por
Lingopass
4.1.2023

O que é e qual a importância da análise swot para o desenvolvimento dos colaboradores

Entenda o que é análise swot e a sua importância para o desenvolvimento da sua equipe

A grande maioria das empresas, mesmo que elas estejam no ápice de suas atividades, podem entrar em crise a qualquer momento, até mesmo diante de uma pequena alteração na realidade do mercado. Para prevenir perdas de desempenho muito cruéis, algumas estratégias podem ajudar a empresa a prever possíveis problemas e encontrar soluções mais rápidas, sendo a análise swot uma delas. Saiba, portanto, o que é e qual a importância da análise swot.  

O que é Análise Swot?

A resposta para o que é análise de swot é bem simples: análise swot é uma estratégia de gestão que tem como principal finalidade entender quais são os pontos positivos e negativos de uma empresa e em quais setores do mercado ela está perdendo oportunidades e em quais ela está correndo riscos. 

SWOT vem das palavras strenghts, weaknesses, opportunities e threats, que podem ser traduzidas como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Por causa da tradução, a análise swot também pode ser conhecida como análise FOFA. 

A importância da Análise Swot para o desenvolvimento da sua equipe

Toda empresa tem seu funcionamento pautado em decisões. Nesse cenário surge a seguinte questão: como um gestor escolhe quais são as melhores decisões para o sucesso empresarial? A resposta dessa pergunta é variável, entretanto, uma das menos assertivas diz que essas decisões devem ser empíricas, ou seja, conforme a experiência do gestor. 

A experiência de um gestor na escolha de uma decisão conta bastante, principalmente quando ela está relacionada a um amplo conhecimento de mercado. Entretanto, a experiência não trabalha sozinha (principalmente no cenário em que as mudanças são constantes e os negócios precisam estar em constante adaptação). 

Dessa maneira, o uso de métricas que consigam avaliar o andamento de uma empresa e prever quais serão boas decisões devem ser feitas antes que qualquer projeto seja aprovado. É exatamente essa a importância da análise swot, que é uma das análises que melhor se encaixam nos diversos tipos de empresa existentes. 

Previsão de problemas

Com a análise swot, principalmente na parte de ameaças, é possível entender quais são os aspectos do cenário atual que podem levar a empresa a uma crise, por exemplo. 

Solução antecipada

Sabendo quais são as características do cenário socioeconômico e de mercado que podem influenciar negativamente a empresa, é possível identificar possíveis soluções antes mesmo do problema acontecer.

Vantagens da Análise Swot

Perante todos os tipos de análise que podem ajudar uma empresa a tomar decisões, por que utilizar a análise swot? Em primeiro lugar, ela se encaixa em vários tipos de empresa (senão em todas), além disso, ela é bem completa para a questão administrativa de um negócio e, por isso, essa análise espécie consegue garantir um levantamento mais preciso da situação empresarial. 

Analisa a situação da empresa

Uma grande vantagem da análise swot é que ela consegue levantar praticamente todos os pontos de uma empresa, determinando se ela está favorável para o mercado ou não. 

Empresa consegue se adaptar mais rapidamente a diferentes realidades

Atualmente, com o avanço da tecnologia e mudanças bruscas nas relações do mercado, as empresas precisam se adaptar com rapidez a novas situações. A análise swot ajuda nesse sentido. 

As etapas da Análise Swot

Confira:

Forças

As forças são as principais qualidades de uma empresa. São, nesse sentido, os pontos que os gestores e os colaboradores concordam que diferenciam esse negócio dos demais presentes na concorrência e que, por causa deles, os clientes ainda estão consumindo ali. 

Mais do que apontar quais são os pontos positivos da empresa, é preciso fazer um levantando de quais foram as boas decisões que colaboraram para essas qualidades. 

Fraquezas

As fraquezas correspondem ao ponto da análise swot que mais visa a situação externa à empresa. Nesse momento, o negócio precisará olhar para o mercado (colocando ele sobre o cenário político e econômico do país) e, a partir daí, entender como está a dinâmica dele e em que pontos pode ser que a empresa dê uma tropeçada. 

Nesse sentido, a empresa também precisa olhar para seus concorrentes (principalmente os que estão fazendo mais sucesso), entendendo o que faz deles melhor e para os seus principais fornecedores. 

Mesmo que o olhar seja um pouco mais voltado para o externo na análise das fraquezas, itens como capacitação de mão de obra, qualificação da equipe, engajamento de colaboradores e tempo e efetividade de processos também precisam ser avaliados para a constatação de possíveis fraquezas. 

Oportunidades

Passando das forças e das fraquezas (que são duas etapas reflexivas), chega a hora de olhar para as oportunidades e as ameaças, que são itens que interpretam os desdobramentos das decisões empresariais.

No caso das oportunidades, a empresa deve olhar para fora e ver em quais locais ela pode expandir. Essa expansão não é física, mas sim em abrangência e credibilidade. 

Existem, por exemplo, vários workshops, se a empresa colocar um de seus melhores profissionais para fazer um workshop, provavelmente a credibilidade e o nome dela ficarão conhecidas em todo o mercado e, como consequência, esse negócio terá um número maior de clientes. 

Ameaças

As ameaças são, nesse sentido, o oposto das oportunidades, ou seja, são tudo aquilo que pode atrapalhar o andamento bem sucedido de uma empresa. Por serem externas a empresa é impossível controlá-las, mas a gestão precisa decidir os projetos de forma que o negócio não sofra muito com essas ameaças. Escolhas políticas desfavoráveis, por exemplo, correspondem a um tipo comum de ameaças.

Como aplicar a Análise Swot na prática?

Confira:

  • Selecione uma lista de concorrentes: os concorrentes ajudam na avaliação do que está dando certo ou não;
  • Identifique os pontos da análise swot: essa é uma etapa que deve ser feita em conjunto com os colaboradores da empresa;
  • Crie um plano de ação: esse plano de ação precisa corrigir as fraquezas e prevenir a empresa das ameaças;
  • Coloque em prática o plano de ação: toda a empresa, os colaboradores e as equipes precisam entender a nova realidade empresarial;
  • Meça os resultados: após colocar em vigência o plano de ação, é preciso verificar se os resultados foram positivos.

 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da análise swot, conheça os outros conteúdos e serviços relacionados a internacionalização de empresas do Lingopass.

O que é e qual a importância da análise swot para o desenvolvimento dos colaboradores

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4.1.2023
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Entenda o que é análise swot e a sua importância para o desenvolvimento da sua equipe

A grande maioria das empresas, mesmo que elas estejam no ápice de suas atividades, podem entrar em crise a qualquer momento, até mesmo diante de uma pequena alteração na realidade do mercado. Para prevenir perdas de desempenho muito cruéis, algumas estratégias podem ajudar a empresa a prever possíveis problemas e encontrar soluções mais rápidas, sendo a análise swot uma delas. Saiba, portanto, o que é e qual a importância da análise swot.  

O que é Análise Swot?

A resposta para o que é análise de swot é bem simples: análise swot é uma estratégia de gestão que tem como principal finalidade entender quais são os pontos positivos e negativos de uma empresa e em quais setores do mercado ela está perdendo oportunidades e em quais ela está correndo riscos. 

SWOT vem das palavras strenghts, weaknesses, opportunities e threats, que podem ser traduzidas como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Por causa da tradução, a análise swot também pode ser conhecida como análise FOFA. 

A importância da Análise Swot para o desenvolvimento da sua equipe

Toda empresa tem seu funcionamento pautado em decisões. Nesse cenário surge a seguinte questão: como um gestor escolhe quais são as melhores decisões para o sucesso empresarial? A resposta dessa pergunta é variável, entretanto, uma das menos assertivas diz que essas decisões devem ser empíricas, ou seja, conforme a experiência do gestor. 

A experiência de um gestor na escolha de uma decisão conta bastante, principalmente quando ela está relacionada a um amplo conhecimento de mercado. Entretanto, a experiência não trabalha sozinha (principalmente no cenário em que as mudanças são constantes e os negócios precisam estar em constante adaptação). 

Dessa maneira, o uso de métricas que consigam avaliar o andamento de uma empresa e prever quais serão boas decisões devem ser feitas antes que qualquer projeto seja aprovado. É exatamente essa a importância da análise swot, que é uma das análises que melhor se encaixam nos diversos tipos de empresa existentes. 

