por
Lingopass
28.11.2022

Reconhecimento de funcionários: A importância de feedbacks positivos para o desenvolvimento dos seus colaboradores

Os benefícios de feedbacks positivos e do reconhecimento para o desenvolvimento dos seus funcionários

Empresas com funcionários engajados e que desempenham o seu melhor dentro de suas tarefas têm os melhores resultados. A melhor maneira de manter seus funcionários engajados e estimulados dentro da empresa é através de um bom programa de reconhecimento de funcionários. Essa política pode moldar a cultura da empresa, criar um bom ambiente e trazer os melhores resultados para a empresa.

A importância e o poder do reconhecimento de funcionários

Um programa de reconhecimento de funcionários é algo de extrema importância, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Um bom programa de reconhecimento consegue manter um bom ambiente de trabalho com colaboradores sempre motivados e em busca dos melhores resultados.

Uma empresa que conta com uma cultura de reconhecimento de seus funcionários consegue impulsionar e extrair o máximo das melhores habilidades de seus colaboradores. Esse movimento de impulsão sendo feito repetidamente e de maneira ampla, envolvendo todos os colaboradores, cria um ciclo de desenvolvimento contínuo, resultando em um melhor desempenho para a empresa.

Assim, além da empresa manter um bom ambiente e manter-se melhorando seus resultados, consegue de maneira eficiente reter os talentos dentro de seu quadro de colaboradores, reduzir os índices de rotatividade e construir bases sólidas para um desenvolvimento saudável.

O papel do RH.

O setor de recursos humanos tem um papel fundamental para manter os funcionários engajados e comprometidos através de boas políticas de reconhecimento. O RH deve se manter em busca de novas ideias para o reconhecimento de funcionários e procurar aplicá-las da maneira mais eficiente possível, sempre em busca de ideias e projetos que se adequem à cultura, ao funcionamento e ao ambiente da empresa.

Vantagens de se criar um bom programa de reconhecimento de funcionários.

Uma boa política de reconhecimento de funcionários entrega diversos benefícios às empresas que têm esse sistema implantado em sua cultura, tornando possível identificar diversos avanços e vantagens, como reter os talentos e estimular os colaboradores a atingirem suas metas e desempenharem o seu melhor.

A política de reconhecimento pode abranger desde os funcionários mais baixos na escala hierárquica até os mais altos níveis de gestão, sendo um projeto que pode realmente beneficiar a todos com o resultado desse ciclo, e em especial, a empresa.

Reconhecimento gera motivação.

A melhor maneira de motivar os seus colaboradores a darem o melhor de si e continuar engajado com a filosofia da empresa é através de um bom programa de reconhecimentos. Motivar os colaboradores faz com que eles extraiam de si o seu máximo e continuem sempre se aprimorando.

Um bom programa de reconhecimento é capaz não apenas de reter os talentos da empresa, mas também de atrair novos profissionais qualificados. É importante que a empresa (principalmente o setor de RH) mantenha-se próxima dos colaboradores, identificando aqueles que têm um bom desempenho e que merecem ser contemplados com os melhores reconhecimentos para se manterem motivados.

O uso do reconhecimento também tem a função de motivar aqueles que não estão extraindo o melhor de si e que vêm tendo o seu desempenho prejudicado. É necessário impulsionar esses colaboradores para que eles possam entregar melhores resultados na realização de suas atividades.

Aumento de produção.

Com os colaboradores engajados e motivados, o aumento de produção será apenas uma consequência direta. Como já foi dito aqui, quem mais se beneficia com esses programas é a empresa, que passa a obter melhores resultados. Os colaboradores passam a realizar mais tarefas, com uma qualidade mais aprimorada e em menor tempo, isso é otimização do trabalho individual.

Melhor clima organizacional.

Colaboradores engajados geram um ambiente de trabalho mais saudável. O colaborador deve se sentir feliz e confortável dentro de seu espaço de trabalho, pois isso evita que ele se desestimule e passe a realizar suas tarefas sem muito esforço ou que não dê importância para o trabalho, o que acaba sendo prejudicial para ambas as partes.

Como montar um programa de reconhecimento de funcionários?

Vamos compartilhar agora 5 passos para criar um programa de reconhecimento de funcionários efetivo, passando desde a coleta de opinião dos funcionários, até a implementação das mudanças na rotina de trabalho. Confira:

Colete a opinião dos colaboradores.

O programa de reconhecimento deve ser atrativo para os colaboradores, com recompensas que os estimulem. A melhor maneira de saber as recompensas que mais instigam os colaboradores é perguntando diretamente a eles. Os colaboradores são o agente central do seu programa. Dê opções aos colaboradores e ouça deles o que eles acham mais atrativo, isso irá garantir que o programa seja efetivo.

Desenvolva a cultura da empresa.

O programa de implementação de formas de reconhecimento aos funcionários deve estar alinhado com a cultura da empresa. Esses programas podem ser facilmente moldados para o funcionamento da empresa. É importante saber também que, conforme esses programas forem se solidificando dentro da empresa, eles passem a ser parte da cultura e moldarem o ambiente da empresa.

Treine os seus funcionários.

Os seus funcionários devem passar por um período de adaptação para a implantação de seu programa. Os treinamentos são grandes oportunidades que a empresa tem de conhecer seus funcionários, as habilidades e as demandas de cada um de seus funcionários. Esta etapa é importante também para mantê-los alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Estabeleça critérios de avaliação.

O seu projeto deve ter bases sólidas. A melhor maneira de manter um projeto bem estruturado e que possa realmente ser posto em prática é estabelecendo alguns critérios de avaliação que serão utilizados para medir as recompensas cabíveis aos colaboradores. Essa estratégia deve ser montada de maneira bem clara e repassada à toda a equipe, pois isso irá evitar as rejeições e descontentamentos.

Comunique de maneira clara aos colaboradores que as recompensas deles estarão sujeitas a esses critérios de avaliação pré-estipulados. E certifique-se de que esses critérios de avaliação estão sendo medidos corretamente e que são adequados para a cultura e funcionamento da empresa.

Implemente as avaliações e mudanças de forma eficaz.

O seu programa de reconhecimento deve ter um acompanhamento de perto. Cabe ao setor de RH medir se as implementações realizadas estão surtindo o efeito desejado. O ideal é que o seu programa seja o mais simples e claro possível, pois ele deve ser adequado à cultura da empresa, e deve ser moldado de acordo com as particularidades da mesma.

A empresa deve ter as metas bem definidas para o programa e introduzi-lo aos funcionários de maneira que eles possam ter uma boa adaptação. A tecnologia pode ser uma grande aliada no momento de aplicação e avaliação dos sistemas de reconhecimento.

4 táticas para melhorar o reconhecimento de funcionários na sua empresa

Confira a seguir as 4 melhores táticas que você pode adotar em sua empresa para montar um bom programa de reconhecimentos e impulsionar seus colaboradores.

1 – Demonstre entusiasmo com os feedbacks positivos.

Estimule seus colaboradores com feedbacks positivos e mantenha-os engajados com as suas funções.

2 – Bons salários.

Salários atrativos irão manter os seus colaboradores engajados, e é uma boa estratégia para trazer novos talentos.

3 – Comemore aniversários de trabalho.

Reconheça o seu quadro de colaboradores, eles são o centro do seu projeto de recompensas. Demonstre que a empresa preza por eles.

4 – Pequenos atos são importantes.

Uma maneira bastante simples, porém efetiva de engajar os colaboradores são os pequenos mimos. Chocolates, doces, recadinhos e mensagens de incentivo funcionam muito bem.

Colocando as ideias em prática.

Você pode ver ao longo desse artigo o quão benéfico é a implantação de um programa de benefícios. O quanto antes você começar a implantar esses programas na empresa, melhor serão os resultados que a empresa e os colaboradores terão. O programa de feedback positivo é um programa voltado para estimular os colaboradores que irá trazer os melhores resultados para a empresa. Adote já essa cultura.

Sabendo agora como funciona o sistema de reconhecimento de funcionários, venha conhecer a Lingopass! Com sede em São Paulo e alcance internacional, o Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível 24/7, une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, a grande dor do segmento.

Reconhecimento de funcionários: A importância de feedbacks positivos para o desenvolvimento dos seus colaboradores

por
Lingopass
28.11.2022
Tempo de leitura:

Os benefícios de feedbacks positivos e do reconhecimento para o desenvolvimento dos seus funcionários

Empresas com funcionários engajados e que desempenham o seu melhor dentro de suas tarefas têm os melhores resultados. A melhor maneira de manter seus funcionários engajados e estimulados dentro da empresa é através de um bom programa de reconhecimento de funcionários. Essa política pode moldar a cultura da empresa, criar um bom ambiente e trazer os melhores resultados para a empresa.

A importância e o poder do reconhecimento de funcionários

Um programa de reconhecimento de funcionários é algo de extrema importância, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Um bom programa de reconhecimento consegue manter um bom ambiente de trabalho com colaboradores sempre motivados e em busca dos melhores resultados.

Uma empresa que conta com uma cultura de reconhecimento de seus funcionários consegue impulsionar e extrair o máximo das melhores habilidades de seus colaboradores. Esse movimento de impulsão sendo feito repetidamente e de maneira ampla, envolvendo todos os colaboradores, cria um ciclo de desenvolvimento contínuo, resultando em um melhor desempenho para a empresa.

Assim, além da empresa manter um bom ambiente e manter-se melhorando seus resultados, consegue de maneira eficiente reter os talentos dentro de seu quadro de colaboradores, reduzir os índices de rotatividade e construir bases sólidas para um desenvolvimento saudável.

O papel do RH.

O setor de recursos humanos tem um papel fundamental para manter os funcionários engajados e comprometidos através de boas políticas de reconhecimento. O RH deve se manter em busca de novas ideias para o reconhecimento de funcionários e procurar aplicá-las da maneira mais eficiente possível, sempre em busca de ideias e projetos que se adequem à cultura, ao funcionamento e ao ambiente da empresa.

Vantagens de se criar um bom programa de reconhecimento de funcionários.

Uma boa política de reconhecimento de funcionários entrega diversos benefícios às empresas que têm esse sistema implantado em sua cultura, tornando possível identificar diversos avanços e vantagens, como reter os talentos e estimular os colaboradores a atingirem suas metas e desempenharem o seu melhor.

A política de reconhecimento pode abranger desde os funcionários mais baixos na escala hierárquica até os mais altos níveis de gestão, sendo um projeto que pode realmente beneficiar a todos com o resultado desse ciclo, e em especial, a empresa.

Reconhecimento gera motivação.

A melhor maneira de motivar os seus colaboradores a darem o melhor de si e continuar engajado com a filosofia da empresa é através de um bom programa de reconhecimentos. Motivar os colaboradores faz com que eles extraiam de si o seu máximo e continuem sempre se aprimorando.

Um bom programa de reconhecimento é capaz não apenas de reter os talentos da empresa, mas também de atrair novos profissionais qualificados. É importante que a empresa (principalmente o setor de RH) mantenha-se próxima dos colaboradores, identificando aqueles que têm um bom desempenho e que merecem ser contemplados com os melhores reconhecimentos para se manterem motivados.

O uso do reconhecimento também tem a função de motivar aqueles que não estão extraindo o melhor de si e que vêm tendo o seu desempenho prejudicado. É necessário impulsionar esses colaboradores para que eles possam entregar melhores resultados na realização de suas atividades.

Aumento de produção.

Com os colaboradores engajados e motivados, o aumento de produção será apenas uma consequência direta. Como já foi dito aqui, quem mais se beneficia com esses programas é a empresa, que passa a obter melhores resultados. Os colaboradores passam a realizar mais tarefas, com uma qualidade mais aprimorada e em menor tempo, isso é otimização do trabalho individual.

Melhor clima organizacional.

Colaboradores engajados geram um ambiente de trabalho mais saudável. O colaborador deve se sentir feliz e confortável dentro de seu espaço de trabalho, pois isso evita que ele se desestimule e passe a realizar suas tarefas sem muito esforço ou que não dê importância para o trabalho, o que acaba sendo prejudicial para ambas as partes.

Como montar um programa de reconhecimento de funcionários?

Vamos compartilhar agora 5 passos para criar um programa de reconhecimento de funcionários efetivo, passando desde a coleta de opinião dos funcionários, até a implementação das mudanças na rotina de trabalho. Confira:

Colete a opinião dos colaboradores.

O programa de reconhecimento deve ser atrativo para os colaboradores, com recompensas que os estimulem. A melhor maneira de saber as recompensas que mais instigam os colaboradores é perguntando diretamente a eles. Os colaboradores são o agente central do seu programa. Dê opções aos colaboradores e ouça deles o que eles acham mais atrativo, isso irá garantir que o programa seja efetivo.

Desenvolva a cultura da empresa.

O programa de implementação de formas de reconhecimento aos funcionários deve estar alinhado com a cultura da empresa. Esses programas podem ser facilmente moldados para o funcionamento da empresa. É importante saber também que, conforme esses programas forem se solidificando dentro da empresa, eles passem a ser parte da cultura e moldarem o ambiente da empresa.

Treine os seus funcionários.

Os seus funcionários devem passar por um período de adaptação para a implantação de seu programa. Os treinamentos são grandes oportunidades que a empresa tem de conhecer seus funcionários, as habilidades e as demandas de cada um de seus funcionários. Esta etapa é importante também para mantê-los alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Estabeleça critérios de avaliação.

O seu projeto deve ter bases sólidas. A melhor maneira de manter um projeto bem estruturado e que possa realmente ser posto em prática é estabelecendo alguns critérios de avaliação que serão utilizados para medir as recompensas cabíveis aos colaboradores. Essa estratégia deve ser montada de maneira bem clara e repassada à toda a equipe, pois isso irá evitar as rejeições e descontentamentos.

Comunique de maneira clara aos colaboradores que as recompensas deles estarão sujeitas a esses critérios de avaliação pré-estipulados. E certifique-se de que esses critérios de avaliação estão sendo medidos corretamente e que são adequados para a cultura e funcionamento da empresa.

Implemente as avaliações e mudanças de forma eficaz.

O seu programa de reconhecimento deve ter um acompanhamento de perto. Cabe ao setor de RH medir se as implementações realizadas estão surtindo o efeito desejado. O ideal é que o seu programa seja o mais simples e claro possível, pois ele deve ser adequado à cultura da empresa, e deve ser moldado de acordo com as particularidades da mesma.

A empresa deve ter as metas bem definidas para o programa e introduzi-lo aos funcionários de maneira que eles possam ter uma boa adaptação. A tecnologia pode ser uma grande aliada no momento de aplicação e avaliação dos sistemas de reconhecimento.

4 táticas para melhorar o reconhecimento de funcionários na sua empresa

Confira a seguir as 4 melhores táticas que você pode adotar em sua empresa para montar um bom programa de reconhecimentos e impulsionar seus colaboradores.

1 – Demonstre entusiasmo com os feedbacks positivos.

Estimule seus colaboradores com feedbacks positivos e mantenha-os engajados com as suas funções.

2 – Bons salários.

Salários atrativos irão manter os seus colaboradores engajados, e é uma boa estratégia para trazer novos talentos.

3 – Comemore aniversários de trabalho.

Reconheça o seu quadro de colaboradores, eles são o centro do seu projeto de recompensas. Demonstre que a empresa preza por eles.

4 – Pequenos atos são importantes.

Uma maneira bastante simples, porém efetiva de engajar os colaboradores são os pequenos mimos. Chocolates, doces, recadinhos e mensagens de incentivo funcionam muito bem.

Colocando as ideias em prática.

Você pode ver ao longo desse artigo o quão benéfico é a implantação de um programa de benefícios. O quanto antes você começar a implantar esses programas na empresa, melhor serão os resultados que a empresa e os colaboradores terão. O programa de feedback positivo é um programa voltado para estimular os colaboradores que irá trazer os melhores resultados para a empresa. Adote já essa cultura.

Sabendo agora como funciona o sistema de reconhecimento de funcionários, venha conhecer a Lingopass! Com sede em São Paulo e alcance internacional, o Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível 24/7, une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno, resolvendo o problema do engajamento e conclusão dos cursos, a grande dor do segmento.

Ver também:
20.9.23
Curso de Idiomas online: um benefício necessário para suas equipes.
22.9.22
Lingopass está na lista anual de 2022 da HolonIQ
21.8.23
Lingopass + Azul: Parceria que levou 4 gestores de RH para Paris
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade