colaboradores. Antes, a gestão de horas trabalhadas era feita manualmente, o que gerava problemas como fraude e dificuldade no fechamento de ponto. Atualmente, existem sistemas como o Oitchau, que permitem o controle em tempo real por meio de aplicativos e validação antifraude por WiFi, GPS e Bluetooth, garantindo mais segurança e transparência na relação entre colaboradores e empresas.

Outro processo que tem sido transformado pela tecnologia é o recrutamento e seleção de novos profissionais, que pode ser realizado de forma digital e automatizada. Softwares específicos unificam cada etapa do processo em um único lugar, desde a divulgação da vaga até a seleção do candidato ideal, trazendo mais eficiência e reduzindo o tempo necessário para a contratação.

Com a adoção de softwares de RH, é possível integrar e automatizar processos como recrutamento e seleção, folha de pagamento e controle de ponto, tornando a rotina do departamento muito mais eficiente. Além disso, esses sistemas podem se integrar com outras plataformas, como a de folha de pagamento, aumentando ainda mais a agilidade e precisão dos processos. Com a utilização dessas ferramentas, o RH ganha em rapidez e eficácia, o que reflete positivamente em toda a empresa.

Dois aspectos que estão se tornando cada vez mais populares são o uso de softwares para avaliar o desempenho, as habilidades e as metas dos colaboradores, assim como para realizar pesquisas de clima organizacional. Os softwares permitem que a gestão de pessoas possa analisar de forma mais objetiva e precisa os resultados dos colaboradores e identificar áreas para aprimoramento. Além disso, as pesquisas de clima organizacional são essenciais para a empresa entender a satisfação e motivação dos seus funcionários, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Os softwares de avaliação de desempenho e pesquisa de clima organizacional permitem ao RH acessar informações valiosas em forma de gráficos e insights. Essas informações têm impacto direto na gestão de capital humano, na retenção de talentos, na prevenção de crises e no recrutamento interno. Com isso, o setor de RH pode tomar decisões mais embasadas e estratégicas, aumentando a eficiência e eficácia do processo de gestão de pessoas na empresa.

O Lingopass, é uma plataforma de treinamento multicanal e multilíngue com foco no mercado corporativo e educacional. A plataforma está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana e combina pedagogia, coaching e tecnologia para oferecer diversas formas de aprendizado que se adaptam à personalidade do aluno, solucionando problemas de engajamento e conclusão de cursos. Para obter mais informações, clique aqui.

Ver também:
8.4.24
Lingopass se destaca durante a visita do MEDEF acompanhando o Presidente Macron em sua viagem oficial ao Brasil
17.1.22
Tecnologia no RH: Conheça o conceito de Big Data
30.10.23
Tendências digitais na cadeia de suprimentos para 2024: Rumo à eficiência e resiliência!
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade