22Em um cenário de instabilidade econômica, agravada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas sofreram abalos financeiros, sendo levadas a remanejar sua força de trabalho e descontinuar alguns de seus postos de serviço. Essa situação culminou por agravar o problema social do desemprego no Brasil, que atinge, hoje, 12,8 milhões de pessoas, segundo o IBGE.
A perda de um emprego, é sabido, pode gerar igualmente um alto nível de estresse nas pessoas, além de um sentimento de desamparo, vulnerabilidade financeira e baixa autoestima do profissional.
Visando, portanto, minimizar tais impactos negativos, algumas empresas estão adotando estratégias em recursos humanos para apoiar o profissional neste momento tão delicado. Uma das principais soluções, nesse sentido, tem sido oferecer acesso a um serviço de Outplacement aos seus ex-colaboradores.
Se você ainda não está familiarizado com este processo de Outplacement, e não conhece a fundo as maneiras através das quais ele pode contribuir para a redução do impacto do desemprego na vida dos profissionais que um dia foram muito importantes para a sua empresa, continue a leitura deste artigo!
O Outplacement é uma solução que auxilia o colaborador que está saindo de uma empresa na obtenção de um novo emprego ou na transição para uma nova carreira. Tendência atual de RH no mundo, o outplacement surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, com o intuito de oferecer suporte a executivos, especialmente dos setores aeroespacial e de eletroeletrônicos, que estavam em crise naquele momento.
Atualmente, o mercado de transição de carreira com serviços de Outplacement, de acordo com a Forbes, movimenta U$ 5 bilhões ao ano. No Brasil, a solução passou a ser adotada por algumas empresas nos meados dos anos 80, e tem colaborado com a recolocação de diversos profissionais ao mercado de trabalho. O acesso a este serviço é oferecido por algumas empresas como um benefício para seus colaboradores, com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias.
A solução mostra-se benéfica tanto para o colaborador, quanto para o empregador. Ao oferecer apoio e assistência para recolocação do profissional no mercado, a empresa cuida para que seus ex-colaboradores passem pelo processo de desligamento de forma mais pacífica em termos financeiros, emocionais e de relacionamento profissional.
Este apoio pode ser oferecido de diferentes maneiras, seja orientando os profissionais em todo o processo de recolocação no mercado de trabalho, auxiliando-os na busca de vagas correspondentes com o seu perfil, ou ainda oferecendo capacitação em habilidades importantes para o mercado, tornando-os assim mais atrativos para outras empresas.
As orientações e capacitação oferecidas podem também ser úteis para aqueles que desejam seguir outros caminhos após a demissão, como abrir seu próprio negócio ou mudar de área de atuação.
Este serviço tem como objetivo minimizar os impactos econômicos e psicológicos gerados ao colaborador e seus familiares. E para as empresas, contribui na construção de uma reputação positiva, por demonstrar a preocupação e cuidado com seus profissionais, e consideração pelos serviços prestados.
Benefícios para o Colaborador :
Benefícios para empresas:
Pensando nisso, nós do IFESP, em parceria com o agregador de vagas Vagas Online, desenvolvemos uma solução inovadora, o Vale Recolocação, com foco em Emprego + Inglês, para que as empresas possam acelerar a recolocação dos profissionais que não mais fazem parte da sua equipe.
O colaborador desligado recebe um voucher que dá acesso a vários serviços tais como:
Quer oferecer um processo de desligamento humanizado aos seus ex- colaboradores? Contate-nos: parceria@ifesp.com.br.
Autora: Marina Germano