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Tecnologia
por
Lingopass
19.1.2022

Edutainment: uma aprendizagem contínua e diversificada

Quando se fala sobre educação, treinamento e desenvolvimento, tanto no setor de capacitação profissional, quanto no e-learning, é comum ouvir falar em manter a disciplina e taxas de desistência. 

Entretanto, o que pode surpreender a muitos é o fato de que a taxa de churn, ou evasão do curso, está tão relacionada à qualidade do ensino quanto à motivação do aluno. 

Dessa forma, é preciso debater sobre novas formas de aprendizado que inovam, promovendo uma experiência de aprendizado mais engajadora e divertida para o aluno. Em outras palavras, fazendo-o aprender sem nem perceber que está necessariamente estudando. Uma dessas estratégias é o entretenimento educativo, em inglês: edutainment, uma metodologia que visa tanto educar quanto divertir. 

Metodologia Edutainment

O termo, nada mais é do que a união de education+entertainment, educação e entretenimento, respectivamente em inglês. O dicionário Cambridge ainda complementa que é “o processo de entreter as pessoas ao mesmo tempo em que você está ensinando algo a elas, e os produtos, como programas de televisão ou software, que fazem isso.”

Embora uma das primeiras produções a inaugurar a aplicação do conceito de Edutainment tenha sido a Walt Disney Productions na década de 1940, este método antecede qualquer mídia ou tecnologia. 

A prática espontaneamente já acontecia há milênios, desde a época em que os homens pré-históricos sentavam-se ao redor de uma fogueira para contar lendas, ensinando e aprendendo lições de vida valiosas.

Com o passar do tempo, e também fruto das interações promovidas pela nova era digital, foi possível integrar novas tecnologias no setor da educação. Dessa forma, o ensino pode ser promovido por meio de treinamentos desenvolvidos para mídias familiares de entretenimento. Um exemplo prático é a presença da metodologia na TV na década de 1970 com a série Sesame Street (conhecida no Brasil como Vila Sésamo).

O Edutainment baseia-se em blended learning, ou ensino híbrido. Em outras palavras, une diversas atividades e materiais lúdicos, como a TV, internet, vídeo games, filmes e até mesmo canais de informação mais tradicionais, como jogos de tabuleiro e museus.

Uso da tecnologia

Como a geração atual está sempre conectada à aparelhos eletrônicos, por que não incorporá-los no dia a dia de forma mais produtiva, fomentando um ambiente lúdico para estimular a aprendizagem?

Um estudo conduzido pela UNESP, Universidade Estadual Paulista, afirma que o uso de ferramentas tecnológicas educativas aumenta em até 32% o rendimento dos alunos comparado ao conteúdo expositivo da maneira tradicional em aula. Portanto, escolas, universidades e outras formas de ensino buscam incorporar ainda mais a presença digital nas metodologias de ensino.

Um exemplo concreto é o ensino de idiomas. Uma das principais formas de aprendizagem ativa de línguas estrangeiras é a imersão cultural, no entanto, esta nem sempre pode ser realizada de forma presencial, por meio de viagens e intercâmbios. 

Neste caso, os aparatos tecnológicos são utilizados de forma a suprir essa demanda, e provocar o mesmo efeito de aprendizagem. Em outras palavras, promovendo experiências educativas imersivas sem ao menos sair do ambiente de estudo.

Para isso, são utilizados centros de arte e cultura online, história do país, podcasts e músicas, filmes e séries de TV, e até mesmo games, gerando um aprendizado contínuo e diversificado. Esta dinâmica, combina as maiores vantagens do uso de tecnologia e da metodologia Edutainment.

Aprendizado contínuo

Além disso, outras metodologias também podem ser combinadas ao edutainment, como forma de potencializá-lo. Entre estas, é possível citar a gamificação da jornada do aluno, inteligência artificial para correção de pronúncia, simulados interativos, e mais. 

Todas essas técnicas contribuem para melhorar a curva de aprendizado dos alunos e reduzir o nível de churn que é tão comum na aprendizagem de línguas estrangeiras, por exemplo.

Um dos principais requisitos para a retenção dos estudantes é a necessidade de engajá-los e motivá-los. Para tanto, é função do educador não apenas entregar conteúdo relevante, mas principalmente promover dinâmicas e atividades lúdicas que incentivam a criatividade e curiosidade.

O mesmo ocorre, também, na aplicação do conceito no meio corporativo. Devido às grandes demandas e uma carga produtiva muito alta, diversos colaboradores encontram dificuldade em concentrar-se nas capacitações e treinamentos oferecidos pelas empresas. Por sua vez, o RH também compartilha da mesma problemática, tendo dificuldades em engajar e garantir o sucesso dos treinamentos

Neste cenário, o edutainment atua de forma inovadora para promover treinamentos e capacitações com maior taxa de adesão, sucesso, e por consequência, um retorno financeiro.

Com isso, é possível destacar os benefícios, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores:

  • Maior adesão e engajamento;
  • Aprendizagem ativa por meio de práticas de descontração;
  • Desenvolvimento de novas soft e hard skills;
  • Exploração de novas metodologias adaptáveis às necessidades internas.

Além de todos os fatores exemplificados anteriormente, ao unir o aprendizado com o entretenimento, é possível criar um cenário em que o aprendizado pode apresentar-se por meio de práticas de lazer, colaborando para a diminuição de estresse, e por consequência da melhora da saúde mental.


Edutainment: uma aprendizagem contínua e diversificada

por
Lingopass
19.1.2022
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Quando se fala sobre educação, treinamento e desenvolvimento, tanto no setor de capacitação profissional, quanto no e-learning, é comum ouvir falar em manter a disciplina e taxas de desistência. 

Entretanto, o que pode surpreender a muitos é o fato de que a taxa de churn, ou evasão do curso, está tão relacionada à qualidade do ensino quanto à motivação do aluno. 

Dessa forma, é preciso debater sobre novas formas de aprendizado que inovam, promovendo uma experiência de aprendizado mais engajadora e divertida para o aluno. Em outras palavras, fazendo-o aprender sem nem perceber que está necessariamente estudando. Uma dessas estratégias é o entretenimento educativo, em inglês: edutainment, uma metodologia que visa tanto educar quanto divertir. 

Metodologia Edutainment

O termo, nada mais é do que a união de education+entertainment, educação e entretenimento, respectivamente em inglês. O dicionário Cambridge ainda complementa que é “o processo de entreter as pessoas ao mesmo tempo em que você está ensinando algo a elas, e os produtos, como programas de televisão ou software, que fazem isso.”

Embora uma das primeiras produções a inaugurar a aplicação do conceito de Edutainment tenha sido a Walt Disney Productions na década de 1940, este método antecede qualquer mídia ou tecnologia. 

A prática espontaneamente já acontecia há milênios, desde a época em que os homens pré-históricos sentavam-se ao redor de uma fogueira para contar lendas, ensinando e aprendendo lições de vida valiosas.

Com o passar do tempo, e também fruto das interações promovidas pela nova era digital, foi possível integrar novas tecnologias no setor da educação. Dessa forma, o ensino pode ser promovido por meio de treinamentos desenvolvidos para mídias familiares de entretenimento. Um exemplo prático é a presença da metodologia na TV na década de 1970 com a série Sesame Street (conhecida no Brasil como Vila Sésamo).

O Edutainment baseia-se em blended learning, ou ensino híbrido. Em outras palavras, une diversas atividades e materiais lúdicos, como a TV, internet, vídeo games, filmes e até mesmo canais de informação mais tradicionais, como jogos de tabuleiro e museus.

Uso da tecnologia

Como a geração atual está sempre conectada à aparelhos eletrônicos, por que não incorporá-los no dia a dia de forma mais produtiva, fomentando um ambiente lúdico para estimular a aprendizagem?

Um estudo conduzido pela UNESP, Universidade Estadual Paulista, afirma que o uso de ferramentas tecnológicas educativas aumenta em até 32% o rendimento dos alunos comparado ao conteúdo expositivo da maneira tradicional em aula. Portanto, escolas, universidades e outras formas de ensino buscam incorporar ainda mais a presença digital nas metodologias de ensino.

Um exemplo concreto é o ensino de idiomas. Uma das principais formas de aprendizagem ativa de línguas estrangeiras é a imersão cultural, no entanto, esta nem sempre pode ser realizada de forma presencial, por meio de viagens e intercâmbios. 

Neste caso, os aparatos tecnológicos são utilizados de forma a suprir essa demanda, e provocar o mesmo efeito de aprendizagem. Em outras palavras, promovendo experiências educativas imersivas sem ao menos sair do ambiente de estudo.

Para isso, são utilizados centros de arte e cultura online, história do país, podcasts e músicas, filmes e séries de TV, e até mesmo games, gerando um aprendizado contínuo e diversificado. Esta dinâmica, combina as maiores vantagens do uso de tecnologia e da metodologia Edutainment.

Aprendizado contínuo

Além disso, outras metodologias também podem ser combinadas ao edutainment, como forma de potencializá-lo. Entre estas, é possível citar a gamificação da jornada do aluno, inteligência artificial para correção de pronúncia, simulados interativos, e mais. 

Todas essas técnicas contribuem para melhorar a curva de aprendizado dos alunos e reduzir o nível de churn que é tão comum na aprendizagem de línguas estrangeiras, por exemplo.

Um dos principais requisitos para a retenção dos estudantes é a necessidade de engajá-los e motivá-los. Para tanto, é função do educador não apenas entregar conteúdo relevante, mas principalmente promover dinâmicas e atividades lúdicas que incentivam a criatividade e curiosidade.

O mesmo ocorre, também, na aplicação do conceito no meio corporativo. Devido às grandes demandas e uma carga produtiva muito alta, diversos colaboradores encontram dificuldade em concentrar-se nas capacitações e treinamentos oferecidos pelas empresas. Por sua vez, o RH também compartilha da mesma problemática, tendo dificuldades em engajar e garantir o sucesso dos treinamentos

Neste cenário, o edutainment atua de forma inovadora para promover treinamentos e capacitações com maior taxa de adesão, sucesso, e por consequência, um retorno financeiro.

Com isso, é possível destacar os benefícios, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores:

  • Maior adesão e engajamento;
  • Aprendizagem ativa por meio de práticas de descontração;
  • Desenvolvimento de novas soft e hard skills;
  • Exploração de novas metodologias adaptáveis às necessidades internas.

Além de todos os fatores exemplificados anteriormente, ao unir o aprendizado com o entretenimento, é possível criar um cenário em que o aprendizado pode apresentar-se por meio de práticas de lazer, colaborando para a diminuição de estresse, e por consequência da melhora da saúde mental.


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