por
Lingopass
10.4.2023

Como promover a diversidade nas empresas? Confira 4 dicas

O que seria a diversidade no contexto das empresas?

A diversidade no contexto das empresas refere-se à questão de características e perspectivas que os colaboradores trazem para dentro da instituição. Essas características incluem gênero, idade, orientação sexual, religião, habilidades e experiências de vida, e podem se estender ainda a questões de nacionalidade, idioma, formação acadêmica e socioeconômica.

Com o mercado de trabalho cada vez mais atualizado, a diversidade vai além do respeito e a inclusão vai além de só contratar algumas mulheres ou pessoas com deficiência apenas por questões de cotas. 

No entanto, a diversidade não é só sobre números ou estatísticas, as empresas precisam garantir que o ambiente de trabalho é inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores, independentemente de como eles sejam.

Qual a importância de se promover a diversidade nas empresas?

É importante promover a diversidade por vários motivos: o primeiro é que o ato da empresa se tornar inclusiva faz com que o funcionário se sinta valorizado e respeitado por ela, o que consequentemente levará a uma maior produtividade. 

Essa atitude também ajudará a empresa a alcançar diversos tipos de públicos, tornando-a mais competitiva no mercado, até porque as pessoas buscam empresas que valorizem a diversidade, a inclusão, onde todos são bem-vindos independente de quem seja. Além disso, um ambiente representativo torna-se um local mais saudável, em que todos possam trocar experiências.

É óbvio que essa mudança não acontece do dia para a noite, que ainda existam empresas que demoram mais tempo para que todos se envolvam, e que façam a inclusão. 

Diversidade nas empresas: 5 benefícios

Iremos mostrar 5 benefícios importantes quando tratamos de diversidade nas empresas e como elas são fundamentais para o crescimento competitivo:

  1. Maior criatividade e inovação: quando a empresa possui uma equipe diversificada, é provável que hajam muitas ideias e perspectivas para a empresa aproveitar, o que faz com que ela tenha um índice grande de criatividade e inovação;
  2. Redução de conflitos: quando as empresas passam a demonstrar mais respeito pelas diferenças das pessoas, os conflitos acabam diminuindo. Se houver uma política de convivência, todos poderão facilmente lidar com a diversidade, afinal, quanto mais opiniões diferentes, mais chances da empresa ter uma evolução;
  3. Aumento da adaptabilidade: uma equipe diversa é capaz de se adaptar com mais facilidade em relação a mudanças do mercado e principalmente identificar as necessidades dos clientes de maneira mais eficaz; isso sem contar que a rotatividade de funcionários diminui, afinal eles passam a perceber que são bem-vindos naquele ambiente;
  4. Clima organizacional mais favorável: com essa valorização da diversidade, a convivência nas empresas acaba passando a ser mais tranquila e positiva, pois todos passam a ter respeito uns com os outros e dessa forma a empresa estará sempre em crescimento;
  5. Alcance de melhores resultados: de acordo com tudo que falamos até agora, quando os colaboradores se sentem à vontade em uma empresa, sabendo que são respeitados, eles passam a fazer um trabalho com mais qualidade e a ficar mais motivados com os projetos, assim obtendo resultados extraordinários.

Aumento no engajamento de sua equipe

Para a empresa, é fundamental que a equipe esteja engajada, principalmente quando falamos sobre o colaborador ser mais produtivo, leal e inovador. E para que isso aconteça, a empresa precisa estabelecer uma visão clara para os funcionários, eles precisam entender como é o funcionamento daquele ambiente e como o esforço de cada um poderá contribuir para a instituição.

Para isso, precisam receber feedbacks regularmente caso estejam fazendo algo errado que possa ser corrigido, e para que também possam esclarecer possíveis dúvidas que surgirem no decorrer do trabalho. Além disso, é interessante que haja um reconhecimento dos colaboradores – eles precisam se sentir valorizados e reconhecidos pelo trabalho que exercem. Ofertar benefícios, salários competitivos e oportunidades de crescimento é um bom. Mostrar que a empresa valoriza e preza pela diversidade e a inclusão, que todos serão respeitados e acolhidos.

Maior respeito e tolerância na empresa

O respeito e a tolerância são essenciais para que exista um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, para que todos se sintam parte daquele lugar, sem discriminação e preconceito. 

Para que a implementação da diversidade seja bem-sucedida, é preciso estabelecer políticas claras sobre como deverá ser o comportamento de cada colaborador e quais serão as consequências caso aquele funcionário se comporte de forma inadequada, como em questões de assédio e discriminação. Da mesma forma, a empresa pode fornecer treinamentos e conversas sobre diversidade, inclusão, para que todas as pessoas tenham conhecimento de como é importante o respeito.

A instituição tem que ter líderes exemplares, que mostrem para suas equipes como elas devem agir em determinadas situações, assim como promover a celebração de inclusão por meio de eventos e participações.

Diminuição no índice de turnover

Muitos não sabem o que significa “turnover”: esse nome é dado ao fluxo de funcionários que entram e saem em uma determinada empresa, e ele pode ser calculado de várias formas, considerando apenas as demissões voluntárias ou também as involuntárias, aposentadorias e desligamentos por outras questões, etc. Quando a taxa está elevada, significa que a empresa está com problemas de gestão ou os funcionários estão insatisfeitos com a empresa. 

Para que ocorra uma diminuição nesse índice, é importante que sejam realizados processos seletivos, eficientes e criteriosos, que apenas permitam a aprovação de candidatos que se encaixarem no formato da empresa, possuindo habilidades e competências que cumpram com o que é solicitado, assim como oferecer capacitações e treinamentos para eles aprimorem suas habilidades. A empresa passar a colocar benefícios e remunerações que competem com o mercado faz com que ninguém pense em sair daquele local para procurar por outro, assim diminuindo as chances de demissões.

Aumento na produtividade

O crescimento na produtividade é um dos pontos principais da gestão empresarial, resultando em uma eficiência operacional que permite reduzir custos e obter maior lucratividade. É essencial investir em tecnologias que automatizem esses projetos e aumentem a eficiência do trabalho da equipe, como por exemplo, softwares de gestão, ferramentas etc. A capacitação dos colaboradores é essencial para que eles possam aprimorar cada vez mais suas habilidades e conhecimentos e agregar o nível da empresa. Nesse quesito, estabelecer metas e objetivos específicos é uma boa alternativa para motivá-los a alcançar resultados positivos. 

Um ambiente respeitoso, com uma comunicação clara, incentiva a colaboração e a criatividade de cada funcionário. Algumas práticas que ajudam a atingir esse objetivo são reconhecer e valorizar cada trabalho feito, e oferecer incentivos, prêmios e recompensas.

Empresa se torna referência no assunto

A empresa para se tornar referência no assunto precisa de diversas razões, como por exemplo: excelência em seus produtos e serviços, ser uma empresa inovadora e expert em determinados setores, a instituição tem que identificar o nicho de mercado em que deseja se destacar, para que possa se tornar uma referência no mercado, investir em pesquisas e novas tecnologias poderá oferecer aos seus clientes soluções diferenciadas.

Manter uma alta qualidade nos seus serviços e produtos é de grande importância, para que seu cliente supere suas expectativas.

Investir sempre em marketing de conteúdo, para que alcance o maior número de usuários possíveis, produzindo materiais educativos e informativos para seu público-alvo, ajudando com que a empresa se torne autoridade sobre o assunto específico.

Participar de eventos, feiras, congressos e conferências do setor para que possam construir uma rede de contatos e possíveis parcerias com outros concorrentes.

Diversidade nas empresas: 4 dicas para se aplicar

A diversidade é um tema que cada vez mais é de suma importância, pois uma empresa com uma equipe bastante diferenciada pode trazer grandes perspectivas e experiências, tornando decisões mais criativas e abrangentes. Iremos mostrar a você 4 dicas de como se aplicar:

  1. Recrutamento e seleção inclusivos: em todas as etapas do processo seletivo devem ser feitos de forma inclusiva, incluindo forma de linguagem neutra, avaliação dos candidatos visando apenas suas habilidades e competências;
  2. Incentive a diversidade de perspectivas: sempre encoraje sua equipe a compartilhar opiniões sobre diversos assuntos, e esteja disposto a ouvi-los e possivelmente considerar suas ideias aptas a empresa, podendo ser feito em reuniões de equipe, feedbacks e diálogos sempre claros e abertos;
  3. Crie um ambiente inclusivo: crie um ambiente onde o respeito é predominante e que a igualdade devem ser realizadas, acolha todos os membros do grupo, independentemente de quem seja, isso tudo pode ser feito através de treinamentos onde possam ser passados sobre diversidade e inclusão, como as medidas podem ser tomadas caso haja assédio e discriminação perante cada um dos colaboradores;
  4. Invista em treinamento e desenvolvimento: oferecer treinamento adequado para cada profissional, garantindo que todos tenham suas habilidades e conhecimentos necessários para contribuir para toda equipe e a instituição.

Liderança exemplar no assunto

Quando uma empresa tem uma liderança exemplar, significa que ele é respeitado e admirado por todos, por sua habilidade e motivação para que sua equipe alcance os objetivos. E essa liderança auxilia no processo de promover uma cultura mais inclusiva na organização, desde o recrutamento até o desenvolvimento profissional da equipe. Essa liderança que irá promover uma comunicação clara e específica com todos os colaboradores e suas respectivas equipes para que sejam realizadas medidas que possam todos serem ouvidos. 

Seja sempre um modelo de inspiração para alguém, onde você possa demonstrar suas habilidades, honestidade, integridade e empatia. 

Promover treinamentos para tratar do assunto

Promover treinamentos é uma ótima forma de ajudar a todos a entenderem como é importante a diversidade e a inclusão, principalmente para um mercado de trabalho tão competitivo e onde vem sendo atualizado de diferentes assuntos. 

Uma pessoa adequada e com experiência pode ajudar a liderar discussões sobre essa questão, assim como responder dúvidas existentes sobre diversidade e quais atitudes tomar caso alguém sofra com preconceito. É importante que o conteúdo seja bastante relevante para todos e esses treinamentos devem ser realizados de uma forma interativa, onde todos possam participar e se envolver.

Mostre para todos que aquele ambiente é seguro e acolhedor de forma que, caso alguém perceba uma necessidade, essa pessoa sinta que seu problema irá ser resolvido e se sentir confortável para lidar com essas questões. 

Crie uma equipe específica para lidar com o assunto

Criar uma equipe específica para que possam lidar com esse tipo de assunto pode ser eficaz na promoção da diversidade, porque é através da criação dessa equipe que serão definidas as políticas que serão implementadas na empresa, e serão eles que ficarão encarregados de organizar treinamentos específicos e monitorar o progresso. É interessante esse grupo ser composto por membros experientes no quesito, podendo ser colaboradores de qualquer área e nível hierárquico da organização.

Essa equipe precisará de acesso a recursos necessários para que possam desempenhar suas funções específicas, incluindo orçamento e ferramentas de comunicação. O grupo deve ter uma comunicação clara e bem estabelecida com todos os membros, sejam líderes ou colaboradores, para que sejam passadas todas as informações de como está sendo o progresso.

Promoção de políticas que assegurem o bem-estar

A promoção de medidas que contribuam com o bem-estar da equipe pode ser uma forma ideal de aumentar a satisfação no trabalho e assim melhorar o desempenho geral da empresa, e oferecer alguns benefícios é importante para que todos possam receber um atendimento adequado que cubra a saúde física e mental, como planos de saúde, assistência médica, psicólogos. 

Oferecer flexibilidade de horários também é interessante, permitindo que os colaboradores possam trabalhar de forma remota ou flexível, pois isso ajuda o funcionário a ter mais rendimento e menos estresse, por poupar o tempo que ele levaria para se locomover de casa para o trabalho. Incentive o uso de férias e licenças quando for necessário, para que os membros da equipe possam descansar e assim não tenham problemas de saúde.

Estabelecer políticas contra assédio é essencial, assim todos ficarão mais seguros caso haja alguma situação específica que precise ser solucionada.

Conheça os tipos de diversidade nas empresas

Existem diversos tipos de diversidade nas empresas que precisam ser respeitadas, e iremos apresentar alguns deles:

  • Idade;
  • Etnia;
  • Necessidades especiais;
  • Religião;
  • Estado civil;
  • Crenças;
  • Orientação sexual;
  • Classe social;
  • Gêneros;
  • Cultura.

Muitos desses tipos de diversidades ainda são um tabu, não somente para algumas empresas, mas para muitas pessoas, mas é de suma importância que sejam mencionadas e debatidas em todos os meios, para que as pessoas possam conhecê-las e assim conviver com mais respeito e empatia.

Etnia

Etnia se refere a um grupo social definido pela sua origem cultural, linguística ou nacional. As pessoas que fazem parte de uma determinada etnia apresentam certas características culturais e físicas que diferem dos demais, incluindo tradições, costumes, línguas, religiões e até mesmo crenças.

As etnias são diferentes das questões raciais, que são baseadas em diferenças físicas como cor de pele, cabelo e olhos, por exemplo.

Ao conhecer mais sobre diferentes etnias, você passa a enxergar como o mundo é diferente, e isso pode ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais inclusivas, respeitando essa diversidade.

Orientação sexual

Já a questão da orientação sexual se refere a atração afetiva entre as pessoas, seja no âmbito emocional ou sexual, é importante que todos saibam que devem ser respeitados e valorizados na empresa, e principalmente que não haja diferenciação perante os outros funcionários. E isso pode ser incluído na implementação de políticas de igualdade, oferecendo apoio a funcionários que se identificam como LGBTQIA +.

Gênero

Em relação ao gênero, assim como no caso da orientação sexual, é de extrema importância as empresas garantirem respeito e igualdade para todos, sejam homens, mulheres, transgêneros etc. E uma das maneiras a começar a demonstrar o respeito é pela valorização do profissional, independente de como ele se refere, e permitir a flexibilidade de vestimentas, oferecer banheiros adequados para todos, sem discriminação. A empresa precisa adotar medidas que garantam a igualdade de oportunidades para cada profissional.

Religião

Ainda temos um longo caminho a percorrer em quando o assunto é o respeito à religião, principalmente por questões de intolerância, e na empresa é algo que precisa ser discutido e apresentado para que não haja preconceitos, afinal existem inúmeros tipos de religiões (e algumas possuem restrições alimentares, limitações de horários, vestimentas específicas, etc).

Neste texto, apresentamos como a diversidade nas empresas é essencial para que haja respeito entre todos os funcionários e líderes.

Tendo esclarecido tudo sobre como promover diversidade nas empresas, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Como promover a diversidade nas empresas? Confira 4 dicas

por
Lingopass
10.4.2023
Tempo de leitura:

O que seria a diversidade no contexto das empresas?

A diversidade no contexto das empresas refere-se à questão de características e perspectivas que os colaboradores trazem para dentro da instituição. Essas características incluem gênero, idade, orientação sexual, religião, habilidades e experiências de vida, e podem se estender ainda a questões de nacionalidade, idioma, formação acadêmica e socioeconômica.

Com o mercado de trabalho cada vez mais atualizado, a diversidade vai além do respeito e a inclusão vai além de só contratar algumas mulheres ou pessoas com deficiência apenas por questões de cotas. 

No entanto, a diversidade não é só sobre números ou estatísticas, as empresas precisam garantir que o ambiente de trabalho é inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores, independentemente de como eles sejam.

Qual a importância de se promover a diversidade nas empresas?

É importante promover a diversidade por vários motivos: o primeiro é que o ato da empresa se tornar inclusiva faz com que o funcionário se sinta valorizado e respeitado por ela, o que consequentemente levará a uma maior produtividade. 

Essa atitude também ajudará a empresa a alcançar diversos tipos de públicos, tornando-a mais competitiva no mercado, até porque as pessoas buscam empresas que valorizem a diversidade, a inclusão, onde todos são bem-vindos independente de quem seja. Além disso, um ambiente representativo torna-se um local mais saudável, em que todos possam trocar experiências.

É óbvio que essa mudança não acontece do dia para a noite, que ainda existam empresas que demoram mais tempo para que todos se envolvam, e que façam a inclusão. 

Diversidade nas empresas: 5 benefícios

Iremos mostrar 5 benefícios importantes quando tratamos de diversidade nas empresas e como elas são fundamentais para o crescimento competitivo:

  1. Maior criatividade e inovação: quando a empresa possui uma equipe diversificada, é provável que hajam muitas ideias e perspectivas para a empresa aproveitar, o que faz com que ela tenha um índice grande de criatividade e inovação;
  2. Redução de conflitos: quando as empresas passam a demonstrar mais respeito pelas diferenças das pessoas, os conflitos acabam diminuindo. Se houver uma política de convivência, todos poderão facilmente lidar com a diversidade, afinal, quanto mais opiniões diferentes, mais chances da empresa ter uma evolução;
  3. Aumento da adaptabilidade: uma equipe diversa é capaz de se adaptar com mais facilidade em relação a mudanças do mercado e principalmente identificar as necessidades dos clientes de maneira mais eficaz; isso sem contar que a rotatividade de funcionários diminui, afinal eles passam a perceber que são bem-vindos naquele ambiente;
  4. Clima organizacional mais favorável: com essa valorização da diversidade, a convivência nas empresas acaba passando a ser mais tranquila e positiva, pois todos passam a ter respeito uns com os outros e dessa forma a empresa estará sempre em crescimento;
  5. Alcance de melhores resultados: de acordo com tudo que falamos até agora, quando os colaboradores se sentem à vontade em uma empresa, sabendo que são respeitados, eles passam a fazer um trabalho com mais qualidade e a ficar mais motivados com os projetos, assim obtendo resultados extraordinários.

Aumento no engajamento de sua equipe

Para a empresa, é fundamental que a equipe esteja engajada, principalmente quando falamos sobre o colaborador ser mais produtivo, leal e inovador. E para que isso aconteça, a empresa precisa estabelecer uma visão clara para os funcionários, eles precisam entender como é o funcionamento daquele ambiente e como o esforço de cada um poderá contribuir para a instituição.

Para isso, precisam receber feedbacks regularmente caso estejam fazendo algo errado que possa ser corrigido, e para que também possam esclarecer possíveis dúvidas que surgirem no decorrer do trabalho. Além disso, é interessante que haja um reconhecimento dos colaboradores – eles precisam se sentir valorizados e reconhecidos pelo trabalho que exercem. Ofertar benefícios, salários competitivos e oportunidades de crescimento é um bom. Mostrar que a empresa valoriza e preza pela diversidade e a inclusão, que todos serão respeitados e acolhidos.

Maior respeito e tolerância na empresa

O respeito e a tolerância são essenciais para que exista um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, para que todos se sintam parte daquele lugar, sem discriminação e preconceito. 

Para que a implementação da diversidade seja bem-sucedida, é preciso estabelecer políticas claras sobre como deverá ser o comportamento de cada colaborador e quais serão as consequências caso aquele funcionário se comporte de forma inadequada, como em questões de assédio e discriminação. Da mesma forma, a empresa pode fornecer treinamentos e conversas sobre diversidade, inclusão, para que todas as pessoas tenham conhecimento de como é importante o respeito.

A instituição tem que ter líderes exemplares, que mostrem para suas equipes como elas devem agir em determinadas situações, assim como promover a celebração de inclusão por meio de eventos e participações.

Diminuição no índice de turnover

Muitos não sabem o que significa “turnover”: esse nome é dado ao fluxo de funcionários que entram e saem em uma determinada empresa, e ele pode ser calculado de várias formas, considerando apenas as demissões voluntárias ou também as involuntárias, aposentadorias e desligamentos por outras questões, etc. Quando a taxa está elevada, significa que a empresa está com problemas de gestão ou os funcionários estão insatisfeitos com a empresa. 

Para que ocorra uma diminuição nesse índice, é importante que sejam realizados processos seletivos, eficientes e criteriosos, que apenas permitam a aprovação de candidatos que se encaixarem no formato da empresa, possuindo habilidades e competências que cumpram com o que é solicitado, assim como oferecer capacitações e treinamentos para eles aprimorem suas habilidades. A empresa passar a colocar benefícios e remunerações que competem com o mercado faz com que ninguém pense em sair daquele local para procurar por outro, assim diminuindo as chances de demissões.

Aumento na produtividade

O crescimento na produtividade é um dos pontos principais da gestão empresarial, resultando em uma eficiência operacional que permite reduzir custos e obter maior lucratividade. É essencial investir em tecnologias que automatizem esses projetos e aumentem a eficiência do trabalho da equipe, como por exemplo, softwares de gestão, ferramentas etc. A capacitação dos colaboradores é essencial para que eles possam aprimorar cada vez mais suas habilidades e conhecimentos e agregar o nível da empresa. Nesse quesito, estabelecer metas e objetivos específicos é uma boa alternativa para motivá-los a alcançar resultados positivos. 

Um ambiente respeitoso, com uma comunicação clara, incentiva a colaboração e a criatividade de cada funcionário. Algumas práticas que ajudam a atingir esse objetivo são reconhecer e valorizar cada trabalho feito, e oferecer incentivos, prêmios e recompensas.

Empresa se torna referência no assunto

A empresa para se tornar referência no assunto precisa de diversas razões, como por exemplo: excelência em seus produtos e serviços, ser uma empresa inovadora e expert em determinados setores, a instituição tem que identificar o nicho de mercado em que deseja se destacar, para que possa se tornar uma referência no mercado, investir em pesquisas e novas tecnologias poderá oferecer aos seus clientes soluções diferenciadas.

Manter uma alta qualidade nos seus serviços e produtos é de grande importância, para que seu cliente supere suas expectativas.

Investir sempre em marketing de conteúdo, para que alcance o maior número de usuários possíveis, produzindo materiais educativos e informativos para seu público-alvo, ajudando com que a empresa se torne autoridade sobre o assunto específico.

Participar de eventos, feiras, congressos e conferências do setor para que possam construir uma rede de contatos e possíveis parcerias com outros concorrentes.

Diversidade nas empresas: 4 dicas para se aplicar

A diversidade é um tema que cada vez mais é de suma importância, pois uma empresa com uma equipe bastante diferenciada pode trazer grandes perspectivas e experiências, tornando decisões mais criativas e abrangentes. Iremos mostrar a você 4 dicas de como se aplicar:

  1. Recrutamento e seleção inclusivos: em todas as etapas do processo seletivo devem ser feitos de forma inclusiva, incluindo forma de linguagem neutra, avaliação dos candidatos visando apenas suas habilidades e competências;
  2. Incentive a diversidade de perspectivas: sempre encoraje sua equipe a compartilhar opiniões sobre diversos assuntos, e esteja disposto a ouvi-los e possivelmente considerar suas ideias aptas a empresa, podendo ser feito em reuniões de equipe, feedbacks e diálogos sempre claros e abertos;
  3. Crie um ambiente inclusivo: crie um ambiente onde o respeito é predominante e que a igualdade devem ser realizadas, acolha todos os membros do grupo, independentemente de quem seja, isso tudo pode ser feito através de treinamentos onde possam ser passados sobre diversidade e inclusão, como as medidas podem ser tomadas caso haja assédio e discriminação perante cada um dos colaboradores;
  4. Invista em treinamento e desenvolvimento: oferecer treinamento adequado para cada profissional, garantindo que todos tenham suas habilidades e conhecimentos necessários para contribuir para toda equipe e a instituição.

Liderança exemplar no assunto

Quando uma empresa tem uma liderança exemplar, significa que ele é respeitado e admirado por todos, por sua habilidade e motivação para que sua equipe alcance os objetivos. E essa liderança auxilia no processo de promover uma cultura mais inclusiva na organização, desde o recrutamento até o desenvolvimento profissional da equipe. Essa liderança que irá promover uma comunicação clara e específica com todos os colaboradores e suas respectivas equipes para que sejam realizadas medidas que possam todos serem ouvidos. 

Seja sempre um modelo de inspiração para alguém, onde você possa demonstrar suas habilidades, honestidade, integridade e empatia. 

Promover treinamentos para tratar do assunto

Promover treinamentos é uma ótima forma de ajudar a todos a entenderem como é importante a diversidade e a inclusão, principalmente para um mercado de trabalho tão competitivo e onde vem sendo atualizado de diferentes assuntos. 

Uma pessoa adequada e com experiência pode ajudar a liderar discussões sobre essa questão, assim como responder dúvidas existentes sobre diversidade e quais atitudes tomar caso alguém sofra com preconceito. É importante que o conteúdo seja bastante relevante para todos e esses treinamentos devem ser realizados de uma forma interativa, onde todos possam participar e se envolver.

Mostre para todos que aquele ambiente é seguro e acolhedor de forma que, caso alguém perceba uma necessidade, essa pessoa sinta que seu problema irá ser resolvido e se sentir confortável para lidar com essas questões. 

Crie uma equipe específica para lidar com o assunto

Criar uma equipe específica para que possam lidar com esse tipo de assunto pode ser eficaz na promoção da diversidade, porque é através da criação dessa equipe que serão definidas as políticas que serão implementadas na empresa, e serão eles que ficarão encarregados de organizar treinamentos específicos e monitorar o progresso. É interessante esse grupo ser composto por membros experientes no quesito, podendo ser colaboradores de qualquer área e nível hierárquico da organização.

Essa equipe precisará de acesso a recursos necessários para que possam desempenhar suas funções específicas, incluindo orçamento e ferramentas de comunicação. O grupo deve ter uma comunicação clara e bem estabelecida com todos os membros, sejam líderes ou colaboradores, para que sejam passadas todas as informações de como está sendo o progresso.

Promoção de políticas que assegurem o bem-estar

A promoção de medidas que contribuam com o bem-estar da equipe pode ser uma forma ideal de aumentar a satisfação no trabalho e assim melhorar o desempenho geral da empresa, e oferecer alguns benefícios é importante para que todos possam receber um atendimento adequado que cubra a saúde física e mental, como planos de saúde, assistência médica, psicólogos. 

Oferecer flexibilidade de horários também é interessante, permitindo que os colaboradores possam trabalhar de forma remota ou flexível, pois isso ajuda o funcionário a ter mais rendimento e menos estresse, por poupar o tempo que ele levaria para se locomover de casa para o trabalho. Incentive o uso de férias e licenças quando for necessário, para que os membros da equipe possam descansar e assim não tenham problemas de saúde.

Estabelecer políticas contra assédio é essencial, assim todos ficarão mais seguros caso haja alguma situação específica que precise ser solucionada.