Previsão de problemas

Com a análise swot, principalmente na parte de ameaças, é possível entender quais são os aspectos do cenário atual que podem levar a empresa a uma crise, por exemplo. 

Solução antecipada

Sabendo quais são as características do cenário socioeconômico e de mercado que podem influenciar negativamente a empresa, é possível identificar possíveis soluções antes mesmo do problema acontecer.

Vantagens da Análise Swot

Perante todos os tipos de análise que podem ajudar uma empresa a tomar decisões, por que utilizar a análise swot? Em primeiro lugar, ela se encaixa em vários tipos de empresa (senão em todas), além disso, ela é bem completa para a questão administrativa de um negócio e, por isso, essa análise espécie consegue garantir um levantamento mais preciso da situação empresarial. 

Analisa a situação da empresa

Uma grande vantagem da análise swot é que ela consegue levantar praticamente todos os pontos de uma empresa, determinando se ela está favorável para o mercado ou não. 

Empresa consegue se adaptar mais rapidamente a diferentes realidades

Atualmente, com o avanço da tecnologia e mudanças bruscas nas relações do mercado, as empresas precisam se adaptar com rapidez a novas situações. A análise swot ajuda nesse sentido. 

As etapas da Análise Swot

Confira:

Forças

As forças são as principais qualidades de uma empresa. São, nesse sentido, os pontos que os gestores e os colaboradores concordam que diferenciam esse negócio dos demais presentes na concorrência e que, por causa deles, os clientes ainda estão consumindo ali. 

Mais do que apontar quais são os pontos positivos da empresa, é preciso fazer um levantando de quais foram as boas decisões que colaboraram para essas qualidades. 

Fraquezas

As fraquezas correspondem ao ponto da análise swot que mais visa a situação externa à empresa. Nesse momento, o negócio precisará olhar para o mercado (colocando ele sobre o cenário político e econômico do país) e, a partir daí, entender como está a dinâmica dele e em que pontos pode ser que a empresa dê uma tropeçada. 

Nesse sentido, a empresa também precisa olhar para seus concorrentes (principalmente os que estão fazendo mais sucesso), entendendo o que faz deles melhor e para os seus principais fornecedores. 

Mesmo que o olhar seja um pouco mais voltado para o externo na análise das fraquezas, itens como capacitação de mão de obra, qualificação da equipe, engajamento de colaboradores e tempo e efetividade de processos também precisam ser avaliados para a constatação de possíveis fraquezas. 

Oportunidades

Passando das forças e das fraquezas (que são duas etapas reflexivas), chega a hora de olhar para as oportunidades e as ameaças, que são itens que interpretam os desdobramentos das decisões empresariais.

No caso das oportunidades, a empresa deve olhar para fora e ver em quais locais ela pode expandir. Essa expansão não é física, mas sim em abrangência e credibilidade. 

Existem, por exemplo, vários workshops, se a empresa colocar um de seus melhores profissionais para fazer um workshop, provavelmente a credibilidade e o nome dela ficarão conhecidas em todo o mercado e, como consequência, esse negócio terá um número maior de clientes. 

Ameaças

As ameaças são, nesse sentido, o oposto das oportunidades, ou seja, são tudo aquilo que pode atrapalhar o andamento bem sucedido de uma empresa. Por serem externas a empresa é impossível controlá-las, mas a gestão precisa decidir os projetos de forma que o negócio não sofra muito com essas ameaças. Escolhas políticas desfavoráveis, por exemplo, correspondem a um tipo comum de ameaças.

Como aplicar a Análise Swot na prática?

Confira:

  • Selecione uma lista de concorrentes: os concorrentes ajudam na avaliação do que está dando certo ou não;
  • Identifique os pontos da análise swot: essa é uma etapa que deve ser feita em conjunto com os colaboradores da empresa;
  • Crie um plano de ação: esse plano de ação precisa corrigir as fraquezas e prevenir a empresa das ameaças;
  • Coloque em prática o plano de ação: toda a empresa, os colaboradores e as equipes precisam entender a nova realidade empresarial;
  • Meça os resultados: após colocar em vigência o plano de ação, é preciso verificar se os resultados foram positivos.

 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da análise swot, conheça os outros conteúdos e serviços relacionados a internacionalização de empresas do Lingopass.

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