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Lingopass
9.9.2021

Marketing Educacional: saiba como atrair mais alunos para o curso de idiomas!

O marketing evoluiu drasticamente com a popularização das estratégias digitais de divulgação atingindo diferentes nichos, inclusive o educacional. Deste modo, para saber como captar mais alunos as escolas de idiomas tem que se familiarizar com as técnicas dos ambientes online.

Em épocas passadas, existiam formatos tradicionais para o marketing educacional. Alguns exemplos são:

  • Outdoors;
  • Panfletos;
  • Anúncios em jornais e revistas;
  • Publicidade em meios de comunicação.

Esses formatos continuam sendo usados, mas as instituições educacionais passaram a integrá-los a outras estratégias mais baratas e igualmente benéficas.

Prossiga a leitura desse texto para conhecer dicas de atração de alunos sob a ótica das estratégias de marketing digital. Afinal, existe um panorama inteiramente novo a ser explorado. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre ele.

Como captar mais alunos

O ramo educacional é altamente competitivo. A boa notícia é que, usando as dicas disponibilizadas a seguir, sua instituição vai obter vantagem no mercado.

Isso ocorre graças às possibilidades de monitoramento de resultados em tempo real que o marketing digital proporciona.

Assim como as medidas voltadas para a segmentação assertiva de campanhas de anúncios pelo Twitter Ads e muito mais, confira.

  1. Mapear o público-alvo

Saber direcionar as ações de marketing com precisão é um dos segredos para desenvolver campanhas de alto impacto.

Pesquise o perfil dos alunos que você deseja alcançar. Estude a faixa etária, a renda média, o gênero e os hábitos de consumo na internet.

Pessoas que estão à procura de destinos para imigração compõem uma parcela da população que tende a se interessar pelo ensino de idiomas. 

Além delas, há também os que já são imigrantes, mas que buscam se aperfeiçoar no idioma local ou aprender um novo para poder viajar ou se mudar.

Essas são informações valiosas para dar forma a uma divulgação que realmente atraia um grande número de pessoas, seja alunos novos ou já fidelizados.

  1. Investir em identidade visual

A identidade visual é o que dá cara para a instituição de ensino. A escolha de cores, tipologia, slogan e o garoto ou garota propaganda diz muito sobre uma empresa.

Aplique a identidade visual nos materiais da escola, assim como nas redes sociais e nas peças publicitárias.

Dessa forma, o conteúdo que a empresa tem a oferecer ganha mais destaque e, com o passar do tempo, as pessoas começam a associar determinadas cores e características a ela.

  1. Marcar presença em eventos

O sucesso de uma escola de idiomas não é medido apenas pelo número de alunos que ela mantém. Sua influência na comunidade ao redor também é muito importante.

Assim, é preciso fazer a população sentir efetivamente o impacto positivo de ter uma instituição desse tipo por perto.

Afinal, o ensino de idiomas fornece aos estudantes inúmeros benefícios em suas vidas pessoais, profissionais e às comunidades que estão inseridos. 

Ter um idioma estrangeiro fluente pode abrir portas de emprego até então inacessíveis, possibilitar viagens, intercâmbios ou até mesmo a oportunidade de se mudar para endereços no exterior do Brasil.

No geral, especializar-se em uma língua estrangeira é algo positivo não só para os estudantes, mas também para quem eles se relacionam. Um novo idioma traz novos conhecimentos e maior contato com novas culturas.

Por isso, sempre que possível participe de eventos relacionados à área de educação. Além dos benefícios citados nos parágrafos acima, eles também são ótimos para consolidar parcerias e manter contato com colegas.

  1. Usar as redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação. Por isso, usá-las para trazer informações valiosas para os alunos é muito indicado.

Crie perfis nos sites que os clientes mais usam e abasteça-os com marketing de conteúdo próprio para agregar valor aos seguidores.

Não se concentre apenas em posts de publicidade. As pessoas gostam de ter acesso a novas informações, invista nisso para consolidar uma boa reputação nas redes.

  1. Otimizar o site

É fundamental que o site da escola de idiomas proporcione uma ótima navegabilidade aos visitantes.

Busque desenvolver soluções voltadas para a responsividade do webdesign junto de um profissional.

Assim, os interessados poderão acessar seu domínio satisfatoriamente em qualquer aparelho, desde computadores de mesa até smartphones.

Também é importante deixar as informações de contato em destaque e trazer detalhes sobre o corpo docente e as instalações da escola.

Esses pontos contribuem grandemente para passar uma imagem de seriedade e competência para clientes em potencial.

  1. Fazer anúncios digitais

Em conjunto com as estratégias de inbound marketing já citadas (marketing de conteúdo e uso das redes sociais), apostar nos anúncios digitais também representa possibilidades muito vantajosas.

Plataformas como o Google Ads e o Instagram Ads possibilitam que os negócios usem sites de alta densidade de acessos como uma vitrine para os seus serviços.

Desse modo, sua escola de idiomas pode aparecer para dezenas, centenas ou milhares de pessoas através de uma campanha feita na ferramenta de anúncios do Google.

As principais diferenças desse sistema de anúncios digitais para os anúncios tradicionais são as formas de segmentação disponíveis e o planejamento de recursos, ou seja um direcionamento mais claro do público que será atingido.

Você pode direcionar seu anúncio de acordo com a localização, idade, renda, gênero ou termos pesquisados pelas pessoas, por exemplo.

Há várias formas de planejar o orçamento empregado nessas campanhas. Basta analisar as opções e escolher aquela que melhor se adequa às suas possibilidades.

Considerações finais

O objetivo deste texto é apresentar as novas possibilidades do marketing educacional, com foco no uso de meios de comunicação digitais para potencializar resultados. Siga as dicas elencadas nos tópicos acima e comece a captar mais alunos oferecendo exatamente o que eles desejam, possibilitando o desenvolvimento de todos. A relação entre uma escola e os alunos vai muito além de um acordo financeiro. Os alunos tem de olhar a instituição como uma comunidade aprazível e fundamental para o futuro deles. Leve isso em consideração na hora de delinear novas estratégias de divulgação.



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