por
Lingopass
29.3.2023

Quais os impactos da transformação digital nas organizações?

Você já parou para pensar em como o impacto da transformação digital nas organizações afeta as empresas? Muitas vezes ninguém imagina, mas essa transformação é importante para melhorar o desempenho tecnológico das organizações. E ela não precisa ser usada em apenas um lugar, mas sim em vários setores, com atividades diversas.

Antes de mais nada, a transformação digital nada mais é do que uma mudança de ideias onde as empresas tem como objetivo se tornarem cada vez mais modernas, levando em consideração o avanço tecnológico que vem acontecendo no mercado atual. 

Neste texto, iremos apresentar a você tudo sobre a transformação digital e como ocorre a transformação digital nas organizações, fique atento ao conteúdo.

O que é transformação digital?

A transformação digital nada mais é do que um processo pelo qual as empresas adotam tecnologias digitais avançadas para o seu modelo de negócios, com a intenção de que haja uma melhoria na eficiência, na produtividade e desempenho da empresa. É importante aproveitar essa modernização que a tecnologia vem oferecendo para transformar seu modelo de negócios e deixá-lo mais avançado, para assim ir criando valor de novas maneiras.

E essa transformação pode ocorrer com a inclusão de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (AI), Big Data, Cloud Computing e automação de processos.

Porém, para que essa instituição possa fazer essa inovação e utilizar essas novas tecnologias, ela precisa necessariamente adotar uma série de processos que precisam cumprir com as necessidades impostas pela realidade. Quanto mais passa o tempo, mais avançada a tecnologia fica e com isso, é preciso acompanhar as novas tendências para que a instituição não fique para trás. 

Transformação Digital: Conheça os pilares

A transformação digital não é apenas para questões de tecnologias modernas, mas por questões de mudança cultural da empresa. Para que isso aconteça, todos da empresa, desde os líderes até os colaboradores, precisam estar abertos a novas tecnologias e mudanças que poderão acontecer. Além disso, os objetivos precisam ser transmitidos de uma forma clara, sem deixar sobrar nenhuma dúvida. 

Nós iremos apresentar os 4 pilares fundamentais na transformação digital:

  1. Cliente: é essencial saber qual foi a experiência que o cliente teve em relação à empresa, se foi positiva ou negativa, e assim buscar uma melhor qualidade, sempre deixando sua audiência engajada apresentando serviços específicos para cada grupo.
  2. Competição: a transformação trouxe um novo olhar para os concorrentes, como você poderá perceber, enxergar o que eles fazem, principalmente com a modernização da tecnologia, trouxe diversos benefícios, como plataformas e ferramentas novas que você poderá utilizar como diferencial.
  3. Dados: existe um infinito de fontes de dados espalhados, e sai ganhando aquele que colhe os dados e convertê-los em informações relevantes.
  4. Inovação: quando se fala em transformação digital, geralmente as pessoas imaginam algo inovador, porém este conceito nem sempre significa que algo precisa ser criado exatamente do zero. Por exemplo, se alguma coisa nunca foi implementada na empresa, mas existe, ela pode ser considerada uma inovação, e assim essas pequenas melhorias podem ser capazes de apresentar resultados satisfatórios.

Consumidor como prioridade

Um dos pontos mais importantes da transformação digital é que o consumidor sempre tem que ser colocado como prioridade principal, justamente porque suas expectativas vão estar em constante mudança, principalmente pelo fato de que as tecnologias digitais estão avançando. Por conta disso, as empresas precisam se adaptar para continuar se mantendo competitivas e relevantes no mercado.

Tendo isto em mente, conheça o seu consumidor, tente entender quem é seu público-alvo e quais são as necessidades e as expectativas que ele tem. Para isso, as empresas precisam coletar dados e analisar seus futuros clientes, assim como personalizar as experiências de cada um, por exemplo: personalizar produtos, serviços, criar canais de comunicação personalizados, deixando seu cliente cada vez mais próximo da empresa.

Torne as informações para o cliente mais fáceis, ou seja, simplifique por exemplo o modo de como esse cliente irá comprar algo da sua empresa, porque quanto mais complicado for, mais afastado o seu cliente estará da marca. Além disso, esteja presente em todos os canais, sejam em redes sociais, aplicativos, mensagem, independente de como ele escolher chegar até você, esteja disponível.

Feedback

O feedback é importante para que as instituições identifiquem oportunidades de melhorias, podendo assim ajustar suas estratégias de acordo com as necessidades e expectativas do consumidor.

Para dar um exemplo, você pode coletar feedbacks do cliente em forma de pesquisa ou através de comentários nas redes sociais – neste segundo caso, a empresa precisa responder de uma maneira mais rápida. Logo após coletar os feedbacks, é preciso analisar esses dados para que possam ser identificados padrões e tendências. 

Depois de analisados estes dados, é essencial que a instituição tome suas devidas providências para resolver problemas existentes. Além disso, a empresa precisa manter o seu cliente informado de todas as medidas que podem ser tomadas com base no feedback dele, pois isso ajuda a passar confiança e fidelidade.

Agilidade

A agilidade é a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e do mercado, e também aproveitar as oportunidades que são oferecidas pela transformação digital para melhorar os processos, produtos e serviços.

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa esteja aberta a mudanças que possam acontecer, sejam capazes de identificar possíveis oportunidades para o seu tipo de negócio e principalmente investir em tecnologias avançadas.

Qual a importância da transformação digital?

Considerando que não podemos prever como o futuro será daqui a alguns dias, meses ou anos, as empresas têm alguns obstáculos na previsão de como será o cenário no mercado. A transformação digital permite que a empresa se adapte a essa instabilidade, a essa incerteza, fazendo com que ela seja capaz de fazer modificações quando for necessário, e desenvolver soluções de acordo com as necessidades apresentadas é fundamental. 

Essa mudança mudará muitas vezes o modelo de negócio da empresa, assim como projetos e processos. Nesse caso, entram metodologias específicas como o Scrum e Agile, como também, de forma prática, o Design Thinking.

Sendo assim, a transformação digital é importante porque garante à empresa mais agilidade e flexibilidade, e a torna cada vez mais moderna.

Conheça os principais desafios da transformação digital

A transformação digital pode trazer com ela muitos benefícios, mas da mesma forma pode apresentar desafios significativos. Muitas instituições podem demorar para aderir ou até resistir a essas mudanças, pois sabemos que nem sempre mudar é fácil, principalmente quando o assunto em questão é algo que já existe a muito tempo, como o formato de uma organização.

Porém, é preciso criar coragem e enfrentar essa mudança, para que haja grandes inovações e retornos positivos. Apesar de ser natural haver uma falta de habilidade e conhecimento sobre alguns assuntos, é fundamental que as empresas adquiram um conhecimento sobre tecnologias mais modernas, como Inteligência Artificial, Machine Learning e análise de dados, por exemplo. Por conta dessa transformação, podem aumentar os riscos de exposição a ameaças tecnológicas, o investimento que precisa ser feito. Tudo isso pode ser um desafio, porém necessário para que a empresa tenha um crescimento e uma competitividade maior perante os concorrentes.

Alterações culturais

Com os avanços tecnológicos, acaba existindo também uma mudança cultural daquele lugar, por isso é necessária uma mentalidade de inovação, segundo a qual a empresa esteja disposta a explorar essa mudança, essas novas ideias por meio da colaboração e o compartilhamento das informações, onde a equipe trabalha em conjunto para identificar uma possível falha no processo.

A partir deste ponto é necessário manter sempre um aprendizado e um desenvolvimento contínuos para que a empresa esteja apta a receber as mudanças tecnológicas que irão surgindo, fazendo alterações em questões de agilidade e flexibilidade, ter uma liderança cada vez mais comprometida e passar sempre o lado de exemplo para os colaboradores.

Armazenamento e uso de dados

A transformação digital envolve a adoção de tecnologias digitais para que haja uma melhoria de processos e resultados, o armazenamento e uso de dados são desafios importantes nesse processo.

Um dos principais desafios nesse momento é a quantidade de informações geradas todos os dias, com o crescimento da tecnologia as empresas estão gerando grandes volumes de dados por dia.

Outra questão importante é sobre segurança de dados, as empresas precisam ter conhecimento que os seus dados estão armazenados de uma forma segura, assim evitando violações de dados.

O uso de dados é outro modo de desafio, pois a empresa precisa ter capacidade de analisar e extrair insights úteis de dados, fora a qualidade desses dados. O armazenamento e o uso de dados são os maiores meios desafiadores dessa transformação.

Quais os impactos da transformação digital nas organizações?

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Lingopass
29.3.2023
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Você já parou para pensar em como o impacto da transformação digital nas organizações afeta as empresas? Muitas vezes ninguém imagina, mas essa transformação é importante para melhorar o desempenho tecnológico das organizações. E ela não precisa ser usada em apenas um lugar, mas sim em vários setores, com atividades diversas.

Antes de mais nada, a transformação digital nada mais é do que uma mudança de ideias onde as empresas tem como objetivo se tornarem cada vez mais modernas, levando em consideração o avanço tecnológico que vem acontecendo no mercado atual. 

Neste texto, iremos apresentar a você tudo sobre a transformação digital e como ocorre a transformação digital nas organizações, fique atento ao conteúdo.