Conheça os tipos de diversidade nas empresas

Existem diversos tipos de diversidade nas empresas que precisam ser respeitadas, e iremos apresentar alguns deles:

  • Idade;
  • Etnia;
  • Necessidades especiais;
  • Religião;
  • Estado civil;
  • Crenças;
  • Orientação sexual;
  • Classe social;
  • Gêneros;
  • Cultura.

Muitos desses tipos de diversidades ainda são um tabu, não somente para algumas empresas, mas para muitas pessoas, mas é de suma importância que sejam mencionadas e debatidas em todos os meios, para que as pessoas possam conhecê-las e assim conviver com mais respeito e empatia.

Etnia

Etnia se refere a um grupo social definido pela sua origem cultural, linguística ou nacional. As pessoas que fazem parte de uma determinada etnia apresentam certas características culturais e físicas que diferem dos demais, incluindo tradições, costumes, línguas, religiões e até mesmo crenças.

As etnias são diferentes das questões raciais, que são baseadas em diferenças físicas como cor de pele, cabelo e olhos, por exemplo.

Ao conhecer mais sobre diferentes etnias, você passa a enxergar como o mundo é diferente, e isso pode ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais inclusivas, respeitando essa diversidade.

Orientação sexual

Já a questão da orientação sexual se refere a atração afetiva entre as pessoas, seja no âmbito emocional ou sexual, é importante que todos saibam que devem ser respeitados e valorizados na empresa, e principalmente que não haja diferenciação perante os outros funcionários. E isso pode ser incluído na implementação de políticas de igualdade, oferecendo apoio a funcionários que se identificam como LGBTQIA +.

Gênero

Em relação ao gênero, assim como no caso da orientação sexual, é de extrema importância as empresas garantirem respeito e igualdade para todos, sejam homens, mulheres, transgêneros etc. E uma das maneiras a começar a demonstrar o respeito é pela valorização do profissional, independente de como ele se refere, e permitir a flexibilidade de vestimentas, oferecer banheiros adequados para todos, sem discriminação. A empresa precisa adotar medidas que garantam a igualdade de oportunidades para cada profissional.

Religião

Ainda temos um longo caminho a percorrer em quando o assunto é o respeito à religião, principalmente por questões de intolerância, e na empresa é algo que precisa ser discutido e apresentado para que não haja preconceitos, afinal existem inúmeros tipos de religiões (e algumas possuem restrições alimentares, limitações de horários, vestimentas específicas, etc).

Neste texto, apresentamos como a diversidade nas empresas é essencial para que haja respeito entre todos os funcionários e líderes.

Tendo esclarecido tudo sobre como promover diversidade nas empresas, fica aqui o convite para que você conheça o Lingopass, uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional. Disponível todos os dias de semana e 24 horas por dia, a plataforma une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer diversos caminhos de aprendizagem que se moldam ao tipo de personalidade do aluno e resolvem as dificuldades de engajamento e conclusão de cursos. Para saber mais, clique aqui.

Ver também:
20.9.23
Curso de Idiomas online: um benefício necessário para suas equipes.
22.9.22
Lingopass está na lista anual de 2022 da HolonIQ
21.8.23
Lingopass + Azul: Parceria que levou 4 gestores de RH para Paris
Faça Aulas gratuitas de conversação:
Sou Aluno
Seta apontando para a diagonal alta direita. Representando um link para outra página
lingonews
Receba novidades e conteúdos exclusivos em nossas newsletters.
Obrigado por se cadastrar!
Email inválido. Tente novamente ou use outro email.
Estamos na lista de 100 Startups to Watch, pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Estamos na lista das 100 Latam EdTech mais promissoras de 2022 e 2023, pela HolonIQ
Acelerado por grandes parceiros:
©Lingopass - todos os direitos reservados. Termo de Uso e Política de Privacidade