O que é transformação digital?

A transformação digital nada mais é do que um processo pelo qual as empresas adotam tecnologias digitais avançadas para o seu modelo de negócios, com a intenção de que haja uma melhoria na eficiência, na produtividade e desempenho da empresa. É importante aproveitar essa modernização que a tecnologia vem oferecendo para transformar seu modelo de negócios e deixá-lo mais avançado, para assim ir criando valor de novas maneiras.

E essa transformação pode ocorrer com a inclusão de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (AI), Big Data, Cloud Computing e automação de processos.

Porém, para que essa instituição possa fazer essa inovação e utilizar essas novas tecnologias, ela precisa necessariamente adotar uma série de processos que precisam cumprir com as necessidades impostas pela realidade. Quanto mais passa o tempo, mais avançada a tecnologia fica e com isso, é preciso acompanhar as novas tendências para que a instituição não fique para trás. 

Transformação Digital: Conheça os pilares

A transformação digital não é apenas para questões de tecnologias modernas, mas por questões de mudança cultural da empresa. Para que isso aconteça, todos da empresa, desde os líderes até os colaboradores, precisam estar abertos a novas tecnologias e mudanças que poderão acontecer. Além disso, os objetivos precisam ser transmitidos de uma forma clara, sem deixar sobrar nenhuma dúvida. 

Nós iremos apresentar os 4 pilares fundamentais na transformação digital:

  1. Cliente: é essencial saber qual foi a experiência que o cliente teve em relação à empresa, se foi positiva ou negativa, e assim buscar uma melhor qualidade, sempre deixando sua audiência engajada apresentando serviços específicos para cada grupo.
  2. Competição: a transformação trouxe um novo olhar para os concorrentes, como você poderá perceber, enxergar o que eles fazem, principalmente com a modernização da tecnologia, trouxe diversos benefícios, como plataformas e ferramentas novas que você poderá utilizar como diferencial.
  3. Dados: existe um infinito de fontes de dados espalhados, e sai ganhando aquele que colhe os dados e convertê-los em informações relevantes.
  4. Inovação: quando se fala em transformação digital, geralmente as pessoas imaginam algo inovador, porém este conceito nem sempre significa que algo precisa ser criado exatamente do zero. Por exemplo, se alguma coisa nunca foi implementada na empresa, mas existe, ela pode ser considerada uma inovação, e assim essas pequenas melhorias podem ser capazes de apresentar resultados satisfatórios.

Consumidor como prioridade

Um dos pontos mais importantes da transformação digital é que o consumidor sempre tem que ser colocado como prioridade principal, justamente porque suas expectativas vão estar em constante mudança, principalmente pelo fato de que as tecnologias digitais estão avançando. Por conta disso, as empresas precisam se adaptar para continuar se mantendo competitivas e relevantes no mercado.

Tendo isto em mente, conheça o seu consumidor, tente entender quem é seu público-alvo e quais são as necessidades e as expectativas que ele tem. Para isso, as empresas precisam coletar dados e analisar seus futuros clientes, assim como personalizar as experiências de cada um, por exemplo: personalizar produtos, serviços, criar canais de comunicação personalizados, deixando seu cliente cada vez mais próximo da empresa.

Torne as informações para o cliente mais fáceis, ou seja, simplifique por exemplo o modo de como esse cliente irá comprar algo da sua empresa, porque quanto mais complicado for, mais afastado o seu cliente estará da marca. Além disso, esteja presente em todos os canais, sejam em redes sociais, aplicativos, mensagem, independente de como ele escolher chegar até você, esteja disponível.

Feedback

O feedback é importante para que as instituições identifiquem oportunidades de melhorias, podendo assim ajustar suas estratégias de acordo com as necessidades e expectativas do consumidor.

Para dar um exemplo, você pode coletar feedbacks do cliente em forma de pesquisa ou através de comentários nas redes sociais – neste segundo caso, a empresa precisa responder de uma maneira mais rápida. Logo após coletar os feedbacks, é preciso analisar esses dados para que possam ser identificados padrões e tendências. 

Depois de analisados estes dados, é essencial que a instituição tome suas devidas providências para resolver problemas existentes. Além disso, a empresa precisa manter o seu cliente informado de todas as medidas que podem ser tomadas com base no feedback dele, pois isso ajuda a passar confiança e fidelidade.

Agilidade

A agilidade é a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e do mercado, e também aproveitar as oportunidades que são oferecidas pela transformação digital para melhorar os processos, produtos e serviços.

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa esteja aberta a mudanças que possam acontecer, sejam capazes de identificar possíveis oportunidades para o seu tipo de negócio e principalmente investir em tecnologias avançadas.

Qual a importância da transformação digital?

Considerando que não podemos prever como o futuro será daqui a alguns dias, meses ou anos, as empresas têm alguns obstáculos na previsão de como será o cenário no mercado. A transformação digital permite que a empresa se adapte a essa instabilidade, a essa incerteza, fazendo com que ela seja capaz de fazer modificações quando for necessário, e desenvolver soluções de acordo com as necessidades apresentadas é fundamental. 

Essa mudança mudará muitas vezes o modelo de negócio da empresa, assim como projetos e processos. Nesse caso, entram metodologias específicas como o Scrum e Agile, como também, de forma prática, o Design Thinking.

Sendo assim, a transformação digital é importante porque garante à empresa mais agilidade e flexibilidade, e a torna cada vez mais moderna.

Conheça os principais desafios da transformação digital

A transformação digital pode trazer com ela muitos benefícios, mas da mesma forma pode apresentar desafios significativos. Muitas instituições podem demorar para aderir ou até resistir a essas mudanças, pois sabemos que nem sempre mudar é fácil, principalmente quando o assunto em questão é algo que já existe a muito tempo, como o formato de uma organização.

Porém, é preciso criar coragem e enfrentar essa mudança, para que haja grandes inovações e retornos positivos. Apesar de ser natural haver uma falta de habilidade e conhecimento sobre alguns assuntos, é fundamental que as empresas adquiram um conhecimento sobre tecnologias mais modernas, como Inteligência Artificial, Machine Learning e análise de dados, por exemplo. Por conta dessa transformação, podem aumentar os riscos de exposição a ameaças tecnológicas, o investimento que precisa ser feito. Tudo isso pode ser um desafio, porém necessário para que a empresa tenha um crescimento e uma competitividade maior perante os concorrentes.

Alterações culturais

Com os avanços tecnológicos, acaba existindo também uma mudança cultural daquele lugar, por isso é necessária uma mentalidade de inovação, segundo a qual a empresa esteja disposta a explorar essa mudança, essas novas ideias por meio da colaboração e o compartilhamento das informações, onde a equipe trabalha em conjunto para identificar uma possível falha no processo.

A partir deste ponto é necessário manter sempre um aprendizado e um desenvolvimento contínuos para que a empresa esteja apta a receber as mudanças tecnológicas que irão surgindo, fazendo alterações em questões de agilidade e flexibilidade, ter uma liderança cada vez mais comprometida e passar sempre o lado de exemplo para os colaboradores.

Armazenamento e uso de dados

A transformação digital envolve a adoção de tecnologias digitais para que haja uma melhoria de processos e resultados, o armazenamento e uso de dados são desafios importantes nesse processo.

Um dos principais desafios nesse momento é a quantidade de informações geradas todos os dias, com o crescimento da tecnologia as empresas estão gerando grandes volumes de dados por dia.

Outra questão importante é sobre segurança de dados, as empresas precisam ter conhecimento que os seus dados estão armazenados de uma forma segura, assim evitando violações de dados.

O uso de dados é outro modo de desafio, pois a empresa precisa ter capacidade de analisar e extrair insights úteis de dados, fora a qualidade desses dados. O armazenamento e o uso de dados são os maiores meios desafiadores dessa transformação.

Transformação Digital: Como promover?

O primeiro passo é identificar as necessidades da empresa, se existe algum processo que precise ser modificado e aprimorado com a utilização da tecnologia. É importante ter os processos e objetivos claros e bem definidos, que possam ser acompanhados ao longo do processo. É necessário que os colaboradores estejam alinhados e dispostos a colaborar com o projeto, assim como investir em tecnologia avançada, e que elas se encaixem em cada parte do negócio, avaliando sempre os custos e benefícios de cada uma delas.

Não deixe de acompanhar os resultados para que você saiba qual o momento certo para fazer ajustes se for preciso. 

Transformação Digital: pontos positivos nas organizações

Como a tecnologia está cada vez mais rápida e acessível, e houve uma revolução nas empresas, os resultados se tornam mais tangíveis, sem contar com o fato de que este avanço passou a reduzir custos e aumentar a produtividade, além da empresa poder ter acesso a informações mais precisas e com mais rapidez para que possa tomar as melhores decisões. 

Outro ponto positivo é o modelo de comunicação: existem ferramentas específicas que promovem o contato entre liderança e colaborador com mais clareza e ainda oferecem ao cliente uma forma personalizada de atendimento, para que ele tenha uma experiência de qualidade e saia satisfeito e fiel à marca.

Neste texto, apresentamos a você como o impacto da transformação digital nas organizações pode ser algo positivo para as empresas, e como elas são classificadas em pilares.

Tendo esclarecido tudo sobre os impactos da transformação digital nas organizações, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

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